• Paróquia Santo Antônio

Rede de parceiros ajuda a viabilizar 142ª Festa de Santo Antônio

Empresas apoiadoras são aliadas para sucesso da programação em honra ao padroeiro do município




Quem contempla a força e representatividade da Festa de Santo Antônio – que em 2020 chegou a sua 142ª edição em Bento Gonçalves – muitas vezes não imagina a rede de envolvidos, ano após ano, em sua realização. São integrantes da Paróquia Santo Antônio, voluntários, empresas, prestadores de serviço, entidades, poderes públicos engajados em contribuir, cada um a seu modo, com o sucesso da programação. Em comum, todos eles têm, além da grande devoção ao padroeiro de Bento Gonçalves, o compromisso de colaborar com a comunidade e fazer o bem pelo próximo – como bem exemplificam os patrocinadores másters da 142ª Festa de Santo Antônio.


“Optamos por ser apoiadores porque acreditamos muito na força da fé, especialmente na devoção à Santo Antônio, que nos dá a dimensão e o exemplo de que se faz necessário olhar para o outro, ajudar, colaborar, se engajar, buscar com nossas atitudes o equilíbrio da sociedade e nada melhor que apoiar uma festa que trata tão bem da fé. Acredito que podemos e devemos fazer o melhor para a sociedade, pois somos todos um, aqui estamos vivendo em coletividade e precisamos um do outro para tornar essa cidade melhor a cada dia”, diz César Anderle, Diretor comercial da Anderle Transportes Ltda – e também festeiro dessa edição.


Essa mesma visão da contribuição da festa para a comunidade é o que motivou a Omega Viratto a ser parceira da festividade. “A Festa de Santo Antônio é um marco histórico para Bento Gonçalves, é um conjunto de coisas boas e necessárias em nosso município. Ela demostra a força da união das pessoas, que provém de algo maior. Ao falarmos do padroeiro da cidade, remetemos a uma história de 142 anos, na qual celebramos uma tradição que une o povo em orações, agradecimentos e pedidos anualmente. Se não tivéssemos motivos para celebrar, certamente não teríamos um norte em nossas vidas. Por isso que a Omega Viratto se sente honrada de, neste ano, ser uma das patrocinadoras oficiais da festa, pois é uma forma muito especial de demonstrar nossa gratidão por todos os anos que contamos com a proteção de Santo Antônio – assim como se torna uma maneira de ajudar a paróquia, para que a instituição possa atender os mais necessitados. Ser escolhido para fazer parte desse movimento é uma vontade divina, uma forma de doação física e espiritual”, diz Euclides Vitor Penso, diretor da Omega Viratto.


Conexão histórica alimenta devoção

Há, também, motivos especiais que ligam empresas à Festa ao longo dos anos, como é o caso do diretor do Super Apolo, Antônio Cesa Longo. “Tenho uma história muito ligada à Santo Antônio. Meu avô, imigrante italiano, como outros muitos que chegaram a Bento Gonçalves, desembarcou no Brasil no dia de Santo Antônio, em 13 de junho de 1913, trazendo em seu baú uma estátua do padroeiro. Além disso, meus pais casaram-se no dia festivo e, em minha família, todos nos chamamos Antônio. Nossa conexão com o padroeiro da cidade é enorme, muitas graças foram alcançadas por minha família com a sua interseção. Por isso, como o Apolo é feito pela comunidade de Bento Gonçalves, apoiar a festa é a oportunidade anual de homenagear e agradecer a esse grande Padroeiro Milagroso e tão querido pela comunidade. É o momento que festeiros, patrocinadores, apoiadores e toda comunidade se unem fervorosamente em prol de uma causa que anima, cuida e conforta espiritualmente nossa gente. É o orgulho da nossa cidade”, conta.


