Paróquia Santo Antônio premia alunos e instituições que se destacaram na Jornada com Santo Antônio

Desde o mês de março, mais de 7 mil pessoas participaram diretamente do jogo e outras 13 mil foram impactadas indiretamente pelas roletas sobre a vida, história e cultura da devoção de Santo Antônio em Bento

Em uma celebração que lotou o Santuário Santo Antônio, no Dia Votivo do Padroeiro de Bento Gonçalves, a Paróquia de mesmo nome concluiu e premiou os educandos e instituições de ensino que se destacaram na "Jornada com Santo Antônio", de março a junho, em preparação à 144ª edição dos festejos. A Missa, nesta quarta-feira, 13 de julho, foi presidida pelo bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon.

Lançada no dia 18 de março de 2022, a “Jornada com Santo Antônio”, alcançou diretamente mais de 7 mil estudantes, das redes municipal, particular e estadual de ensino, e outras 13 mil pessoas de forma indireta. O game digital de três fases, foi desenvolvido até o dia 30 de junho. Neste ano, a 144ª Festa de Santo Antônio trouxe a temática da educação com o lema: “Como Santo Antônio, fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26).

No total, cada uma das três roletas temáticas teve 20 perguntas sobre Santo Antônio. Os participantes tiveram acesso ao jogo, que incluía perguntas e respostas com vídeos, fotos e textos explicativos, e participaram de um ranking que permite a premiação dos 144 melhores colocados. Entre os temas abordados estiveram a vida e a história do Santo em Bento Gonçalves, os milagres e sermões mais conhecidos, a fraternidade e educação passada aos seus fiéis na sua trajetória.

Em sua homilia, Dom Gislon enalteceu a iniciativa da Paróquia, que buscou inovar para levar fé, cultura e história aos estudantes. Ele citou o Pacto Educativo Global do Papa Francisco e agradeceu pelo envolvimento coletivo em prol da educação e do bem comum no município de Bento Gonçalves. "Eu louvo e agradeço a Deus por esse espírito de colaboração que existe nesta cidade, entre as várias instituições que estão à serviço da comunidade. Este espírito de olhar a realidade dos pequeninos com os olhos da sabedoria e da caridade de Santo Antônio, com os olhos da ternura do coração materno e paterno de Deus, nosso Pai", concluiu.

Ao final da Missa, o Colégio Sagrado, que teve a maior participação de estudantes no jogo (640), recebeu um notebook como prêmio. O Colégio Scalabriniano Medianeira, segundo colocado, com 627 participantes, ganhou uma impressora. Com 136 estudantes no ranking da Jornada, a Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara foi premiada com uma caixa de som amplificada.

Logo após, representantes dos 144 alunos melhores colocados no ranqueamento do game receberam kits preparados pela Paróquia para que os façam chegar a todos os estudantes ranqueados.