Procissão Luminosa da 146ª Festa de Santo Antônio abre os festejos em honra ao Padroeiro de Bento

Atualizado: 6 de mar.

Atividade que acontecerá na próxima segunda-feira, 11 de março, também irá marcar a abertura da pré-Jornada Diocesana da Juventude; saiba como participar

Na próxima segunda-feira, 11 de março, a partir das 19h30min, acontece o primeiro evento oficial externo da 146ª Festa de Santo Antônio, de Bento Gonçalves. A procissão luminosa quer envolver as crianças, adolescentes e jovens das escolas católicas e da Catequese, além de suas famílias.

A concentração inicia às 19h, junto à Praça Centenário, na rua Félix da Cunha. Naquele espaço também irá acontecer a distribuição das velas preparadas pela equipe de festeiros. Logo depois, às 19h30min, a caminhada começa e segue pela rua Félix da Cunha até a rua Marechal Floriano. Será realizada uma parada na esquina da Marechal Floriano com a rua General Osório. A caminhada segue pela Rua Marechal Deodoro, até o Santuário Santo Antônio.

A 146ª Festa de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, que terá seu ponto alto em 13 de junho, traz como lema: "Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade", baseado na temática da Campanha da Fraternidade 2024. Por isso, o primeiro evento acontece exatamente no tempo da Quaresma. No evento do ano passado, foram aproximadamente 1 mil pessoas.

A Procissão Luminosa também será solidária, porque tanto na concentração junto à Praça Centenário, quanto no estacionamento do Santuário Santo Antônio, será possível doar alimentos não perecíveis. Eles serão destinados à Casa Pão dos Pobres da Paróquia Santo Antônio, que atende a mais de 400 famílias por mês.

Abertura da pré-Jornada Diocesana da Juventude

Neste ano de 2024, além de envolver os estudantes dos colégios e os catequizandos de toda a Paróquia, a procissão luminosa será um pouco diferente: em 31 de agosto, no distrito de Faria Lemos, acontece a 8ª Jornada Diocesana da Juventude (por aqui chamada de JTchêJ), que é itinerante e já passou por Caxias do Sul, São Marcos, Garibaldi e, em 2023, foi realizada no Santuário de Caravaggio.

Para que a Jornada não se torne apenas um evento, a organização da juventude da Diocese de Caxias do Sul propõe a realização de uma “pré-Jornada” na cidade que vai acolher o encontro. E, entre os jovens, os festeiros e os padres, ficou definido fazer a abertura durante a procissão luminosa da 146ª Festa de Santo Antônio. Portanto, há expectativa superar o número de participantes de 2023.

A Jornada Diocesana tem três símbolos: uma cruz de madeira de 2,5m de altura, um quadro de Nossa Senhora e uma pequena capelinha do Beato Carlo Acutis (tido pelo Papa Francisco como padroeiro dos que atuam com a internet). Os símbolos estarão expostos sobre um palco, junto ao calçadão da Prefeitura. À noite, durante o evento, quando a procissão chegar em frente à Prefeitura será feita a abertura da pré-Jornada e, a partir daí, os símbolos seguem a procissão até o Santuário Santo Antônio. Na igreja serão realizadas algumas orações e a bênção dos pãezinhos de Santo Antônio, que serão distribuídos aos participantes.

Equipe da 146ª Festa de Santo Antônio

Festeiros: Antonio Grando e Nadir Maria Dalprai Grando, Gilberto José Martini e Patrícia Rosa Martini, Iomar Paulo Mazutti e Ana Maria Coser Mazutti, José Luiz Riboldi e Elizane Fatima Sfezer Riboldi, Marcelo Orso e Giseli Vaz Orso, Martinho De Toni e Elsa Longo De Toni

Festeiros Jovens: André Scussel e Fabíola Coser, Ania De Toni Longo, Natan Borges e Bruna Tresoldi

Patrocinadores Máster: Super Apolo, Multimóveis, Gambatto Sul Veículos, Piva Comércio e Indústria, Sicredi Serrana, Todeschini, Calltec Soluções, Loja D’Art, Sonomais Colchões, Pró-Ação Engenharia, Tedesco Sistemas de Armazenagem e Cinex, Oral Unic, Suvalan e Ótica Dasla.

Patrocinadores Sênior: Anderle Transportes, Supermercados Andreazza, Arcari Empreendimentos, Metalúrgica De Toni, Comercial Gás Cainelli, Caitá Supermercados, CIC-BG, Cromo Gráfica e Editora, Colégio Marista Aparecida, Colégio Scalabriniano Medianeira, Colégio Sagrado Coração de Jesus, FVA Indústria de Válvulas Automotivas, Giordani Turismo, Gráfica Bento, New Color, Hospital Tacchini, Jato Corretora de Seguros, Real Assessoria, Transportes Rasador, Zegla Indústria de Máquinas, Supermercado Grepar, Borracharia Boch, Reypel Importadora de Máquinas e Molder Estruturas.