• Paróquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio reúne forças de segurança para definições sobre a 144ª Festa de Santo Antônio

Atualizado: 7 de jun.

Encontro teve a presença de representantes do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, do secretário municipal de Segurança Pública e do delegado da Polícia Civil, além do responsável pela segurança privada da Paróquia



A Paróquia Santo Antônio reuniu, na tarde da segunda-feira, 06 de junho, as forças de segurança para as definições logísticas acerca da 144ª Festa em honra ao Padroeiro de Bento Gonçalves, na próxima segunda-feira, 13 de junho. O encontro teve a presença do tenente Adriano e do capitão Schuch, representantes do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, do secretário municipal de Segurança Pública, Paulo de Carvalho, e do delegado da Polícia Civil, Renato Nobre, além do responsável pela segurança privada da Paróquia, Daltro Costa.


A reunião foi coordenada pelo pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin. A pauta principal foi a integração entre as forças de segurança para garantir que os devotos de Santo Antônio possam celebrar a data festiva com tranquilidade. Serão empregados soldados da Brigada Militar em pontos estratégicos, além do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento Municipal de Trânsito (DMT). A Polícia Civil irá reforçar o plantão e irá disponibilizar a unidade da polícia comunitária.


Na tarde de 12 de junho, domingo, serão bloqueadas as duas faixas da direita da Rua Marechal Deodoro, desde a esquina com a Rua Júlio de Castilhos até a frente do Santuário Santo Antônio, onde será montado o palco para a Missa campal, das 15h, e procissão no dia 13. As faixas da esquerda e o acesso à Rua Assis Brasil estarão liberados. O acesso local dos moradores está assegurado antes e após a celebração, com término previsto para às 17h. Durante a Missa solene, o acesso será somente em casos de emergência. A liberação completa da via está prevista para às 20h do dia 13 de junho, segunda-feira.


O encontro também tratou sobre a logística para a Missa de Corpus Christi, no dia 16 de junho, quinta-feira. Na manhã da quinta-feira serão bloqueadas as duas faixas da direita da Rua Marechal Deodoro, desde a esquina com a Rua Júlio de Castilhos até a frente do Santuário Santo Antônio, onde será montado o palco para a Missa campal e procissão. O acesso local dos moradores está assegurado antes e após a celebração. Às 07h, inicia a montagem dos tapetes de serragem pela via. A Missa solene será às 15h, com o bloqueio total das quatro faixas da Marechal Deodoro, de acordo com o público presente. Em ambos os dias, as ações terão o auxílio do DMT e da GCM na organização. A liberação completa da via está prevista para 19h do dia 16 de junho.



Programação do dia 13 de junho | Segunda-feira

06h - Alvorada Festiva com o toque dos sinos

07h - Missa no Santuário Santo Antônio

08h30min - Missa no Santuário Santo Antônio

10h - Missa no Santuário Santo Antônio

12h - Almoço Festivo no Salão Paroquial

15h - Missa Campal, em frente ao Santuário Santo Antônio

16h - Procissão com a imagem de Santo Antônio (ruas General Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando pela Marechal Deodoro, até o Santuário Santo Antônio)

18h - Missa em ação de graças no Santuário Santo Antônio, com apresentação dos festeiros de 2023


Programação do dia 16 de junho | Quinta-feira

07h - Início da montagem dos tapetes de serragem na rua Marechal Deodoro

15h - Missa Campal, em frente ao Santuário Santo Antônio

16h - Procissão com o Santíssimo Sacramento (ruas General Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando pela Marechal Deodoro, até o Santuário Santo Antônio) e bênção com o Santíssimo

18h - Missa no Santuário Santo Antônio

149 visualizações1 comentário