• Paróquia Santo Antônio

Tradicionais visitas de Santo Antônio às comunidades serão convertidas em Missas transmitidas online

Atualizado: Abr 15

Celebrações que fazem parte da programação da 142ª Festa de Santo Antônio estão sendo readequadas para cumprir das orientações da Diocese e seguir as recomendações dos órgãos de saúde em função da pandemia da Covid-19


O lema ‘Com Santo Antônio: ide e anunciai’ será pregado fielmente pela 142ª edição da festa em honra ao padroeiro de Bento Gonçalves, mesmo que à distância e valendo-se de novos recursos neste ano. Devido à pandemia do novo coronavírus, as recomendações médicas preconizam o isolamento social e orientam para que sejam evitadas aglomerações. Respeitando essa determinação, a Paróquia está propondo uma nova experiência de fé aos devotos antonianos: as tradicionais visitas de Santo Antônio às comunidades bento-gonçalvenses serão convertidas em celebrações transmitidas via online.

As 37 visitas que o padroeiro realizaria às paróquias da região de pastoral e entidades do município serão adaptadas em missas realizadas no Santuário Santo Antônio durante os meses que antecedem a data em honra ao Santo, dia 13 de junho – com o primeiro encontro marcado para o próximo dia 17 de abril. Sempre às 18h, os momentos de oração serão transmitidos por meio da página da Paróquia Santo Antônio na rede social Facebook (https://www.facebook.com/paroquiasantoantoniobg/)

Para aproximar e valorizar ainda mais seus paroquianos, um representante de cada comunidade será convidado a levar seu Santo ao Santuário para que fique em evidência durante a celebração que simbolizará a visita que seria feita presencialmente naquela localidade. O calendário de missas leva em conta a programação pré-estabelecida que consta na Palavra Antoniana, que está disponível para download no link https://bit.ly/33Py8VV.

Tradicionalmente acompanhadas pelos casais de festeiros e os festeiros jovens, os encontros transmitidos apenas terão a presença da equipe litúrgica – a fim de respeitar as orientações das autoridades sanitárias. “Neste tempo de resguardo, nós somos convidados a participar das programações religiosas da Festa de Santo Antônio de uma maneira diferente: com o auxílio das redes sociais. É uma oportunidade que temos para aprimorar nossa espiritualidade, pois o mais importante é mantermos o exercício da fé em momentos de adversidade como este, visto que o ser humano é constituído por um tripé de dimensões física, mental e espiritual. Por isso, é fundamental que tenhamos essa relação profunda com Deus, especialmente pela interseção de nosso padroeiro”, reforça o padre Ricardo Fontana, pároco da Paróquia Santo Antônio.

A organização da 142ª da festa também prepara celebrações semelhantes para a Trezena de Santo Antônio, prevista para ocorrer de 31 de maio a 12 de junho, e o Dia Festivo, em 13 de junho – além de ações de aproximação por meio de vídeos e conteúdos digitais com o intuito de conectar a comunidade por meio da palavra do evangelho, unindo os bento-gonçalvenses em uma rede de espiritualidade inspirada nos valores antonianos.

Calendário das missas online do mês de abril 17/04/2020 Santa Paulina – Vista Alegre 18/04/2020 N.Sra. de Lourdes – Gruta e Imaculada Conceição - Barracão 19/04/2020 São José Operário - Fenavinho 24/04/2020 Divino Espírito Santo - Buratti 25/04/2020 N. Sra. Das Graças, N. Sra. Medianeira e Presídio Estadual Bto Gves 26/04/2020 Santo Antoninho e Santíssima Trindade - Zemith 28/04/2020 APAE 30/04/2020 Imaculado Coração de Maria - Panazzolo

SOBRE NÓS

Em Bento Gonçalves, desde 1878 (data da primeira festa) e desde 1884, data da criação desta paróquia, Santo Antônio é venerado como padroeiro do município. A nossa trajetória é repleta de fé. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos e, em 1876, fora enviado pelos bispos italianos, o padre Bartolomeu Tiecher. Neste ano, foi celebrado a primeira missa junto à cruzinha, localizada em frente ao Santuário. 

Em 1934, quando comemorou o 50º aniversário da Paróquia Santo Antônio, a comunidade recebeu o decreto de elevação da igreja matriz para Santuário Diocesano de Santo Antônio. No dia 31 de dezembro de 2019, foi celebrado o Jubileu de 85 anos do Santuário.

LOCALIZAÇÃO

(54) 3452-1634

R. Mal. Deodoro, 263 - Centro, Bento Gonçalves - RS, 95700-000

secretaria@paroquiasantoantoniobg.com.br

CONECTE-SE