top of page
  • Foto do escritorParóquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio prepara intensa programação da Semana Santa, em Bento Gonçalves

Atualizado: 7 de abr. de 2022

Após dois anos, será retomada a Procissão do Encontro das imagens do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores, no Centro




Os cristãos se preparam para celebrar a Páscoa de Jesus e a Igreja Católica prepara com muita fé e devoção todos os momentos de oração que recordam a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Na Paróquia Santo Antônio, de Bento, a programação será vivida com intensidade, a partir deste final de semana, 09 e 10 de abril, quando inicia a Semana Santa, com a bênção dos ramos, que rememora a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Nestes dias também acontece a coleta para a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo auxiliar projetos e pastorais sociais, nas ações de cuidado com a vida.

Na quarta-feira, 13 de abril, é dia votivo de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves. No Santuário, as Missas com bênção da saúde e a exposição da relíquia do santo, serão às 08h, 12h, 14h, 16h e 18h, sendo às 08h, transmitida pela Rádio Difusora AM890, e às 18h, como de costume, pelas redes sociais da @ParoquiaSantoAntonioBG. No mesmo dia, às 19h30min, em todas as Comunidades, acontece a Celebração Penitencial.

Já a Quinta-feira Santa, 14 de abril, terá a Missa da instituição da Eucaristia, com o rito do lava-pés, às 19h, no Santuário Santo Antônio, com transmissão pelas redes sociais, e em algumas comunidades, conforme a programação abaixo. Neste dia, ao final da celebração, é feita a transladação do Santíssimo, ou seja, a retirada da Eucaristia do sacrário e seu depósito em outro espaço para adoração, o que lembra a saída de Jesus e sua agonia, no Monte das Oliveiras. O Santuário Santo Antônio ficará aberto até às 22h, para adoração.

A Sexta-feira da Paixão, dia marcado pelo jejum e abstinência de carne, terá o reinício da adoração ao Santíssimo, às 07h. Às 09h, acontece a oração da Via Sacra, com transmissão pelas redes sociais e, às 15h, a celebração da Paixão do Senhor, também com transmissão pelas redes sociais. Neste dia não são celebradas Missas.

Após dois anos, às 16h, será retomada a Procissão do Encontro das imagens do Cristo Morto, que sai do Santuário Santo Antônio, e de Nossa Senhora das Dores, que sai da Paróquia Cristo Rei, em frente à Prefeitura Municipal. O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) irá bloquear o trânsito a partir das 15h, nas proximidades do Santuário Santo Antônio. O cortejo segue pelas ruas Gomes Carneiro, Rio Branco, Cândido Costa e Marechal Deodoro, até a frente do Santuário. Às 18h, acontece a concentração em frente à Igreja São Pedro - Salgado, para procissão até o Morro da Cruz, com início da Encenação da Paixão e Morte de nosso Senhor Jesus Cristo. O Sábado de Aleluia será marcado pela Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo e a liturgia batismal, às 18h, no Santuário Santo Antônio, também com transmissão pelas redes sociais da Paróquia. E o Domingo de Páscoa, 17 de abril, terá Missas às 07h, 08h30min, 10h e 18h, no Santuário Santo Antônio, sendo às 08h30min, com transmissão pela Rádio Difusora AM890, e às 18h, pelas redes sociais da Paróquia. Pároco da Paróquia Santo Antônio, o padre Volmir Comparin ressalta a importância de viver intensamente a Semana Santa e, sobretudo, o Tríduo Pascal. “Esta é a Semana onde nos aproximamos da grande hora de Jesus, a hora em que Ele morre na cruz e dá testemunho. No fundo, ele parece abandonado de tudo e por todos, mas cumpre a vontade do Pai e nesta hora de sofrimento e de angústia, Jesus confia no Pai. Aquilo que vemos depois, que é a vitória da Páscoa, confirma que Deus também aceita sacrifícios e sofrimentos, mas ainda mais do que isso, nos oferece Jesus que morre em nosso favor, para que libertos de todos os pecados tenhamos vida nova. Cada cristão que celebra o Tríduo Pascal, provavelmente aumenta sua fé em Cristo vitorioso e isso significa esperança. Irmão, irmã, não deixe de renovar a tua fé”, salienta.


Programação completa da Semana Santa na Paróquia Santo Antônio Sexta-feira, dia 08.04: - 17h > Missa com Bênção de Ramos na Comunidade Santa Paulina | Vista Alegre. Sábado, dia 09.04: - 16h30min > Missa com Bênção de Ramos na Comunidade Sagrado Coração de Jesus | Paim. - 17h > Missa com Bênção de Ramos na Comunidade Santa Lúcia | Progresso. - 18h > Missa com Bênção de Ramos na Comunidade São Cristóvão | Vila Nova I. - 18h > Missa com Bênção de Ramos no Santuário Santo Antônio - 19h30min >Missas com Bênção de Ramos nas Comunidades N. Sra. Carmo | Borgo e N. Sra. Caravaggio | Vila Nova II. “Domingo de Ramos – Início da Semana Santa” - Missas no Santuário Santo Antônio: 07h, 08h30min, 10h e 18h. Em todas as missas acontecerá a Bênção de Ramos. Coleta da Campanha da Fraternidade. - 09h > Missas com Bênção de Ramos nas Comunidades N. Sra. Saúde | Vinhedos e Jesus Bom Pastor | Cruzeiro. - 10h30min > Missa com Bênção de Ramos na Comunidade São Miguel. - 19h > Missa com Bênção de Ramos na Comunidade Santa Catarina | Licorsul. Quarta-feira, dia 13.04 – Dia Votivo de Santo Antônio: - Missas no Santuário Santo Antônio: 08h, 12h, 14h, 16h e 18h. Em todas as missas a Relíquia de Santo Antônio estará exposta no Santuário e haverá campanha de arrecadação de alimentos para a Casa Pão dos Pobres. - 19h30min > Celebração Penitencial em todas as Comunidades. Quinta-feira Santa, dia 14.04 – INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL: - 19h > Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés e, em seguida, Vigília Eucarística no Santuário Santo Antônio. - 19h30min > Missas da Ceia do Senhor com Lava-pés nas Comunidades Santa Catarina | Licorsul, Santa Lúcia | Progresso e Santa Maria Goretti. Sexta-feira Santa, dia 15.04 – PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO: - 07h > Reinício da Vigília Eucarística no Santuário Santo Antônio. - 09h > Via Sacra no Santuário Santo Antônio. - 15h > Liturgia da Paixão e Morte de nosso Senhor Jesus Cristo, no Santuário Santo Antônio. - 16h > Procissão do Encontro entre o Cristo Morto e N. Sra. das Dores pelas ruas centrais. - 18h > Concentração em frente à Igreja São Pedro | Salgado, para procissão até o Morro da Cruz, com início da Encenação da Paixão e Morte de nosso Senhor Jesus Cristo.

Sábado de Aleluia, dia 16.04 – VIGÍLIA PASCAL: - 18h > Missas da Vigília Pascal no Santuário Santo Antônio e nas Comunidades Santa Catarina | Licorsul, Santa Lúcia | Progresso e Santa Maria Goretti. Domingo de Páscoa, dia 17.04 – RESSURREIÇÃO DO SENHOR: - Missas no Santuário Santo Antônio: 07h, 08h30min, 10h e 18h. - 09h > Missa na Comunidade São Pedro | Salgado. - 10h > Missa na Comunidade São José Operário | Fenavinho.

837 visualizações0 comentário
bottom of page