top of page
  • Foto do escritorParóquia Santo Antônio

Missa no Santuário Santo Antônio irá marcar envio do padre Luís Carlos Conci para nova missão

Celebração Eucarística, no dia 09 de janeiro, às 18h, irá recordar os 29 anos de sua ordenação e também sua despedida da Paróquia Santo Antônio, onde atua desde 2016; a partir de 2023, sua missão será na cidade de Carlos Barbosa





Uma Missa em ação de graças pelos 29 anos de vida sacerdotal também irá marcar o envio do padre Luís Carlos Conci que parte da Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves. A celebração será na próxima segunda-feira, 09 de janeiro, às 18h, no Santuário Santo Antônio, na data em que recorda o dia 09 de janeiro de 1994, quando foi ordenado.


Natural de Bento Gonçalves, padre Luís foi nomeado no final de 2015 para atuar como vigário paroquial na Paróquia e Santuário Santo Antônio e foi acolhido em 09 de fevereiro de 2016. Ao longo dos últimos sete anos, trabalhou intensamente em diversas frentes, sobretudo na evangelização da juventude da Região Pastoral de Bento Gonçalves e também no acompanhamento às comunidades e às ações das festas de Santo Antônio.


No mês de dezembro de 2022, padre Luís Carlos Conci foi nomeado pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, como vigário paroquial das paróquias Nossa Senhora Mãe de Deus e Nossa Senhora das Graças, no distrito de Arcoverde, em Carlos Barbosa. Juntas, as paróquias mantêm o atendimento a 30 comunidades.


O padre Luís escreveu uma mensagem para partilhar com todo o povo de Deus presente na Paróquia Santo Antônio, com suas 26 Comunidades, dezenas de grupos, pastorais, movimentos e serviços. Confira o texto abaixo:


"Querido povo de Deus de nossa Paróquia e Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves, no dia 09 de janeiro de 2023, mesma data da minha Ordenação Presbiteral, serei enviado para a nova missão nas Paróquias Mãe de Deus e Nossa Senhora das Graças, em Carlos Barbosa, que são formadas por 30 comunidades. Um lugar de belas paisagens naturais, das etnias, do futsal e do desenvolvimento industrial que cresce e transforma a vida das pessoas!


Nós, sacerdotes da Igreja Católica, temos o costume de, cada vez em quando, receber a carta de transferência ou nomeação de uma paróquia para outra, chegou o momento de minha transferência. Para bem desempenhar o ministério junto ao povo de Deus e nas comunidades a nós confiadas escolhemos um lema sacerdotal, inspirado na Bíblia ou na vida dos santos. Este lema deve nos acompanhar e orientar a missão e a vida sacerdotal, deve animar e fortificar o ministério. O meu lema foi tirado do livro dos Atos dos Apóstolos: “Recebereis no Espírito Santo e sereis as minhas testemunhas, até os confins da terra (At 1,8). Portanto, é Ele que nos guia, nos anima a vida de cada dia e nos envia para novas missões, novas terras, novas gentes que precisam e merecem ouvir a Boa Nova de Jesus Cristo.


Nesta transferência, de Bento Gonçalves à cidade de Carlos Barbosa, quero agradecer a acolhida e a convivência durante os 7 anos com a equipe paroquial da Paróquia e Santuário Santo Antônio. Esta, atualmente, é formada por mim, vigário paroquial, pelo Pe. Volmir Comparim, pároco, pelo Pe. João Roberto Masiero, vigário paroquial, pelas irmãs Pastorinhas: Ir. Lídia Vilani, Ir. Maria Lourdes Motter e Ir. Verginia Fabro; além da presença do seminarista Gabriel Guilherme Frigo. Ademais, contamos com uma bela equipe de colaboradores que atuam nos diversos setores da paróquia e do santuário, a quem agradeço profundamente por serem as colunas deste nosso Santuário e Paróquia.


Vou levar no meu coração as palavras de gratidão; do reconhecimento pela presença junto a força eclesial dinâmica e transformadora dos nossos jovens; a devoção e peregrinação da histórica festa do padroeiro Santo Antônio; o amor e dedicação nos serviços as nossas comunidades e os votos de sucesso e parabéns pela nova missão que constantemente tenho recebido nestes últimos dias.


