Confira a programação do Tríduo Pascal na Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves

Nesses dias, a Igreja celebra o ponto alto de sua fé, com o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus; serão diversas celebrações, bem como, a disposição do Santuário Santo Antônio, que estará aberto para oração pessoal

A Paróquia e Santuário Santo Antônio, de Bento Gonçalves, se prepara para celebrar, com intensidade, o Tríduo Pascal, na Semana Santa, entre os dias 06 e 08 de abril de 2023, concluindo com o Domingo de Páscoa, dia 09. Nesses dias, a Igreja celebra o ponto alto de sua fé, com o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Nesta quarta-feira, 05 de abril, a partir das 19h30min, acontece a Celebração Penitencial em todas as Comunidades.

Na quinta-feira, dia 06 de abril, quando se faz memória instituição da Eucaristia e do sacerdócio, a Missa da Ceia do Senhor será às 18h, no Santuário Santo Antônio e às 19h30min, nas comunidades Santa Lúcia | Progresso e Santa Catarina | Licorsul. Esta celebração, com o rito do lava-pés, também é marcada, ao final, pela transladação do Santíssimo, isto é, a procissão da Eucaristia e sua colocação em outro espaço, para adoração, para lembrar a agonia de Jesus no Monte das Oliveiras.

Já a Sexta-feira Santa, 07 de abril, é dia de jejum e abstinência de carne para os católicos. Neste dia não se celebra a Missa, mas acontecem momentos de oração como a Via Sacra e a celebração da Paixão. No Santuário Santo Antônio, às 07h tem início a Vigília Eucarística e a oração Via Sacra será realizada às 09h, no interior do Santuário. Às 15h tem início a celebração da Paixão. Na sequência, às 15h50min, acontece a tradicional procissão do Cristo Morto, pelas ruas centrais e o encontro coma imagem de Nossa Senhora das Dores, que virá da Paróquia Cristo Rei. Após o encontro, todo o povo retorna para o Santuário Santo Antônio.

No final da tarde da Sexta-feira Santa acontece a 44ª Romaria e encenação da Paixão de Cristo, no Morro da Cruz do Salgado. A concentração será às 18h, em frente à Escola CIEP, no bairro Cohab e às 18h30min, o início da encenação no Morro da Cruz. Em caso de chuva, ambas as atividades que acontecem ao ar livre serão canceladas.

O Sábado Santo, 08 de abril, será marcado pela Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo e da água, além do acendimento do Círio Pascal e do canto do “Exultet” que é a Proclamação da Páscoa. No Santuário Santo Antônio, a Missa será às 18h, mesmo horário das comunidades Santa Maria Goretti e Santa Catarina | Licorsul. Às 20h, a celebração na comunidade Santa Lúcia | Progresso.

E o Domingo de Páscoa, 09 de abril, terá celebrações às 07h, 08h30min, 10h e 18h, no Santuário Santo Antõnio, às 09h, na comunidade Jesus Bom Pastor | Cruzeiro e {as 10h30min, na comunidade São Miguel, nos Caminhos de Pedra.