Outra parceira de longa data, guiada pela fé antoniana, é com a empresa Piva Comércio e Indústria. "Somos muito devotos a Santo Antônio e entendemos que seu exemplo de fé e de bondade deve ser seguido por todos nós, especialmente nos dias de hoje. Auxilio e acompanho a Festa em Honra ao nosso Padroeiro anualmente, por isso que, neste ano, não poderia ser diferente - como patrocinador. Precisamos de um esforço conjunto em torno da religiosidade e da união de nossa comunidade - feito, esse, conquistado por meio da Festa de Santo Antônio há mais de 142 anos", diz o diretor Juarez José Piva.


A Arcari Empreendimentos também é apoiadora da Festa e da Paróquia de Santo Antônio há muitos anos. “Temos uma história de parceria e de muitas graças alcançadas. Apoiar a Festa é uma oportunidade de fazer o bem, colaborar com as ações religiosas e sociais em prol da comunidade, o que é muito gratificante! Esse evento, que já faz parte do calendário da região, tem importância imensurável para a comunidade, movimentando os fiés, que buscam, através de Santo Antônio, um porto seguro – especialmente neste ano, em meio a tantas provações. Todos podem estar conectados em oração, expressando sua fé através das redes sociais e meios de comunicação. Os festejos em honra a Santo Antônio são celebrações contagiantes, que nos permitem vivenciar as maravilhas de Deus entre nós. Ele é um santo poderoso, que nunca deixa ninguém sair de mão vazias”, diz Andrey Arcari, diretor executivo da Arcari Empreendimentos.


Tradição e credibilidade contam a favor

A história da Festa de Santo Antônio confunde-se com a do próprio munícipio – tradição e credibilidade que conquistam não só o carinho da comunidade, como também o apreço e a confiança das empresas que a ela associam suas marcas. “Consideramos que a Festa de Santo Antônio é o maior evento religioso de Bento Gonçalves, e é fruto da organização e da participação de toda a comunidade. Por isso, a Todeschini se sente no compromisso de se fazer presente, prestando apoio para que esta festa continue a cada ano congregando mais a comunidade bento-gonçalvense. É um evento que foi criado há quase um século e meio pelos primeiros colonizadores da nossa região e se mantém vivo e cada vez mais relevante”, diz Paulo Farina, Diretor Presidente da Todeschini.


Também no caso da Sonomais Colchões Terapêuticos, a decisão de apoiar a festividade decorre do entendimento sobre a importância de valorizar iniciativas de cunho social, principalmente ligadas a ações realizadas em nossa cidade. “Além disso, por ser uma empresa genuinamente bento-gonçalvense, a Sonomais acredita que apoiar movimentos locais é uma forma ativa de participar do desenvolvimento cultural e econômico da região. Nesse sentido, a 142ª Festa de Santo Antônio representa, para nós, um momento único de celebração e motivo de grande orgulho para a empresa – já que é um dos eventos mais tradicionais do município, resgatando em nossa comunidade o espírito comunitário e de colaboração mútua, sentimentos estes que são essenciais para a formação de seres mais humanos e bondosos. Ao avaliar a importância desta festividade para a comunidade, a Sonomais também cita os valores que o evento carrega consigo, que atravessam gerações e que, a cada ano, aproximam mais as pessoas de suas origens”, diz o diretor Moacir Minozzo.


Exercício social em alta

O cunho social também está entre os motivadores das alianças que a Festa de Santo Antônio conquista – exemplo disso é o apoio da Auto-Tradição. “Entendo que devemos ajudar o próximo, as comunidades e associações, especialmente as que mais necessitam. Fazer o bem faz bem. Por isso, buscamos apoiar a Festa de Santo Antônio por se tratar do padroeiro de Bento Gonçalves, localidade na qual estamos inseridos comercialmente e onde fomos e continuamos sendo muito bem recebidos. Para além, temos uma relação estreita de amizade e de comercialização com quem está ligado à paróquia. Assim, essas pessoas merecem nossa consideração e apoio. A festa é bastante popular, envolvendo toda a comunidade em uma região que mantém muito bem a questão da religiosidade, o respeito ao Santo e o engajamento aos festejos religiosos e sociais, cultivando a tradição. Nós, da Auto Tradição e Verauto, ficamos muito gratos pela oportunidade de fazer parte dessa ação, pois Bento Gonçalves nos ajuda muito em nossos projetos de crescimento”, diz Dorimar Battaglion, diretor das concessionárias Auto Tradição de Bento Gonçalves, Vacaria, Guaporé e Verauto de Veranópolis.


