Paróquia Santo Antônio acolhe novos membros da equipe para aprimorar atendimento às comunidades

Na Missa das 18h do domingo, 07 de fevereiro, serão apresentados os padres João Roberto Masiero e Lucivan Francieski, além da irmã Vergínia Fabbro

A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves irá acolher, no próximo domingo, 07 de fevereiro, os novos membros da equipe paroquial, que chegam para aprimorar o atendimento às comunidades. Na Missa das 18h do Santuário Santo Antônio, serão apresentados os padres João Roberto Masiero e Lucivan Francieski e a irmã Vergínia Fabbro, da congregação das Irmãs Pastorinhas. A celebração será transmitida, ao vivo, pelo Facebook, YouTube e Instagram da Paróquia (@ParoquiaSantoAntonioBG).

Com a chegada dos novos membros, a equipe da Paróquia Santo Antônio será composta pelo pároco, padre Ricardo Fontana, pelos vigários paroquiais e padres João Roberto Masiero, Júlio Antônio Giordani, Lucivan Francieski e Luís Carlos Conci. Também acompanham as ações e trabalhos as irmãs Lídia Villani, Vanda Terezinha Bisato e Vergínia Fabbro. A irmã Vilma Tereza Rech, que atuou na coordenação da Animação Bíblico-Catequética e também junto às pastorais sociais, sobretudo a Pactore, terá sua nova missão em Caxias do Sul, no bairro Cohab.

Conheça os novos membros da Equipe Paroquial

Padre João Roberto Masiero é natural de Carlos Barbosa e foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1984. Ao longo dos 36 anos de ministério, já atuou nas paróquias Nossa Senhora de Lourdes, Santa Catarina e Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no bairro de Galópolis, em Caxias do Sul, foi vigário paroquial das paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário, de Faria Lemos, em Bento Gonçalves. Também atendeu as comunidades da Paróquia Santa Cruz, em Nova Milano, distrito de Farroupilha e das paróquias São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata e Santo Antônio, do Rio Branco. Cursou o mestrado em Filosofia em Roma, na Itália e em seu retorno foi designado para auxiliar na formação dos novos padres, no Seminário Maior São Lucas, em Viamão. Entre os anos de 2013 a 2017, foi missionário da Diocese de Caxias do Sul, em Porto Velho, no estado de Rondônia.

“Espero, primeiro, que a equipe de padres seja uma ocasião de enriquecimento mútuo. O fato das idades diferentes, das experiências diferentes, seja uma oportunidade de enriquecimento para todos e para mim, especialmente. Sei da colaboração das Irmãs Pastorinhas, que repartem conosco o peso da atividade e das responsabilidades pastorais, que é uma ajuda importante, ao lado de um grande número de lideranças nas comunidades. Eu entro nesta equipe, eu chego para colaborar, para atender o povo e para ir animando um pouco a esperança das pessoas, neste tempo também difícil que estamos vivendo. É uma alegria retornar a Bento Gonçalves, numa outra época, porque a cidade certamente cresceu e a realidade é outra do que aquela que encontrei há 25 anos, mas chego contente, animado e disposto a ajudar e aprender com todos”, reflete padre João.

Padre Lucivan Francieski tem 28 anos e foi ordenado sacerdote em 18 de maio de 2019 na cidade de Santa Tereza. Atuou nas paróquias São José, do bairro Desvio Rizzo, e São Pelegrino, em Caxias do Sul. No ano de 2020, foi nomeado vigário paroquial das paróquias Nossa Senhora Mãe de Deus e Nossa Senhora das Graças, no distrito de Arcoverde, em Carlos Barbosa. O bispo da diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, o nomeou vigário da Paróquia Santo Antônio e, ao mesmo tempo, irá se dedicar ao mestrado em direito canônico.

“Venho muito animado e esperançoso e quero oferecer o vigor dos primeiros anos de ministério para caminhar e crescer junto a este povo. A Paróquia Santo Antônio tem uma caminhada pastoral longa e bonita e eu venho para ser mais um que quer caminhar junto e auxiliar a comunidade paroquial a crescer e ser cada vez mais autêntica e fiel àquilo que é o centro de toda atividade pastoral: Jesus”, pontua padre Lucivan.

Irmã Vergínia Fabbro é natural de São Marcos e tem 54 anos de vida religiosa como Irmã Pastorinha. Tem experiência na área da educação e também trabalhou em diversas paróquias, na pastoral paroquial e com os mais necessitados, por meio das pastorais sociais. Tem formação em Psicologia e atuou por diversos anos na área. Até sua transferência para a Paróquia Santo Antônio, era responsável pela casa de acolhida de Irmãs que necessitam de cuidados.

“Diante da proposta de trabalhar na Paróquia Santo Antônio, me surpreendi, mas acolhi tranquilamente. Espero me engajar na caminhada da mesma. Dar e aprender, fazendo um processo em equipe. Obrigado, desde já, pela acolhida”.