top of page
  • Foto do escritorParóquia Santo Antônio

Troféu Tonito homenageia festeiros de Santo Antônio

142ª Festa de Santo Antônio terá programações religiosa e social intensas até o mês de junho de 2020


O sucesso consolidado da Festa de Santo Antônio há mais de 140 anos é resultado direto do trabalho e envolvimento de inúmeros voluntários que se dedicam a essa importante atividade comunitária em Bento Gonçalves. Alguns desses representantes receberam merecida homenagem com a entrega do Troféu Tonito na noite de 13 de março, durante jantar festivo realizado no Salão Paroquial.


Instituída em 1987, a outorga reconhece o trabalho dos casais festeiros que destinam tempo de suas vidas para a organização da festa em honra ao padroeiro de Bento Gonçalves. A peça traz a imagem de Santo Antônio, que passa a acompanha-los, estendendo sobre eles sua graça e bênçãos. Neste ano, foram agraciados os casais festeiros da 141ª Festa de Santo Antônio, realizada em 2019: Clacir Rasador e Susana Tercila Giordani; Fábio Luis Piazza e Silvana Casagrande Piazza; Gilmar Cantelli e Dalvina Maria Osmarin Cantelli; José Antônio Rossatto e Clarice Toniolo Rossatto; Ricardo Tonet e Léa Cristiane Gonzatti Tonet; Valmor Poletto e Rosita Spadari Poletto e Setembrino do Rosário e Natalina dos Santos do Rosário. A entrega do Troféu Tonito foi feita pelos festeiros da 142ª edição da festa: Andrey Arcari e Monaliza F. Salvador Arcari; Celso Centenaro e Simone Dall’Osbel Centenaro; César Anderle e Simone Ribeiro Anderle; Euclides Penso e Stela Penso; Leandro Moro e Carla Zortea e Valdir Piva e Liane Rostirola Piva.


Também foram outorgados os festeiros jubilados, que colaboraram com a organização da festa em 1970, há 50 anos – Nilo e Nilda Carraro (in memorian); Irani e Teresinha Piccinini (in memorian); e em 1995, há 25 anos – Pedro e Roseli Fornazier; Azir e Neiva Somenzi; Honório e Alice Tecchio; Sedy (in memorian) e Italvina Tramontina.


Renovação

Estimulando o exercício da renovação, a Paróquia Santo Antônio homenageou, também, os Jovens Festeiros de 2019: Diego Marodin da Silva e Érica Bellé; Leandro Moro e Carla Zortéa; Fernando Giordani Rossatto e Ana Paula Nascimento da Silva, que receberam uma lembrança entregue pelo grupo que assume o posto neste ano. São Jovens Festeiros da 142ª Festa de Santo Antônio Maikel Kunzler e Noeli Dalla Giacomassa; Herson Baldissera e Denise Baldissera; Maicon Raffainer e Luana Maria Formentini Petroli.


Lançamento da 142ª Festa de Santo Antônio

A reunião festiva de encontro com a comunidade foi, ainda, oportunidade para a Paróquia apresentar a programação da 142ª Festa de Santo Antônio, guiada pelo lema "Com Santo Antônio: Ide e anunciai" (Mc 16,15). “Da cidade de Bento Gonçalves para o mundo, essa é nossa meta de evangelização, pois a Igreja existe a fim de evangelizar todos os povos”, diz o padre Ricardo Fontana, pároco da Paróquia Santo Antônio.


O público conheceu as peças de divulgação, com destaque para o cartaz, que traz três elementos em evidência: Santo Antônio, padroeiro do município; a Bíblia, representando a palavra do evangelho que deve ser anunciada; e o mapa-múndi, colocando o globo como espaço aberto para a vivência do Evangelho, com pontos conectando cada um dos cinco continentes. Uma das novidades exibida na noite foi a ‘Palavra Antoniana’, livreto que traz a programação da 142ª Festa de Santo Antônio e, ainda, trechos do Evangelho, estimulando a reflexão e o exercício da espiritualidade. O material é enriquecido com informações sobre a vida e obra de Santo Antônio e ilustrado com imagens sacras que ornam a igreja em Bento Gonçalves.Houve, ainda, exibição do audiovisual de apresentação da edição deste ano da festa, produção que resgata valores religiosos e o ideal missionário da celebração.


O encontro encerrou com pronunciamento do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, enaltecendo os cuidados sanitários da Paroquia Santo Antônio que permitiram a realização do evento. “Vamos fazer o que é necessário e precisa ser feito, prezando pelo bom senso. A celebração trazida pela Paroquia Santo Antônio traz uma janela de otimismo ante o momento que estamos vivenciando, de fé e de esperança”, disse.


Programação social e religiosa integra comunidade

A programação da 142ª Festa de Santo Antônio tem, na agenda, eventos sociais como o Chá das Zeladoras de Capelinhas (19 de abril); o Bingo de Santo Antônio (08 de maio); o Jantar do Codeguim (29 de maio), o Almoço Festivo (13 de junho) e a Quermesse (27 de junho), encerrando a programação. Essas atividades devem mobilizar a participação de mais de 5 mil pessoas. Complementa o rol de atividades a ‘Ação Entre Amigos’, que neste ano sorteia dois automóveis 0 km (um Volkswagen Novo Gol Branco e um Fiat Mobi Vermelho), além de prêmios como um sofá eletrônico (Omega Virato); um conjunto de colchão terapêutico e box padrão (Sonomais) e uma viagem para duas pessoas com destino ao santuário Nossa Senhora Aparecida (ApoioSul Assessoria em Viagens), com uma cozinha (Multimóveis). O valor de cada cautela é de R$ 10,00, e o sorteio será no dia 29 de agosto.


Já as atividades religiosas têm como destaque as cerca de 35 visitas que o padroeiro realizará às comunidades, paróquias da região de pastoral e entidades, nos meses que antecedem a festa sempre acompanhados pelos casais festeiros e os festeiros jovens. Também há a Missa com Benção da Saúde (24 de maio) e a Trezena de Santo Antônio (de 31 de maio a 12 de junho), que recebe em média, cerca de 600 pessoas em cada celebração. O ápice das comemorações é o Dia Festivo de Santo Antônio, que deve mobilizar 20 mil fiéis. No tradicional 13 de junho, a programação começa às 6h, com a Alvorada Festiva e segue às 7h, 8h30 e 10h com missa no Santuário. No horário das 15, ocorre a Missa Campal e Procissão com Santo Antônio pelas ruas centrais da cidade. O encerramento é às 18h, com a Missa de Ação de Graças e Apresentação dos Casais Festeiros de 2021 no Santuário.


Outras informações podem ser acessadas no novo site da Paróquia: www.paroquiasantoantoniobg.com.br




102 visualizações0 comentário
bottom of page