• Paróquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio de Bento retoma reuniões do Conselho Paroquial de Pastoral

Primeiro encontro após o início da pandemia contou com momentos de partilha sobre a caminhada pastoral e pessoal, além da organização do Plano Paroquial de Pastoral




A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves retomou, na noite da terça-feira, 09 de novembro, as reuniões do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP). Coordenado pelo pároco, padre Ricardo Fontana, o encontro dos representantes dos serviços e pastorais, foi o primeiro após o início da pandemia da Covid-19. A atividade iniciou com a oração do Sínodo dos Bispos 2021-2023 e seguiu com a proclamação do Evangelho do dia.


Na sequência, padre Ricardo convidou os presentes a partilharem suas experiências e sentimentos em âmbito pessoal e eclesial durante a pandemia. Os principais relatos foram da reaproximação familiar e também da falta dos encontros e atividades presenciais na comunidade-Igreja.


Também foi aberto espaço para a explanação da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023, bem como o convite para todas as lideranças participarem da escuta local até o início do mês de dezembro. Os fiéis serão convidados a estudarem a temática e contribuírem com o processo sinodal a partir das perguntas: “Como é que este ‘caminho em conjunto’ está acontecendo na nossa Igreja local? Que passos é que o Espírito [Santo] nos convida a dar para crescermos no nosso ‘caminhar juntos’?”.


Por fim, foi apresentado o pré-plano de Pastoral da Paróquia Santo Antônio, com seus 25 projetos, subdivididos nas 12 linhas de ação propostas pelo Plano Diocesano de Pastoral, que por sua vez está em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). O documento será avaliado pela Equipe Paroquial e deverá ser apresentado no próximo encontro do CPP para ser colocado em vigor nos anos de 2022 e 2023.

33 visualizações0 comentário