A Pró-Ação confirma sua condição de patrocinadora da 142ª Festa de Santo Antônio justamente por esse viés benemérito, que vem ao encontro dos valores que a empresa pratica no exercício de suas atividades e, principalmente, que regem sua atuação. “Nós apoiamos a Festa de Santo Antônio deste ano pelo alinhamento de sua proposta com nosso compromisso e engajamento com iniciativas que prezem pelo envolvimento social. Entendemos que a festa em honra ao padroeiro de nossa cidade une os bento-gonçalvenses há 142 anos e busca contribuir para o bem comunitário – um de nossos princípios”, explicam os sócios Jones Favretto, Jonas Brevia e Jeancarlo Zortea.


Esse propósito é reconhecido pela Sicredi Serrana também como um diferencial. “A Sicredi Serrana é apoiadora da Festa de Santo Antônio há muitos anos porque entende o valor especial dessa festividade para o município: ela é símbolo de um vínculo com a comunidade que também nós procuramos cultivar. Também somos incentivadores de eventos que se traduzem em bem-estar para as pessoas, o que a Festa proporciona para toda a comunidade por meio de suas ações e pelo propósito do bem-cuidar de cada um”, diz Lucas Sartoreto, gerente-geral da agência Bento Gonçalves Centro, da Sicredi Serrana.


Soma-se a esses argumentos a representatividade da Festa de Santo Antônio, alicerçada por sua trajetória. "A D'art preza pelo apoio e patrocínio a entidades e eventos da cidade pois entendemos que, dessa forma, podemos valorizar a nossa comunidade e prestigiar quem trabalha por ela. Temos clientes e amigos que são Festeiros e é uma honra muito grande podermos apoiar a Festa de Santo Antônio, que tem como símbolo o padroeiro de Bento Gonçalves e carrega tanta tradição. Por ser uma festa que abrange diversas faixas etárias e diversos públicos, pode-se entender a magnitude dela. A Festa não se resume ao dia 13 de junho, mas sim à um grande calendário de eventos que ocorre o ano todo - tudo, organizado com muito empenho e dedicação", diz Camila Bedim Vaz, Diretora Comercial da Loja D'art.


A 142ª Festa de Santo Antônio também contou com o apoio de Apoio Sul Assessoria de Viagens; Bento refeições; Braido materiais elétricos; Buffon Motores; Cainelli Gás; Caitá Supermercado; Chimba Recapagens; Cinex; Ferrari Válvuas; Gambatto; Giordani Turismo; Gráfica Bento-impressões; Grepar; Hospital Tacchini; Identidade Homem; Mecanica JLM; Metalúrgica Vignatti; Multimoveis; New Color; Piazza Salton; Posto Serra Gaúcha; Prosul Mat. Construção; Real Assessoria; Reypel; Robert Souza; SBMI; Transambiental; Transportes Rasador; Transrio Sul; Vinhedos Transportes e Zegla.

SOBRE NÓS

Em Bento Gonçalves, desde 1878 (data da primeira festa) e desde 1884, data da criação desta paróquia, Santo Antônio é venerado como padroeiro do município. A nossa trajetória é repleta de fé. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos e, em 1876, fora enviado pelos bispos italianos, o padre Bartolomeu Tiecher. Neste ano, foi celebrado a primeira missa junto à cruzinha, localizada em frente ao Santuário. 

Em 1934, quando comemorou o 50º aniversário da Paróquia Santo Antônio, a comunidade recebeu o decreto de elevação da igreja matriz para Santuário Diocesano de Santo Antônio. No dia 31 de dezembro de 2019, foi celebrado o Jubileu de 85 anos do Santuário.

LOCALIZAÇÃO

(54) 3452-1634

R. Mal. Deodoro, 263 - Centro, Bento Gonçalves - RS, 95700-000

secretaria@paroquiasantoantoniobg.com.br

CONECTE-SE