Dia 13 de junho: 50 anos do decreto municipal do ponto facultativo em honra a Santo Antônio em Bento

Decreto nº. 400 foi editado em 08 de junho de 1972 e ratificado pela Lei Municipal 4.149, de 2007, que descreve como feriado municipal o dia 13 de junho, dedicado a Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves

O dia 08 de junho de 2022 é uma marca histórica: há 50 anos, em 08 de junho de 1972, o então prefeito de Bento Gonçalves, Sady Fialho Fagundes, editou o decreto nº. 400, que assinalava o dia 13 de junho como ponto facultativo, em honra ao padroeiro do município, Santo Antônio. A medida foi ratificada nos anos posteriores com a publicação de leis aprovadas pela Câmara Municipal.

Em 21 de junho de 2007 entrou em vigor a última alteração. Por meio da Lei Municipal 4.149, o então prefeito Alcindo Gabrielli oficializou como feriados municipais os dias 13 de junho, consagrados a Santo Antônio, além da Sexta-feira da Paixão e da festa de Corpus Christi.

2022 marcou os 50 anos do Jantar do Codeguim

O ano de 2022 também traz outra data importante e histórica para a Festa de Santo Antônio e para a cidade de Bento Gonçalves. Em 10 de junho de 1972 foi realizado o primeiro "Jantar dos Antônios", o que se tornou o atual "Jantar do Codeguim", por incentivo do então pároco, padre Oscar Bertholdo. A edição comemorativa dos 50 anos do jantar aconteceu no dia 27 de maio e reuniu mais de 550 pessoas, no Salão Paroquial Santo Antônio.

13 de junho será dia de solidariedade e terá Missas, bênçãos, distribuição de pãezinhos, almoço festivo e procissão

A próxima segunda-feira, 13 de junho, marca o dia festivo da 144ª Festa de Santo Antônio em Bento, que se configura como a festa religiosa mais antiga da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Desde 31 de maio, até 12 de junho, sempre às 18h, o Santuário Santo Antônio sedia a tradicional Trezena de Santo Antônio que, em 2022, conta com a presença de escolas e entidades de inclusão de Bento Gonçalves.

Para o dia 13 de junho, às 06h está programada a alvorada festiva, com o toque dos sinos do Santuário. As Missas serão celebradas às 07h, 08h30min, 10h, 15h e 18h. Às 15h, a Missa será campal e presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, seguida de procissão com o Padroeiro pelas ruas centrais da cidade. Às 18h, a Missa em ação de graças também marcará a apresentação dos casais festeiros de 2023.

Os fiéis e devotos de Santo Antônio também poderão manifestar sua solidariedade: haverá campanha de coleta de alimentos para a Casa Pão dos Pobres da Paróquia. As doações podem ser entregues às equipes de voluntários nas Missas do dia 13 de junho. No pátio do Santuário Santo Antônio, equipes estarão distribuindo os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio. Além disso, os frades franciscanos estarão à disposição para bênçãos individuais e confissões.

O almoço festivo, às 12h, no Salão Paroquial, tem ingressos a venda até esta quinta-feira, 09 de junho, na Secretaria Paroquial ou com os casais festeiros, ao valor individual de R$ 70,00. O cardápio servido a partir do meio-dia terá: sopa de capeletti, lesso, piem, suíno, churrasco, frango, saladas, maionese e pão, além de vinho, refrigerante de garrafa, água e sagu com creme, de sobremesa.

Sobre a 144ª Festa de Santo Antônio A 144ª Festa de Santo Antônio tem como lema: "Como Santo Antônio, fala com sabedoria, ensina com amor", retirado do livro dos Provérbios, capítulo 31, versículo 26. A mesma temática inspirou a Campanha da Fraternidade 2022. A equipe de festeiros da 144ª Festa de Santo Antônio é composta pelos casais: Adriane de Assis e Adilson Boch, Claudete Nichetti Gnoatto e Délcio Gnoatto, Carla R. Da Ré Trivelin e José A. Trivelin, Eliana Ruiz Petroli e Moisés Petroli, Márcia Menegotto Rachele e Valério Antônio Rachele e Mônica Bandeira Banchi e Cleiton Bianchi. Os festeiros jovens desta edição são Camille Turatto Spolt e Alexandro Zorzi, Fernanda Luzzi e Ezequiel Candido, Letícia Arsego e Diogo Dameda Portalupi. Já a Equipe Paroquial Santo Antônio é composta pelo pároco, padre Volmir Comparin, pelos vigários paroquiais, padres João Roberto Masiero e Luís Carlos Conci, pelas Irmãs Pastorinhas, Lídia Villani, Maria Lourdes Motter e Vergínia Fabbro. Também compõe a equipe, o seminarista Gabriel Guilherme Frigo, que está realizando seu estágio pastoral na Paróquia. Patrocinadores Máster: Super Apolo, Multimóveis, Gambatto Sul Veículos, Anderle Transportes, Piva Comércio e Indústria, Sicredi Serrana, Todeschini, Arcari Empreendimentos, Loja D’Art, Sonomais Colchões, Solar Serra Aquecimento, Colégio Scalabriniano Medianeira e Colégio Marista Aparecida. Patrocinadores Sênior: FVA Indústria de Válvulas Automotivas, Don Raffelo, Caitá Supermercados, Lojas Pittol, Mecânica de Veículos JLM, Motolife, Tedesco Sistemas de Armazenagem, Transportes Rasador, Comercial Gás Cainelli, Genialflex, Giordani Turismo, Ponto Ótico, Real Assessoria Empresarial, Vinhedos Transportes, Mérica Transportes, Gráfica Bento, New Color, Zegla Indústria de Máquinas, Colégio Sagrado, Beltoni Indústria e Comércio, Postos de Serviços Serra Gaúcha, Hospital Tacchini, Dicas Encomendas, Thermo Aquecimento, Suvalan, Vinhos Salton, Robopack e Omega Viratto.