As partidas e as chegadas não são fáceis, entretanto precisamos carregar esse desafio com esperança e vitalidade. Faz parte do caminho e do caminhar sentirmos a dor da partida e alegria da chegada, sentirmos a saudade das amizades feitas e a esperança do novo percurso. Enfim, precisamos vi(ver) uma nova experiência, uma nova jornada. Confesso, contudo, que fiquei surpreso pelas palavras tão carinhosas e de uma fé tão madura de nossa gente e do nosso povo querido de Bento Gonçalves. Muito obrigado por todos os “grazie prete”.


Tendo já iniciado o ano de 2023 vamos “escalonar” outra montanha para levar Jesus Cristo ao coração das pessoas de boa vontade. No dia 13 de dezembro, dia de Santa Luiza, antigo nome da cidade de Carlos Barbosa, recebi a carta para trabalhar nesta comunidade de um povo acolhedor e bastante religioso. Portanto, partirei em missão auxiliar o meu amigo e pároco Pe. Roberto Carlos Fávero, que já faz um grande trabalho junto a esse povo tão religioso e abençoado.


No dia 09 de fevereiro de 2016fui acolhido, nesta paróquia de Santo Antônio, pelo então pároco e amigo Pe. Ricardo Fontana. Quando cheguei aqui, na minha terra natal, meu pai, que sempre quis que eu viesse trabalhar em Bento, no dia seis de junho daquele ano partiu para junto de Deus, nosso Pai.


Nesses longos anos, por graças e intercessões de Santo Antônio, a quem eu chamo de “santo veloz”, por atender prontamente seus devotos, pedi que nosso padroeiro me ajudasse a fazer “o milagre dos peixes” nesta cidade, ou seja, levar a Palavra de Deus à comunidade e a todas as pessoas de boa vontade, e isso aconteceu. O ditado popular “santo de casa não faz milagre”, em Bento não tem vez, aqui Santo Antônio faz milagres. Nesta cidade, tive a alegria e honra de celebrar a Eucaristia muitas vezes, tanto no santuário quanto nas comunidades, aqui pude e partilhar a minha vida junto ao nosso povo querido e generoso.


Outro aprendizado, que carregarei comigo, foi a organização, doação e celebração que acontece ao redor da festa do Santo Antônio. Com os devotos, peregrinos e queridos festeiros pude sentir uma fé viva e verdadeira, animada pelo próprio Espírito Santo. Esta é uma festa religiosa e cultural do nosso povo imigrante e de fé profunda em seu santo padroeiro que é uma marca no Rio Grande do Sul. Com Santo Antônio, pude sentir, uma comunidade que fala com sabedoria e se dedica, se entrega com amor.


O maior legado, para a região de pastoral de BG, que construímos e que deixamos foi a criação e organização do Setor Juventude (regional). AGRADEÇO A DEDICAÇÃO DOS JOVENS, dos movimento de CLJ, EMAÚS, PASTORAL JUVENIL DAS ESCOLAS CATÓLICAS E DOS GRUPOS DE JOVENS DAS COMUNIDADES. OXALÁ O SETOR DA JUVENTUDE, E NOSSOS JOVENS, CONTINUEM RENOVANDO A NOSSA IGREJA.


A Paróquia Santo Antônio tem uma engrenagem muito grande, vários são os serviços e as pastorais que posso levar como experiência. Certamente me sinto com coragem para assumir a nova missão.


Por fim, estimados irmãos e irmãs, amigos e amigas, e meus familiares agradeço pela oportunidade de conviver com cada um e com cada uma. Ao povo de Bento peço que continue rezando pelos padres e vocações sacerdotais e religiosas, continuem rezando também por mim. Sempre senti a presença e a força da oração. Contem sempre com minha amizade e com as minhas preces. Aqui, com vocês, pude entrar e abençoar muitas casas e empresas; visitar os doentes no hospital; e consolar muita gente; estas obras me enriqueceram e marcaram minha caminhada.


Paz e Bem!

Pe. Luís Carlos Conci".


A Missa em ação de graças e envio do padre Luís Carlos Conci terá transmissão pelas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram) da Paróquia Santo Antônio (@ParoquiaSantoAntonioBG).

235 visualizações0 comentário
bottom of page