Corpus Christi no centro de Bento terá Missa campal, tapetes de serragem e coleta de alimentos

Lideranças das comunidades, pastorais e serviços da Paróquia Santo Antônio e de entidades bentogonçalvenses irão confeccionar os tapetes de serragem a partir das 07h da quinta-feira, dia 08

A Paróquia Santo Antônio está envolvida numa programação intensa da 145ª Festa de Santo Antônio. No meio da Trezena está a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, isto é, o dia em que o povo celebra e manifesta publicamente a sua fé no Cristo presente na Eucaristia.

A Paróquia Santo Antônio terá Missa solene campal, em frente ao Santuário Santo Antônio, às 15h do dia 08 de junho. Ao final da celebração acontece a procissão com o Santíssimo, que parte pelas ruas Marechal Deodoro, Barão do Rio Branco, Cândido Costa, e retorna pela frente da prefeitura até o Santuário Santo Antônio onde será dada a bênção com o Santíssimo, isto é, a Eucaristia.

O trânsito nas duas pistas da direita da Rua Marechal Deodoro estará bloqueado a partir das 06h30min, permitindo o acesso local aos condôminos e comerciantes do Shopping Bento. Em frente ao Santuário será montado o palco para a celebração. Às 14h haverá o bloqueio total da rua Marechal Deodoro, desde a rua Júlio de Castilhos, até o final da celebração. À noite, depois das 19h, será feita a desmontagem do palco. A perspectiva é a liberação total da via a partir das 22h.

Serão confeccionados os tapetes de serragem com mais de 40 imagens de inspiração bíblica e da tradição cristã. As peças serão preparadas a partir das 07h da quinta-feira, 08 de junho, com a colaboração de pastorais e serviços, além das comunidades da Paróquia Santo Antônio e dos festeiros de Santo Antônio. Além disso, os fiéis são convidados a participar do tapete solidário, com a doação de alimentos não perecíveis, que serão entregues à Casa Pão dos Pobres.

O Corpus Christi é a festa da Eucaristia, isto é, o dia de manifestar publicamente a fé no Pão e no Vinho que se tornam Corpo e Sangue de Cristo e, portanto, são o centro de toda a fé da Igreja. A data para se celebrar o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia surgiu no ano de 1264. Na ocasião, o papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi após dois episódios. O primeiro deles foi com Santa Juliana. Ela teve visões nas quais Jesus pedia que o ministério da eucaristia fosse celebrado com destaque.

Outro fator que levou à criação do Corpus Christi foi a ocorrência do chamado “Milagre de Bolsena”. O milagre ocorreu quando um sacerdote celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta Santa Cristina, na Itália. Ao partir a Santa Hóstia, viu verter sangue dela. Logo que soube do ocorrido, o papa Urbano IV mandou reunir os objetos usados na celebração. Os mesmos estão guardados até hoje na Basílica de Santa Cristina.

Programação nas demais Paróquias da Região Pastoral de Bento Gonçalves

Região Pastoral de Bento Gonçalves

Paróquia e Santuário Santo Antônio

Missa: Missa campal às 15h, em frente ao Santuário Santo Antônio