Santa Sé publica mensagens do Papa Francisco para encorajar fiéis neste tempo de pandemia

Dois subsídios foram produzidos e estão disponíveis para download; eles reúnem reflexões do Santo Padre que incentivam ao cuidado com a vida e a intensidade da oração

A Santa Sé, por meio do Dicastérios para a Comunicação e da Libreria Editrice Vaticana, disponibiliza dois livros editados a partir das reflexões do Papa Francisco durante a pandemia do novo coronavírus. O primeiro subsídio, chamado “Fortes na tribulação. A comunhão da Igreja ajuda em tempos de provação”, pretende ser um pequeno auxilio oferecido a todos, para poder ver e experimentar na dor, no sofrimento, na solidão e no medo a proximidade e a ternura de Deus.

O texto está dividido em três partes. Na primeira encontramos orações, ritos, súplicas para os momentos difíceis. São textos que provêm de diversos contextos eclesiais, pertencentes a diferentes épocas históricas e, por isso, podem ser mais uma fonte de partilha a nível da Igreja. Há orações pelos doentes, pela libertação do mal, para se abandonar com confiança à ação do Espírito Santo. Depois há uma segunda parte, que reúne as indicações da Igreja para continuar a viver e a acolher a graça do Senhor, o dom do perdão e da Eucaristia, a força das celebrações pascais, ainda que não possamos participar fisicamente dos sacramentos.

Por fim a terceira parte, que reúne as palavras que o Papa Francisco pronunciou a partir de 9 de março passado para ajudar toda a comunidade eclesial neste tempo de provação: são sobretudo as homilias diárias da Missa em Santa Marta e os textos do Angelus dominical. O material é atualizado a cada semana e, por isso, é sempre novo.

Já o livro "Vida após a pandemia", é uma coletânea de oito pronunciamentos que partem do dia 27 de março – dia da bênção Urbi et Orbi durante o Momento Extraordinário de oração realizado no Adro da Basílica de São Pedro até 22 de abril, dia da Audiência Geral por ocasião do 50º Dia Mundial da Terra, passando pela Carta de 30 de março a Roberto Andrés Gallardo, presidente do Comitê Pan-americano dos Juízes pelos Direitos Sociais; a Mensagem Urbi et Orbi da Páscoa; a Carta aos Movimentos Populares de 12 de abril e também sua contribuição escrita para a revista espanhola Vida Nueva; a Homilia pronunciada no Domingo da Divina Misericórdia de 19 de abril até sua saudação ao mundo dos Jornais de Rua em 21 de abril passado.

O Papa “nos pede para mostrar coragem de inovação, experimentando novas soluções e empreendendo novos caminhos”. Pede para “desafiar e mudar os empreendimentos atuais, reconhecer o trabalho informal, reforçar o trabalho da assistência de saúde” respondendo a carências e erros que a pandemia evidenciou e não considerar nada como óbvio a partir da importância do “estar juntos”. A nossa vida – destaca o cardeal Michael Czerny, subsecretário da Seção Migrantes do Dicastério para o Serviço Humano Integral, que assina o prefácio da obra.

Para fazer o download de ambos os livros, basta clicar nos links abaixo

Fortes na tribulação:

A vida após a pandemia: