Paróquia Santo Antônio dá início às visitas de Santo Antônio, na programação da 145ª Festa

Atualizado: 11 de abr. de 2023

Peregrinação da imagem e da comissão de festeiros é acompanhada pela relíquia do Padroeiro de Bento; ao todo, serão 37 visitas nas comunidades, paróquias e entidades

A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, dá início nesta semana após a Páscoa de 2023 ao cronograma de visitas do Padroeiro e da comissão dos festeiros às Comunidades, em preparação à 145ª edição dos festejos. A programação prevê a realização das Missas, conforme organização paroquial, nas igrejas ou salões das localidades e bairros atendidos pela paróquia.

O primeiro compromisso foi na manhã da segunda-feira, 10 de abril, com a recepção da imagem do Padroeiro no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, com a presença do prefeito, vice-prefeito e do secretariado municipal. A primeira visita às comunidades, no entanto, está marcada para esta quarta-feira, 12 de abril, dia votivo de Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de mesmo nome, no bairro Conceição, às 19h30min. Para a sexta-feira, dia 14, no mesmo horário está programada a Missa com a presença da imagem e dos festeiros na comunidade Divino Espírito Santo, no Buratti.

Ao todo, 37 visitas contemplam as comunidades da Paróquia, entidades e paróquias de Bento Gonçalves, além dos santuários de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em Pinto Bandeira e de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Ainda durante este mês de abril, a imagem do Padroeiro está visitando as escolas de inspiração católica de Bento Gonçalves (Sagrado Coração de Jesus, Marista Aparecida e Scalabriniano Medianeira) e também a Secretaria Municipal de Segurança Pública. visitou as escolas católicas do município e algumas instituições de educação pública, conforme agendamento. O calendário completo, com a programação das visitas, pode ser conferido logo abaixo.

O pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, ressalta a forte devoção e a importância das visitas como ocasião de encontro e fortalecimento da fé. “Para melhor celebrarmos e nos prepararmos para a memória litúrgica de Santo Antônio, em junho, existem as visitas com a imagem do padroeiro. É um modo de nos encontrarmos, de fazermos memória da vida e da história e da missão de Santo Antônio e de nos sentirmos mais próximos e ligados a este santo, que serviu à Igreja, que anunciou o Evangelho e intercedeu em muitos milagres. Queremos aprender, com ele, o quanto é importante não perder a fé, mas buscar uma fé autêntica e verdadeira, em Cristo, na Eucaristia. Que Santo Antônio, com sua visita, anime a cada um, recupere a saúde e nos afaste dos perigos e nos mantenha fiéis a Nosso Senhor Jesus Cristo”, salienta.

A 145ª Festa de Santo Antônio traz como lema: “Pelas mãos de Santo Antônio partilhamos o pão da paz”. A inspiração surgiu a partir da temática da Campanha da Fraternidade 2023, que impulsionou toda a Igreja Católica no Brasil a refletir sobre o tema “Fraternidade e Fome”, com o lema bíblico “Dai-lhes vós mesmos de comer”, do Evangelho segundo Mateus, capítulo 14, versículo 16.

Sobre a 145ª Festa de Santo Antônio A equipe de festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio é composta pelos casais: Adair Angelo Tusset e Lúcia Lavandoski Tusset, Alexandre Faccin e Simone Paese Faccin (casal coordenador), Marcelo Erondi Galvagni e Sandra Andréia Galvagni, Rene Rizzardo e Nair Massoco Rizzardo, Samuel Soares e Daiane Dallé Soares e Sérgio Guerra e Maria Dolores Borges Guerra. Os festeiros jovens desta edição são Daniel Henrique Ferrari e Daiana Henicka Cusin, Diego Longhi e Ediane Dalla Valle, Adrian Candido e Elisandra Marin Já a Equipe Paroquial Santo Antônio é composta pelo pároco, padre Volmir Comparin, pelos vigários paroquiais, padres João Roberto Masiero e Vinicius Fedrizzi Caberlon e pelas Irmãs Pastorinhas, Lídia Villani, Maria Lourdes Motter e Vergínia Fabbro. Patrocinadores Máster: Super Apolo, Multimóveis, Gambatto Sul Veículos, Bento Gesso, Piva Comércio e Indústria, Sicredi Serrana, Todeschini, Borracharia Boch, Loja D’Art, Sonomais Colchões, Zatt Imóveis, Pró-Ação, Broilo Aquecimento, Polartica – Revenda Ambev, Suvalan e Cinex.

Patrocinadores Sênior: Anderle Transportes, Supermercados Andreazza, Arcari Empreendimentos, Beltoni Indústria e Comércio,Comercial Gás Cainelli, Caitá Supermercados, Calltec Telecom, CIC-BG, Cromo Gráfica e Editora, De Bacco Contabilidade, Dicas Encomendas, Colégio Marista Aparecida, Colégio Scalabriniano Medianeira, Colégio Sagrado Coração de Jesus, FVA Indústria de Válvulas Automotivas, Giordani Turismo, Gráfica Bento, New Color, Hospital Tacchini, Jato Corretora de Seguros, Motolife Honda, Postos de Serviço Serra Gaúcha, Real Assessoria, Transportes Rasador, Via Atacadista, Vinhedos Transportes, Família Salton e Zegla Indústria de Máquinas.

Calendário completo de visitas de Santo Antônio

10.04 (segunda-feira)