Santuários de Caravaggio e Santo Antônio irão rezar o hino Akáthistos, em honra à Mãe de Deus

Celebração originária do século V, que recorda o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, faz parte da programação dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul

O hino “Akáthistos”, que significa “cantado de pé”, é a mais bela composição mariana do rito bizantino e canta o mistério da encarnação de Jesus, contemplando a Virgem Mãe unida a Cristo e à Igreja. Ele será rezado nos Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, e Santo Antônio, em Bento Gonçalves.

Ambas as atividades acontecem no tempo do Advento, alegre espera pelo Natal, e estão no contexto do ano jubilar dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul, aberto em 12 de outubro de 2023. Além disso, são 65 anos da declaração de Nossa Senhora de Caravaggio como padroeira da Diocese de Caxias do Sul. As duas datas serão celebradas em 2024.

Na próxima quarta-feira, 06 de dezembro, a partir das 19h, o hino “Akáthistos” será cantado no Santuário Santo Antônio, no Centro de Bento Gonçalves. O segundo momento de oração, em honra à Mãe de Deus, será na sexta-feira, 08 de dezembro, quando a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, a partir das 20h, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha.

Em Bento, a celebração será presidida pelo pároco, padre Volmir Comparin, e em Caravaggio, pelo reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana. Ambos os momentos serão cantados pelo Coral Santo Antônio, de Bento Gonçalves.

O rito prevê 144 aclamações à Mãe de Deus, concluídas com a aclamação: “Ave, Virgem e Esposa!”. Dividido em duas partes, o hino “Akáthistos” recorda os mistérios bíblicos desde a anunciação até a apresentação de Jesus no Templo e os dogmas marianos. Foi preparado um livreto com a oração própria para que os fiéis possam rezar com o canto.