Moldura de Santo Antônio foi trazida de Pádua pelo padre Giovanni Menegotto, que deu início à Festa do Padroeiro de Bento no ano de 1878. A imagem estava na residência da família de Miguel Archângelo Lorenzini desde a década de 1980
O quadro histórico que deu início aos festejos de Santo Antônio em Bento Gonçalves retornou, nesta semana, ao acervo da Paróquia. Às vésperas da 144ª festa, a mais antiga da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, a moldura que foi trazida da Itália pelo padre Giovanni Menegotto em 1877 foi entregue pela família Lorenzini ao pároco, padre Volmir Comparin.
A primeira edição da festa de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, foi realizada em junho de 1878, sob a coordenação do padre Giovanni Menegotto, sacerdote de Pádua, Itália, designado para atuar como capelão da então colônia Dona Isabel. O evento foi crescendo no decorrer dos anos até se transformar na maior festa religiosa do município.
Foto da década de 1940: Valério Lorenzini e o Monsenhor Antônio Zattera | Acervo da Paróquia
Valério e João Lorenzini eram sócios dos padres Carlistas Scalabrinianos no empreendimento chamado “Gráfica Bento Gonçalves”, que imprimia o jornal Il Corriere d´Itália, editado pelo padre Henrique Poggi. Quando o impresso encerrou sua circulação em 1927, a tipografia mudou de endereço e o quadro acompanhou a alteração de local e, depois do fechamento da empresa, na década de 1980, foi levado à residência de Miguel Archângelo Lorenzini, filho Valério, já falecido.
A moldura foi entregue ao padre Volmir pelas netas de Valério, Márcia e Fátima Lorenzini. “Ficamos com o coração um pouco apertado ao entregar o quadro, porque essa imagem nos acompanha há muito tempo, mas sabíamos que era importante que mais pessoas pudessem vê-la e que a história de Santo Antônio em nossa cidade tivesse sua base cada vez mais sólida. Somos muito devotos de Santo Antônio e nossa ligação com a Paróquia também é de longa data, por isso fizemos a entrega”, resume Fátima.
A imagem foi desgastada pelo tempo e será restaurada pela Paróquia Santo Antônio após a festa. Quando retornar, será colocada no Santuário Santo Antônio que celebra, também em 2022, os 100 anos da imagem do Padroeiro que está sobre o altar-mor.
コメント