top of page
  • Foto do escritorParóquia Santo Antônio

Procissão Luminosa de Santo Antônio e da Juventude reúne mais de 2200 pessoas, em Bento

Atividade deu abertura aos eventos da 146ª Festa de Santo Antônio e marcou o lançamento da Pré-Jornada Diocesana da Juventude, que prepara o encontro que vai acontecer em Bento, no segundo semestre; a caminhada foi concluída com a bênção no Santuário Santo Antônio



Parada em frente à prefeitura, para a abertura da Pré-Jornada da Juventude | Foto: Ascom da Prefeitura de Bento Gonçalves


"Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade" é o lema norteia a 146ª Festa em honra ao Padroeiro de Bento Gonçalves, que tem seu ponto alto no dia 13 de junho. E, neste sentido, a Paróquia Santo Antônio deu início às atividades de 2024 reunindo alunos das escolas de inspiração católica, catequizandos e suas famílias, além dos grupos de jovens, na segunda edição da Procissão Luminosa, na noite da segunda-feira, 11 de março.


O evento reuniu mais de 2200 pessoas, que se concentraram junto à Praça Centenário, na rua Félix da Cunha. A procissão, sob a luz de velas, tendo à frente a imagem do Padroeiro, saiu em direção ao Santuário Santo Antônio tendo à frente a cruz e também os coroinhas e acólitos das paróquias Santo Antônio, Cristo Rei, São Roque e Nossa Senhora do Rosário, de Faria Lemos, além dos padres das paróquias de Bento Gonçalves.


A motivação inicial foi do assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Gustavo Predebon. A caminhada seguiu pelas ruas Marechal Floriano e Marechal Deodoro e, ao chegar em frente à prefeitura, em um palco montado no calçadão, onde estavam a Cruz Peregrina, o Ícone de Maria e a Capelinha do Beato Carlo Acutis, aconteceu a abertura da Pré-Jornada Diocesana da Juventude, mobilização da Região Pastoral de Bento, que prepara a Jornada Diocesana da Juventude, por aqui chamada de JTchêJ, que vai acontecer em 31 de agosto, em Faria Lemos.


Conforme Predebon, a grande participação das crianças, adolescentes e jovens, com suas famílias, aponta para uma celebração alegre: Santo Antônio foi um jovem que amou e cuidou dos jovens do seu tempo. "É muito importante que aproveite os tempos fortes da nossa Igreja em Bento Gonçalves para divulgar os trabalhos com a juventude e demonstrar que há muita fé, muito amor e muitos jovens aqui. Para nós é muito recompensador ver que nossos jovens querem demonstrar a sua fé, com o apoio das famílias. É um momento muito simbólico de celebrar a abertura da 146ª Festa de Santo Antônio e a nossa 8ª JTchêJ", salientou.


Ao chegarem ao Santuário Santo Antônio, pelas 20h, o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, acolheu a todos com as seguintes palavras: "Bem-vindos ao Santuário de Santo Antônio. Essa é a Casa de Deus e, também, a nossa casa". No Santuário, a Procissão Luminosa foi concluída com a bênção por intercessão do Padroeiro, seguida da entrega dos tradicionais pãezinhos de Santo Antônio.


Para Comparin, a Procissão Luminosa de Santo Antônio se consolida como um evento forte de reunião de famílias, espaço propício para a evangelização. "Santo Antônio marcou essa cidade e sua presença mantém firmes as famílias. Queremos que a luz de Cristo, anunciada pelo nosso Padroeiro, nos ajude a renovar a esperança. Queremos mostrar que nossa fé ainda tem valor, que nós queremos que a Igreja ainda tenha seu espaço. Que nós queremos crer, amar e celebrar", finalizou.


A organização foi feita pela equipe de festeiros da 146ª Festa de Santo Antônio e a mobilização realizada pelos colégios Sagrado Coração de Jesus, Scalabriniano Medianeira e Marista Aparecida. A Catequese do Centro e das Comunidades também estiveram presentes na Procissão Luminosa, que teve o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e também do Departamento Municipal de Trânsito (DMT).


A Procissão Luminosa também foi solidária, porque tanto na concentração junto à Praça Centenário, quanto no estacionamento do Santuário Santo Antônio, foi possível doar alimentos não perecíveis. Eles são destinados à Casa Pão dos Pobres da Paróquia Santo Antônio, que atende a mais de 400 famílias por mês.



Abertura da pré-Jornada Diocesana da Juventude


Neste ano de 2024, além de envolver os estudantes dos colégios e os catequizandos de toda a Paróquia, a Procissão Luminosa foi um pouco diferente: em 31 de agosto, no distrito de Faria Lemos, acontece a 8ª Jornada Diocesana da Juventude (por aqui chamada de JTchêJ), que é itinerante e já passou por Caxias do Sul, São Marcos, Garibaldi e, em 2023, foi realizada no Santuário de Caravaggio.


Para que a Jornada não se torne apenas um evento, a organização da juventude da Diocese de Caxias do Sul propõe a realização de uma “pré-Jornada” na cidade que vai acolher o encontro. E, entre os jovens, os festeiros e os padres, ficou definido fazer a abertura durante a procissão luminosa da 146ª Festa de Santo Antônio. .


A Jornada Diocesana tem três símbolos: uma cruz de madeira de 2,5m de altura, um quadro de Nossa Senhora e uma pequena capelinha do Beato Carlo Acutis (tido pelo Papa Francisco como padroeiro dos que atuam com a internet). A partir do mês de abril, os símbolos irão peregrinar pelas paróquias e comunidades de Bento e região, em preparação ao evento, no dia 31 de agosto.





Equipe da 146ª Festa de Santo Antônio


Festeiros: Antonio Grando e Nadir Maria Dalprai Grando, Gilberto José Martini e Patrícia Rosa Martini, Iomar Paulo Mazutti e Ana Maria Coser Mazutti, José Luiz Riboldi e Elizane Fatima Sfezer Riboldi, Marcelo Orso e Giseli Vaz Orso, Martinho De Toni e Elsa Longo De Toni

 

Festeiros Jovens: André Scussel e Fabíola Coser, Ania De Toni Longo, Natan Borges e Bruna Tresoldi

 

Patrocinadores Máster: Super Apolo, Multimóveis, Gambatto Sul Veículos, Piva Comércio e Indústria, Sicredi Serrana, Todeschini, Calltec Soluções, Loja D’Art, Sonomais Colchões, Pró-Ação Engenharia, Tedesco Sistemas de Armazenagem e Cinex, Oral Unic, Suvalan e Ótica Dasla.

 

Patrocinadores Sênior: Anderle Transportes, Supermercados Andreazza, Arcari Empreendimentos, Metalúrgica De Toni, Comercial Gás Cainelli, Caitá Supermercados, CIC-BG, Cromo Gráfica e Editora, Colégio Marista Aparecida, Colégio Scalabriniano Medianeira, Colégio Sagrado Coração de Jesus, FVA Indústria de Válvulas Automotivas, Giordani Turismo, Gráfica Bento, New Color, Hospital Tacchini, Jato Corretora de Seguros, Real Assessoria, Transportes Rasador, Zegla Indústria de Máquinas, Supermercado Grepar, Borracharia Boch, Reypel Importadora de Máquinas e Molder Estruturas.

397 visualizações0 comentário
bottom of page