Paróquia Santo Antônio de Bento organiza acolhida da urna com as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Na tarde da quarta-feira, 28 de fevereiro, equipe da Paróquia esteve no Batalhão de Bombeiros, juntamente com o secretário de Segurança Pública, para alinhar a chegada das relíquias que será conduzida em carro aberto da Pipa-Pórtico até o Santuário Santo Antônio

A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves terá a graça e a honra de acolher a urna que contém os ossos de um fêmur e de um pé de Santa Teresinha do Menino Jesus, nos dias 18 e 19 de março. A peregrinação das relíquias pelo Brasil está acontecendo na celebração dos 150 anos de nascimento da irmã carmelita de origem francesa, celebrados em 2023.

A acolhida, que também será realizada em Caxias do Sul, na Catedral Diocesana, e no Carmelo do Menino Jesus, é preparada com muita dedicação por parte da Paróquia e dos festeiros da 146ª Festa de Santo Antônio, uma vez que a atividade foi abraçada pelo grupo. Na quinta-feira, 22 de fevereiro, o pároco, padre Volmir Comparin, esteve reunido com o secretário Municipal de Segurança, Paulo de Carvalho, para tratar da logística dos eventos que marcam o mês de março para a Paróquia:

• Procissão Luminosa da 146ª Festa de Santo Antônio, no dia 11 de março

• Chegada das relíquias de Santa Teresinha, no dia 18 de março

• Sexta-feira da Paixão, dia 29 de março

Com a parceria já estabelecida a partir da Secretaria de Segurança, na quarta-feira, 28 de fevereiro, uma equipe da Paróquia esteve no Batalhão do Corpo de Bombeiros para tratar da chegada da urna com as relíquias de Santa Teresinha. O encontro teve a presença do comandante do 5ºBBM, Capitão Gustavo Kist, do secretário de Segurança Pública, e do pároco, padre Volmir Comparin.

Assim ficou definido que às 11h45min do dia 18 de março, segunda-feira, um caminhão de bombeiros, leadeado pelos batedores do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) fará o transporte das relíquias de Santa Teresinha, da Pipa-Pórtico até o Santuário Santo Antônio, onde ao meio-dia será celebrada a primeira Missa e a programação seguirá até às 06h do dia 19 de março.

Confira a programação da visita das relíquias de Santa Teresinha em Bento

A urna em que estão armazenados os ossos de um fêmur e um pé de Santa Teresinha chegará a Bento Gonçalves em 18 de março no final da manhã. Ao meio-dia será celebrada uma Missa no Santuário Santo Antônio, outra às 18h e a Missa da juventude com a bênção das rosas às 20h. Nos intervalos, os frades carmelitas estarão no Santuário explicando sobre as relíquias e trabalhando a espiritualidade de Santa Teresinha. Haverá a récita do Terço em alguns horários e também a oração das “Completas”, isto é, a oração do final da noite às 21h30min e posterior fechamento do Santuário.

A despedida das relíquias será no dia 19 de março, no início da manhã. O Santuário reabre a partir das 04h e às 06h, encerra-se o momento da passagem histórica.

Além dessa pauta, o encontro também tratou sobre a organização dos PPCIs para a encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz do Salgado e dos eventos de Corpus Christi e da Festa de Santo Antônio.