Em ação inédita, padarias distribuem tradicionais pãezinhos para celebrar o dia de Santo Antônio

Novidade faz parte da programação da 142ª Festa de Santo Antônio em honra ao padroeiro da cidade

Um dos gestos mais simbólicos da Festa de Santo Antônio – a partilha dos pãezinhos – também precisou reinventar seu formato para alcançar os fiéis neste ano, uma vez que, por conta das restrições impostas pela pandemia da covid-19, não haverá missas presenciais no Dia Festivo de 13 de junho, dedicado ao padroeiro de Bento Gonçalves, onde a distribuição é tradicionalmente feita.

A novidade desta edição da celebração é uma ação organizada pela Paróquia em conjunto com diversas padarias da cidade, que vão preparar os pães de Santo Antônio e disponibilizá-los gratuitamente aos clientes. Os estabelecimentos parceiros terão um local especialmente preparado com uma imagem do Santo e uma vela acesa para ofertar os pãezinhos. Assim, os devotos podem retirar o alimento nos locais que tradicionalmente frequentam para fazer as compras e, em casa, acompanhar as bênçãos que são feitas diariamente às 18h, ao final das missas realizadas no Santuário e transmitidas pelas plataformas digitais da Paróquia Santo Antônio, e também nas celebrações que ocorrem no Dia de Santo Antônio, às 8h30min e 18h.

A distribuição já está ocorrendo em alguns estabelecimentos e segue até o Dia Festivo, no sábado (13). Veja onde encontrar:

Já distribuindo:

- Padaria Brandas (Rua Saldanha Marinho, 459 - Sala 1 | Centro)

- Padaria Brasil (Unidade 1: Rua Vitório Carraro, 501 | Imigrante; Unidade 2: Rua Visconde de São Gabriel, 29 | Cidade Alta; Unidade 3: Saldanha Marinho, esquina com Marechal Deodoro | Centro; Unidade: 4 - Em frente à UPA Botafogo; Unidade 5: Terraço Café - 4º andar do Hospital Tacchini)

- Padaria Daline (Av. Marechal Humberto Alencar Castelo Branco, 496 | Licorsul)

- Padaria Riguel (Rua Ari Mario Ozelame 412 | Santa Helena)

- Padaria Santo Antônio (Rua General Gomes Carneiro, 566 | Centro)

Sexta-feira, 12 de junho

- Padaria Dolce Express e Primo Palato (Rua Marechal Deodoro, 112 | Planalto)

- Padaria Dolce Gusto Planalto e Primo Palato (Rua Herny Hugo Dreher, 463 | São Bento)

- Padaria Morango (Rua Saldanha Marinho, 370 | Centro)

- Padaria Popular (Rua 13 de Maio, 822 | São Bento)

- Padaria Princesa e Primo Palato (Rua 10 de Novembro, 637 | Botafogo)

- Padaria Silvestre (Rua Fioravante Pozza, 134 | Maria Goretti)

Sábado, 13 de junho

- Padaria Favaretto (Av. Osvaldo Aranha, 840 | Cidade Alta)

- Super Apolo Shopping Bento (Rua Marechal Deodoro, 260 | Centro)

Para exercitar a solidariedade

Mostrando que o exercício da solidariedade não encontra barreiras – nem mesmo em tempos de pandemia – a Paróquia Santo Antônio encontrou formas criativas para facilitar a interação com a comunidade. Uma delas foi a distribuição de diversos pontos de coleta de donativos na cidade, para que os devotos possam fazer suas contribuições espontâneas em prol das causas beneméritas da igreja.

Outra forma de colaborar é adquirir cartelas da ‘Ação entre Amigos’, ação promovida pela 142ª Festa de Santo Antônio. A promoção irá sortear dois automóveis zero quilômetros (um Volkswagen Gol Branco e um Fiat Mobi Vermelho), além de prêmios como um sofá eletrônico (Omega Virato); um conjunto de colchão terapêutico e box padrão (Sonomais) e uma viagem para duas pessoas com destino ao santuário Nossa Senhora Aparecida (Apoio Sul Assessoria em Viagens), com uma cozinha (Multimóveis). O valor de cada cautela é de R$ 10,00, e o sorteio será no dia 29 de agosto pela loteria federal.

Os valores arrecadados serão destinados à ajuda para localidades que estão construindo seus espaços de evangelização e, também, para financiar a atuação benemérita da Casa Pão dos Pobres, mantida pela Paróquia, e reconhecida pela distribuição de cestas básicas e fraldas.

Mais informações sobre a aquisição das rifas podem ser obtidas na secretaria paroquial pelo telefone (54) 3452-1634 ou diretamente com os Festeiros da 142ª Festa de Santo Antônio: Andrey Arcari e Monaliza F. Salvador Arcari; Celso Centenaro e Simone Dall’Osbel Centenaro; César Anderle e Simone Ribeiro Anderle; Euclides Penso e Stela Penso; Leandro Moro e Carla Zortea; Valdir Piva e Liane Rostirola Piva – e também com os Festeiros Jovens: Maikel Kunzler e Noeli Dalla Giacomassa; Herson Baldissera e Denise Baldissera; Maicon Raffainer e Luana Maria Formentini Petroli.