Casa Pão dos Pobres da Paróquia Santo Antônio distribui 34,1 toneladas de alimentos em 2023

Foram preparadas e entregues 4.428 cestas básicas; além disso, houve a confecção de mais de 51,6 mil fraldas, que atendem às 200 pessoas cadastradas neste projeto

A Casa Pão dos Pobres, da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, distribuiu o equivalente a 34,1 toneladas de alimentos ao longo do ano de 2023. Foram preparadas e entregues 4.428 cestas básicas às mais de 400 famílias carentes que são acompanhadas pelos voluntários deste serviço de caridade, junto das Irmãs Pastorinhas.

Neste tempo, muitos bentogonçalvenses perderam o emprego e consequentemente, aumentou de forma significativa o número de pedidos de ajuda à Paróquia, a cada semana. O número expressivo também se revela na confecção das fraldas. A cada mês, são produzidas mais de 4,3 mil unidades, num total de 52 mil fraldas por ano. A equipe de 20 voluntários realiza este trabalho nas terças, quartas e quintas-feiras à tarde.

O setor conta com um cadastro de distribuição de 200 pessoas, sendo que cada beneficiário recebe 40 fraldas mensalmente e colabora com o valor de R$ 10,00.

A Casa Pão dos Pobres terá recesso de atendimento ao público no mês de janeiro. A entrega das cestas básicas retorna na sexta-feira, 02 de fevereiro. Durante este período, a comunidade pode continuar fazendo sua doação, diretamente na Casa, localizada nos fundos do Santuário Santo Antônio ou na recepção do Edifício Santo Antônio.

Projeto "Partilha Solidária" e cursos profissionalizantes

A Paróquia Santo Antônio e a comissão de festeiros e festeiros jovens da 145ª festa em honra ao Padroeiro de Bento Gonçalves, de 2023, realizaram, ao longo do primeiro semestre, a campanha "Partilha Solidária" onde os casais e outros voluntários permaneciam, nos dias 13 de cada mês, nos supermercados da cidade com um carrinho identificado e pedindo as doações da comunidade: foram arrecadadas 4 toneladas.

Além disso, de maio a julho, em parceria com o Centro da Indústria e Comécio (CIC), Prefeitura e Senai, a Paróquia Santo Antônio sediou a primeira turma do curso de auxiliar de produção do Qualifica Bento. A ação organizada pela Festa de Santo Antônio contou com 12 participantes atendidos pela Casa Pão dos Pobres e todos foram encaminhados ao mercado de trabalho.

Coleta para os atingidos pelas enchentes

No início do mês de setembro, a Paróquia Santo Antônio se tornou ponto de coleta de uma campanha solidária em favor das famílias atingidas pelas fortes chuvas e enchentes. Foram arrecadadas centenas de peças de roupas e pares de calçados, uma quantidade significativa de alimentos não perecíveis e material de limpeza, além de móveis e eletrodomésticos.

A equipe da Paróquia não realizou a triagem ou contagem das doações e fez o encaminhamento total dos materiais arrecadados à Prefeitura, para que destinasse às famílias atendidas.