• Paróquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio prepara festejos do jubileu de prata sacerdotal de Dom Adelar Baruffi

Bispo da Diocese de Cruz Alta irá presidir missa festiva, que será seguida de almoço de confraternização no domingo, 19 de janeiro





A Paróquia Santo Antônio, da cidade de Bento Gonçalves, está se preparando para festejar o jubileu de prata sacerdotal de Dom Adelar Baruffi, no domingo, 19 de janeiro. O bispo da Diocese de Cruz Alta irá presidir missa festiva às 10h, no Santuário Santo Antônio, e logo após irá recepcionar a comunidade durante o almoço de confraternização no salão paroquial.


Padre do presbitério da Diocese de Caxias do Sul, em 2012, Adelar Baruffi foi designado para atuar na Paróquia Santo Antônio, onde permaneceu no atendimento às comunidades, serviços e pastorais, até a sua nomeação como prelado de Cruz Alta, em 17 de dezembro de 2014. Foi sagrado bispo no Santuário Diocesano Santo Antônio, em Bento Gonçalves, no dia 07 de março de 2015.


Em diversas ocasiões, Baruffi esteve em Bento Gonçalves para celebrar a devoção a Santo Antônio. Nesse sentido, a comunidade paroquial está organizando as festividades do jubileu também em sinal de gratidão ao trabalho que o então padre Adelar desenvolveu na cidade, como vigário, coordenador da região pastoral e do Curso de Teologia e Bíblia.


Gratidão a Deus e às pessoas que fizeram parte dos 25 anos de sacerdócio. Essa é a principal expressão de Dom Adelar Baruffi, que também faz seu convite para a celebração do jubileu de prata. “Quando nós dizemos um muito obrigado, nós recolhemos toda a vida e, sobretudo, nós colocamos tudo nas mãos de Deus. Fui e sou padre nestes 25 anos exatamente por estar com as pessoas, convivendo, celebrando, anunciando o evangelho. Tudo isso faz ser a vida presbiteral. Quero convidar a cada um e cada uma para a celebração festiva do meu jubileu de prata. Sejam todos bem-vindos e bem-vindas”, conclui.


O almoço de confraternização terá no cardápio: risoto de quatro queijos, salsichão, frango, churrasco, maionese, saladas diversas, vinho, refrigerante e água, além de sagu com creme. Para participar desta atividade, os interessados devem fazer contato com a Secretaria Paroquial até o dia 15 de janeiro, pelo fone (54) 3452.1634, e fazer a reserva dos ingressos que são vendidos ao valor de R$ 45,00.


Conheça um pouco mais de Dom Adelar Baruffi

Natural de Coronel Pilar, Dom Adelar Baruffi nasceu em 19 de outubro de 1969. Ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, aos 15 anos. Possui formação em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recebeu a ordenação presbiteral em 22 de janeiro de 1995 e foi nomeado bispo, pelo Papa Francisco, em 17 de dezembro de 2014. Foi empossado na Diocese de Cruz Alta no dia 15 de março de 2015, na Catedral Divino Espírito Santo.

Dom Adelar é mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma. Por muitos anos, foi reitor dos seminários Nossa Senhora Aparecida, com os jovens do ensino médio, e São José, com os seminaristas da Filosofia, ambas as casas localizadas em Caxias do Sul. Entre outras funções, também foi membro do Tribunal Eclesiástico no âmbito diocesano que tratou sobre a análise do milagre atribuído à intercessão do hoje Beato João Schiavo.


Paróquia Santo Antônio

A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves é uma das 74 paróquias que compõem a diocese de Caxias do Sul. Foi criada em 06 de agosto de 1884, na antiga freguesia de Dona Isabel, hoje cidade de Bento Gonçalves. Possui 30 comunidades entre igrejas e núcleos de atendimento e conta com 64 frentes de trabalho de atuação social, religiosa e pastoral. No último 31 de dezembro, a paróquia também celebrou o jubileu dos 85 anos de elevação da igreja matriz a Santuário Diocesano Santo Antônio.

SOBRE NÓS

Em Bento Gonçalves, desde 1878 (data da primeira festa) e desde 1884, data da criação desta paróquia, Santo Antônio é venerado como padroeiro do município. A nossa trajetória é repleta de fé. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos e, em 1876, fora enviado pelos bispos italianos, o padre Bartolomeu Tiecher. Neste ano, foi celebrado a primeira missa junto à cruzinha, localizada em frente ao Santuário. 

Em 1934, quando comemorou o 50º aniversário da Paróquia Santo Antônio, a comunidade recebeu o decreto de elevação da igreja matriz para Santuário Diocesano de Santo Antônio. No dia 31 de dezembro de 2019, foi celebrado o Jubileu de 85 anos do Santuário.

LOCALIZAÇÃO

(54) 3452-1634

R. Mal. Deodoro, 263 - Centro, Bento Gonçalves - RS, 95700-000

secretaria@paroquiasantoantoniobg.com.br

CONECTE-SE