top of page
  • Foto do escritorParóquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves dá início à Trezena em honra ao padroeiro do município

Celebrações iniciam na segunda-feira, dia 31 e seguem até o dia 12 de junho, sempre às 18h, com transmissão pelas redes sociais, rádios e TVs locais





A Paróquia Santo Antônio dará início à Trezena da 143ª Festa de Santo Antônio, nesta segunda-feira, 31 de maio. As celebrações em preparação ao Dia Festivo seguem até o dia 12 de junho, sábado, sempre às 18h, motivadas pelas virtudes do Padroeiro de Bento Gonçalves que estão junto ao recanto a ele dedicado, ao lado do Santuário, no Centro da cidade.


A comunidade poderá acompanhar as Missas presencialmente, seguindo as orientações de distanciamento e ocupação máxima do Santuário, pelas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram) da Paróquia Santo Antônio, bem como pelas rádios Difusora 890AM, Miriam Caravaggio 1160AM, Serrana 1070AM e pelos canais de TV Com, canal 14 da NET, de Bento Gonçalves, TV Serra, canal 26 e 526 da NET, de Farroupilha e Adesso TV (adessotv.com.br).


Inspirados pelo lema “Senhor, com Santo Antônio, eis-me aqui, envia-me”! (cf. Is 6,8) os festejos de 2021 incentivam os fiéis a compreenderem que o anúncio da Palavra de Deus deve ser feito com criatividade por todos os batizados e em todos os lugares, como testemunho de vida. É tempo de evangelizar com todos os meios e também pelas plataformas digitais, a exemplo do próprio Santo Antônio, grande pregador do Evangelho, em sua época.


Por meio do livreto oficial da festa de 2021, é possível acompanhar a oração diária da Trezena, inspirada pelas virtudes de Santo Antônio, e um vídeo diário produzido pela equipe de comunicação, que será lançado a cada dia da Trezena, às 08h e será possível de acessar pelo QR Code que está em cada página do materia. O livreto pode ser retirado gratuitamente na Livraria Paroquial a e também está disponível em versão virtual no site www.paroquiasantoantoniobg.com.br.

O pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ricardo Fontana, recorda a importância deste itinerário de fé inspirado na vida e virtudes de Santo Antônio. "São treze dias de oração, porque na Igreja há essa tradição de realizar essas caminhadas, como por exemplo a Via Sacra Dolorosa e nós somos chamados a fazer outro caminho, a Via Antoniana, onde podemos contemplar e rezar com o Padroeiro de Bento. Quem recorre a Santo Antônio nunca sai de mãos vazias", explica.

Primeiro dia da Trezena terá entrega do Troféu Tonito e homenagem aos jubilandos Em 1987, a comissão de festeiros de Santo Antônio instituiu o “Troféu Tonito”, que tem por objetivo homenagear os casais que se dedicaram à preparação dos festejos no ano anterior. Na impossibilidade de realizar eventos sociais, em respeito às normas sanitárias para evitar o contágio do novo coronavírus, a entrega da honraria será no dia 31 de maio, ao final da Missa do primeiro dia da Trezena. Também haverá homenagem aos casais festeiros das edições de 1971 (50 anos) e 1996 (25 anos). Casais festeiros da 142ª Festa de Santo Antônio (2020) - Andrey e Monalisa Salvador Arcari - Celso e Simone Dall’Osbel Centenaro - César e Simone Ribeiro Anderle - Euclides e Stela Maris Penso - Leandro Moro e Carla Zortéa - Valdir e Liane Rostirola Piva Festeiros jovens da 142ª Festa de Santo Antônio (2020) - Herson e Denise Baldissera - Luana Maria Formentini Petroli - Maicon Raffainer - Maikel Kunzler e Noeli Dalla Giacomassa Festeiros de 1996 - 25 anos - Oclênio e Águeda Scarduelli - Hygino e Geni Bitarello - Vilson e Maria Luiza Fedatto - Valmor (in memorian) e Laura Arioli Fritolli Festeiros de 1971 - 50 anos - Dorvalino Pozza (in memorian) e Dirce Pozza - Claudino Ferrari (in memorian) e Claudete Donadel Ferrari Declamação de poesias sobre a vida de Santo Antônio A partir do dia 1º de junho, em cada uma das Missas da Trezena e posteriormente, no Dia Festivo, ao final das celebrações, estudantes irão declamar poesias sobre a vida de Santo Antônio. São jovens dos colégios Marista Aparecida, Scalabriniano Medianeira e Sagrado que participaram do projeto “A vida de Santo Antônio contada em versos”. A ação tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas de inspiração católica sobre a história do Padroeiro de Bento Gonçalves. Corpus Christi e Coleta de Alimentos No dia 03 de junho, quinta-feira, acontece a celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Na data, a Paróquia Santo Antônio terá as Missas nos horários normais de domingo, às 07h, 08h30min, 10h e 18h, sendo esta última a celebração da Trezena. Às 15h, em comunhão com toda a Diocese de Caxias do Sul, no Santuário Santo Antônio e nas Comunidades, acontece a Hora Santa, com a adoração e bênção com o Santíssimo Sacramento. Neste dia também haverá coleta de alimentos para a Casa Pão dos Pobres, em todas as Missas. A programação de Corpus Christi também faz parte do “Mutirão pela Vida de quem tem fome”, organizado pelas 18 dioceses do Rio Grande do Sul para amenizar a fome dos que mais sofrem. Programação e o lema das celebrações da Trezena de Santo Antônio:

