6º Caminhando com os Jovens reúne mais de 150 jovens da Região de Bento, na Paróquia Santo Antônio

Encontro foi promovido pelos grupos de jovens e movimentos de evangelização juvenil e contou com momentos de sarau, adoração ao Santíssimo em sua preparação e um dia celebrativo marcado por reflexões sobre o projeto de vida

Mais de 150 jovens das oito paróquias e dos grupos de jovens e movimentos de evangelização juvenil da região pastoral de Bento Gonçalves participaram do 6º Caminhando com os Jovens, neste domingo, 11 de setembro. Celebrada anualmente, em 2022, a atividade aconteceu na Paróquia Santo Antônio e teve como tema o projeto de vida e lema: "E deixando as redes, o seguiram" (Mc 1,18). O encontro iniciou às 08h30min com a presença dos crismandos e também das escolas católicas presentes em Bento Gonçalves. A assessoria ficou por conta de Sabrina Mosena Inácio, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ela pontuou o projeto de vida a partir das dimensões religiosa, psicoafetiva e bíblica. Ao longo do dia também aconteceu um momento de deserto (oração pessoal) para a construção do mapa dos afetos, com o olhar também para o aspecto social.

Como gesto concreto, os participantes construíram uma bandeira com a gravação das mãos, isto é, das digitais de cada um dos envolvidos no 6º Caminhando com os Jovens. Ainda pela manhã, às 10h, foi celebrada a Missa, no Santuário Santo Antônio, presidida pelo referencial da juventude na Região de Bento Gonçalves, padre Luís Carlos Conci.

Os seminaristas da etapa do Discipulado, isto é, dos estudos filosóficos da Diocese de Caxias do Sul também participaram do 6º Caminhando com os Jovens, que foi encerrado no Santuário, com um momento de oração e partilha dos diversos grupos de jovens e também das pastorais das escolas católicas.

Programação preparatória

A programação preparatória iniciou na sexta-feira, 02 de setembro, com um momento cultural de sarau, às 19h30min, no Colégio Sagrado Coração de Jesus. No sábado, dia 10, às 19h, aconteceu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, na Paróquia Santo Antônio, preparando as atividades do dia 11. A organização preparou ainda o "Quiz Católico", um jogo de perguntas e respostas para exercitar a fé a partir de um caça-palavras destinado aos estudantes e catequizandos.

Mais fotos e vídeos podem ser vistas no Instagram: @setordajuventudebg.