Paróquia Santo Antônio inaugura novo sistema de transmissões e dedica estúdio ao Beato Carlo Acutis

Santuário Diocesano, localizado em Bento Gonçalves, investiu na aquisição de câmeras robóticas para qualificar a veiculação das celebrações diárias

A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, deu um novo e importante passo para qualificar o trabalho de comunicação que é realizado para a propagação do Evangelho e da devoção ao santo. Na Missa das 18h deste domingo, 29 de novembro, início do Advento, foi abençoado o novo sistema de transmissão ao vivo das celebrações e o Estúdio Beato Carlo Acutis, dedicado ao mais recente bem-aventurado da Igreja e chamado pelo Papa Francisco de “ciberapostolo”.

O conjunto de equipamentos é composto por quatro câmeras robóticas, instaladas pontos estratégicos do Santuário, com o objetivo de mostrar as belezas artísticas da igreja e ajudar os espectadores a rezarem. O sistema permite gravação em qualidade full HD, além de contar com mesa de corte, num investimento total superior a R$ 150 mil, oriundos do resultado financeiro da 142ª Festa de Santo Antônio.

A Paróquia Santo Antônio desenvolve, há cinco anos, um caminho com diversas ações de comunicação. O projeto visa qualificar o trabalho e incrementar ainda mais as práticas pastorais para a evangelização por meio das redes sociais e do bom relacionamento com a imprensa local.

Desde o dia 17 de março de 2020, diariamente, são transmitidas as celebrações pelo Facebook e, a partir de agora, passam a ser veiculadas também pelo YouTube e Instagram da Paróquia (@ParoquiaSantoAntonioBG). Além disso, o sistema também prevê a geração de conteúdo para que outras redes de comunicação possam retransmitir o sinal.

Conforme o pároco, padre Ricardo Fontana, esse passo foi dado como resposta aos sinais dos tempos, que trazem a necessidade de uma nova e eficaz evangelização. “Santo Antônio era comunicador da Palavra de Deus e ele nos inspira a olhar para frente e perceber que acima de nós há uma cidade digital que precisa ser evangelizada e, como Igreja, somos presença de Cristo, que comunica o amor do Pai e cuida dos que mais necessitam”, salienta.