top of page
  • Foto do escritorParóquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio lança campanha da 143ª Festa do Padroeiro de Bento Gonçalves

Em evento virtual que reuniu profissionais da imprensa local e regional, também foi apresentada a programação da Semana Santa 2021



A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, divulgou na tarde desta quarta-feira, 24 de março, a campanha de comunicação da 143ª Festa em honra ao Padroeiro do município. A atividade aconteceu por meio de encontro virtual da equipe de festeiros e festeiros jovens, com os profissionais da imprensa local e também de outras cidades da região. No início da atividade, o pároco, padre Ricardo Fontana, recordou o lema dos festejos de 2021, inspirados no capítulo 6, versículo 8, do livro bíblico do Profeta Isaías: “Senhor, com Santo Antônio, eis-me aqui, envia-me”.


Com a apresentação dos casais festeiros e dos festeiros jovens, teve início a mostra do conceito que embasou a construção do cartaz da 143ª Festa de Santo Antônio, que traz como elementos principais a pomba, símbolo do Espírito Santo, o sol, o Santuário Santo Antônio visto a partir de uma nova perspectiva, isto é, do recanto construído na lateral, tendo ao fundo o campanário, que é a marca oficial da Paróquia. Também integram a identidade visual três pessoas, sendo uma jovem com o celular em sua mão, que faz memória aos novos meios de evangelizar; um jovem com o violão, que recorda o dinamismo da Igreja e uma mulher, com o terço, sinal de fé e devoção. A imagem de Santo Antônio, que está no altar principal do Santuário, completa a composição.

Também foram apresentados os demais materiais de divulgação da Festa, como o santinho, o livreto com as orações próprias para a Trezena, que inicia em 31 de maio, e também a Ação entre Amigos. A programação religiosa terá início no dia 10 de abril, com a visita de Santo Antônio às comunidades atendidas pela Paróquia. Serão realizadas carreatas com a imagem do Padroeiro, pelas principais ruas dos bairros, com a intenção de ajudar os núcleos familiares a preparar pequenos altares com a imagem do Santo e rezar pedindo a sua intercessão. O calendário se estende até o final do mês de maio.


Para o dia 30 de maio, domingo, às 15h, está programada a Missa com bênção da saúde. A Trezena, por sua vez, será celebrada de 31 de maio a 12 de junho, sempre às 18h, no Santuário Santo Antônio, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e rádios parceiras. Toda a programação está sendo pensada para ser realizada com a presença de fiéis, no entanto, serão acompanhadas as determinações das autoridades civis e diocesanas acerca da pandemia da Covid-19.


Já o dia festivo, 13 de junho, também domingo, terá a tradicional programação com a alvorada festiva e o repicar dos sinos, e Missas às 07h, 08h30min, 10h, 15h e 18h, sendo a celebração das 15h prevista para acontecer em frente ao Santuário, seguida de procissão com a imagem de Santo Antônio. Em caso de limitação em virtude das bandeiras do distanciamento controlado, a procissão será motorizada e percorrerá as ruas do Centro, em estilo de carreata.


A programação social, por sua vez, teve início com a apresentação da campanha para a imprensa e terá continuidade no dia 28 de maio, com o tradicional jantar do codeguim, em formato drive thru, e também no dia 13 de junho, com o almoço do dia festivo, no mesmo modelo de serviço. Em 31 de maio, primeiro dia da Trezena, será entregue o “Troféu Tonito” aos festeiros da 142ª Festa de Santo Antônio e haverá homenagem aos festeiros de 1971 e 1996. Na data de 16 de outubro acontecerá o sorteio da Ação entre Amigos, por meio de extração pela Loteria Federal e no dia 30 de outubro será feita a entrega dos prêmios.


Há vários anos, a Paróquia realiza a Ação entre Amigos, com o objetivo de arrecadar fundos para investir em atividades pastorais e também na construção de novas igrejas, nas comunidades. Neste ano, serão vendidas cartelas com dois números ao valor de R$ 10,00, concorrendo aos seguintes prêmios: 1º - Volkswagem Polo - Branco - Auto Tradição | 2º - Motocicleta Honda NXR 160 Bros ESDD - Motolife | 3º - Estofado Belgrano, Cama Cloud e Poltrona Tra - Omega Viratto | 4º - Conjunto Sonomais: Colchão Terapêutico e box padrão | 5º - Persiana, tapete e papel de parede - Loja D’ART e Cozinha - Multimóveis.


Novidades da 143ª Festa de Santo Antônio


A Festa de Santo Antônio é um evento cultural, social e religioso, mas sobretudo é experiencia de anunciar a Palavra de Deus com o exemplo de Santo Antônio. Estamos trabalhando na organização de um Dia Votivo especial, que permita à comunidade experimentar um dia de espiritualidade, garantindo as condições de infraestrutura necessárias para que todos sejam acolhidos com conforto, comodidade e segurança, durante todas as etapas da programação.


Toda a preparação da 143ª Festa de Santo Antônio visa aproximar a comunidade bentogonçalvense da espiritualidade antoniana, que conduz a Jesus Cristo, por meio de palavras e ações. A equipe de comunicação está produzindo um vídeo oficial para os festejos, para ser veiculado nas redes sociais. Além disso, serão realizadas atividades lúdicas com as crianças e também a viabilidade de um concurso de poesias com os estudantes, além de propostas para a Catequese.


Está prevista a realização de um concurso fotográfico para a participação da comunidade em geral, com o envio de imagens do Santuário Santo Antônio, que serão utilizadas na organização do Guia de Visitação do Santuário, além do material impresso da 143ª edição dos festejos, que estará a disposição da comunidade do dia 10 de abril, com a programação e também a oração para cada dia da trezena, bem como a possibilidade de acessar vídeos e demais materiais via QRCode.


Novamente, será realizada a ação da distribuição dos tradicionais pãezinhos de Santo Antônio. De acordo com a realidade da pandemia, a atividade irá acontecer mediante parceria com as padarias e demais estabelecimentos de Bento Gonçalves.


Patrocinadores Máster: Auto Tradição, Super Apolo, Omega Virato, Anderle Transportes, Piva Comércio e Indústria, Sicredi Serrana, Todeschini, Arcari Empreendimentos, Loja D’art, Sonomais Colchões e Colégio Scalabriniano Medianeira.


Patrocinadores Sênior: Braido Materiais Elétricos, FVA Material de Borracharia, Vie Image, Don Raffaelo, Caitá Supermercados, Lojas Pittol, Forma Comercial, Mecânica Burati, Motolife, Multimóveis, Transambiental, Tedesco Metalúrgica, Transportes Rasador, Cainelli Gás, Genialflex, Giordani Turismo, Ponto Ótico, Real Assessoria Empresarial, Reypel Comércio, Vinhedos Transportes, Dolce Gusto, Mérica Transportes, Cinex Móveis, Construbene, Gebbework, Zen Caminhões, Vitaseg, Dumar Transportes, Gráfica Bento, New Color, Zegla Indústria, Casamia, Colégio Sagrado e Colégio Marista Aparecida.



A equipe de festeiros é composta pelos casais: Antenor e Márcia Ferrari, Francisco e Ivani Acosta, Guilherme e Adriana Garavaglia, José e Juliane Carraro, Marcos Fracalossi e Raquel Rossatto e Ronaldo e Flávia Ancezki. Os festeiros jovens desta edição são Pedro Zanotto e Caroline Zen Cainelli, Luana Carraro, Luana Robetti, Tiago Antônio Zílio e Vinícius Rosalen.


476 visualizações0 comentário
bottom of page