31/05: “Santo Antônio - Mestre do Evangelho” 01/06: “Santo Antônio - Mestre da Oração” 02/06: “Santo Antônio - Mestre da Verdade” 03/06: “Santo Antônio - Modelo de Fé” 04/06: “Santo Antônio - Modelo de Esperança” 05/06: “Santo Antônio - Modelo de Amor” 06/06: “Santo Antônio e Jesus Cristo” 07/06: “Santo Antônio e o Espírito Santo” 08/06: “Santo Antônio e Maria” 09/06: “Santo Antônio e a Eucaristia” 10/06: “Santo Antônio e a Cruz” 11/06: “Santo Antônio e a Missão” 12/06: “Santo Antônio e a Etenidade” Confira os links das redes sociais da Paróquia Santo Antônio:

Facebook: www.facebook.com/paroquiasantoantoniobg Instagram: www.instagram.com/paroquiasantoantoniobg YouTube: www.youtube.com/channel/UCdc-j2Vuw-zDNOun-xPZTrA Confira as rádios e TVs parceiras nas transmissões da Trezena Rádio Difusora de Bento Gonçalves - 890AM Rádio Serrana de Bento - AM 1070 Rádio Miriam Caravaggio de Farroupilha - 1160AM TV Com de Bento Gonçalves - Canal 14 da NET TV Serra de Farroupilha - Canais 26 e 526 da NET Adesso TV de Garibaldi (https://adessotv.com.br/) Mais informações sobre a 143ª Festa de Santo Antônio A 143ª Festa de Santo Antônio, que tem como lema "Senhor, com Santo Antônio, eis-me aqui, envia-me" (cf. Is 6,8) e segue o desafio de propor novas ações para este tempo de pandemia. A realização é da Paróquia Santo Antônio, que tem na equipe paroquial o padre Ricardo Fontana como pároco e auxílio dos padres João Roberto Masiero, Júlio Antônio Giordani, Lucivan Francieski e Luís Carlos Conci e das Irmãs Pastorinhas, Lídia Villani, Vanda Terezinha Bisato e Vergínia Fabbro. A equipe de festeiros é composta pelos casais: Antenor e Márcia Ferrari, Francisco e Ivanir Acosta, Guilherme e Adriana Garavaglia, José e Juliane Carraro, Marcos Fracalossi e Raquel Rossatto e Ronaldo e Flávia Ancezki. Os festeiros jovens desta edição são Pedro Zanotto e Caroline Zen Cainelli, Luana Carraro, Luana Robetti, Tiago Antônio Zílio e Vinícius Rosalen. Patrocinadores Máster: Auto Tradição, Super Apolo, Omega Virato, Anderle Transportes, Piva Comércio e Indústria, Sicredi Serrana, Todeschini, Arcari Empreendimentos, Loja D’art, Sonomais Colchões e Colégio Scalabriniano Medianeira. Patrocinadores Sênior: Braido Materiais Elétricos, FVA Material de Borracharia, Vie Image, Don Raffaelo, Caitá Supermercados, Lojas Pittol, Forma Comercial, Mecânica Burati, Motolife, Multimóveis, Transambiental, Tedesco Metalúrgica, Transportes Rasador, Cainelli Gás, Genialflex, Giordani Turismo, Ponto Ótico, Real Assessoria Empresarial, Reypel Comércio, Vinhedos Transportes, Dolce Gusto, Mérica Transportes, Cinex Móveis, Construbene, Gebbework, Zen Caminhões, Vitaseg, Dumar Transportes, Gráfica Bento, New Color, Zegla Indústria, Casamia, Colégio Sagrado e Colégio Marista Aparecida.

195 visualizações0 comentário
bottom of page