top of page
  • Foto do escritorParóquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves se reúne em assembleia para definir prioridades pastorais

Encontro, na Comunidade Santa Maria Goretti, reuniu mais de 100 pessoas das diversas comunidades, pastorais e serviços; a dinâmica utilizada foi a "conversa no Espírito", em comunhão com o Sínodo 2021-2024





A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, esteve reunida em assembleia paroquial na tarde deste sábado, 09 de março, na Comunidade Santa Maria Goretti. O encontro teve a presença de mais de 100 pessoas das diversas comunidades, pastorais e serviços.


A oração inicial abordou o texto bíblico que embasa o lema da Campanha da Fraternidade 2024: "Vós sois todos irmãos e irmãs" (cf. Mt 23,8). O pároco, padre Volmir Comparin, fez a saudação inicial recordando os pontos de convergência a partir das "mini-assembleias" realizadas em 2023, reunindo comunidades por proximidade.


Logo depois, o coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira iniciou a explanação sobre a caminhada da Igreja no Brasil a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) e do processo do Sínodo dos Bispos 2021-2024. Abordou também o Plano Diocesano de Pastoral e o Regimento das Comunidades-Igreja da Diocese.


Na sequência, ao recordar o encontro do Conselho Regional da Ação Evangelizadora realizado nos dias 07 e 08 de março, reunindo bispos e coordenadores de pastorais, padre Leonardo pontuou as dimensões que irão basear a construção das novas DGAE da Igreja no Brasil.


O passo seguinte foi a apresentação da dinâmica de trabalho. Padre Leonardo recordou a "conversa no Espírito", criada por Santo Inácio de Loyola e proposta pelo Papa Francisco no Sínodo 2021-2024. Assim, os participantes foram divididos em 11 grupos para poderem exercer o dom da fala e da escuta, para juntos costruírem consenso sobre as prioridades da ação da Paróquia Santo Antônio para os próximos anos.


Com os resultados, a Equipe Paroquial, formada pelos padres e Irmãs Pastorinhas poderá pensar um plano de trabalho a ser apresentado na Assembleia Paroquial marcada para o dia 29 de outubro de 2024.


158 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page