• Paróquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio entrega troféu Tonito na noite de 13 de março

No jantar também haverá o lançamento oficial da 142ª edição da festa em honra ao padroeiro de Bento Gonçalves





A Paróquia Santo Antônio vive um momento especial de gratidão e homenagem na noite de 13 de março, com a entrega do Troféu Tonito, que ocorre durante jantar festivo no Salão Paroquial. Na oportunidade serão homenageados os casais festeiros da 141ª Festa de Santo Antônio, realizada em 2019, como forma de reconhecimento ao trabalho voluntário por eles dedicado à comunidade. Recebem o troféu Clacir Rasador e Susana Tercila Giordani; Fábio Luis Piazza e Silvana Casagrande Piazza; Gilmar Cantelli e Dalvina Maria Osmarin Cantelli; José Antônio Rossatto e Clarice Toniolo Rossatto; Ricardo Tonet e Léa Cristiane Gonzatti Tonet; Valmor Poletto e Rosita Spadari Poletto e Setembrino do Rosário e Natalina dos Santos do Rosário. Também serão agraciados os festeiros jovens de 2019: Diego Marodin da Silva e Érica Bellé; Leandro Moro e Carla Zortéa; Fernando Giordani Rossatto e Ana Paula Nascimento da Silva.


Outro destaque da programação é a lembrança aos festeiros jubilados – que colaboraram com a organização da festa há 50 anos, em 1970: Nilo e Nilda Carraro (in memorian); Irani e Teresinha Piccinini (in memorian); e, ainda, aos casais festeiros de 1995, homenageados pelos 25 anos de realização do evento: Pedro e Roseli Fornazier; Azir e Neiva Somenzi; Honório e Alice Tecchio; Sedy (in memorian) e Italvina Tramontina.


Instituído em 1987, o Troféu Tonito reconhece o trabalho voluntário dos casais festeiros que dedicaram tempo de suas vidas para a organização da festa do padroeiro de Bento Gonçalves. A peça traz a imagem de Santo Antônio, que passa a acompanhar a vida dos casais, estendendo sobre eles sua graça e bênçãos. Ainda há ingressos para acompanhar o jantar de entrega do Troféu Tonito, no valor individual de R$ 50,00. O cardápio da noite tem churrasco, frango, salsichão, risoto de tomate seco, maionese e saladas diversas, com sagu e creme de sobremesa, vinho, refrigerante e água.



Lançamento da 142ª de Santo Antônio


Quem prestigiar o jantar assistirá, também, o lançamento da 142ª Festa de Santo Antônio, guiada pelo lema ‘Com Santo Antônio: Ide e Anunciai’. A edição de 2020 do mais tradicional evento cultural, religioso e social de Bento Gonçalves apresenta sua campanha de divulgação, com destaque para o cartaz, que traz três elementos em evidência: Santo Antônio, padroeiro do município; a Bíblia, representando a palavra do Evangelho que deve ser anunciada; e o mapa-múndi, colocando o globo como espaço aberto para a vivência do Evangelho, com pontos conectando cada um dos cinco continentes. “Da cidade de Bento Gonçalves para o mundo, essa é nossa meta de evangelização, pois a Igreja existe a fim de evangelizar todos os povos”, diz o padre Ricardo Fontana, pároco da Paróquia Santo Antônio.


A programação da 142ª Festa de Santo Antônio tem cinco eventos sociais: Entrega do troféu Tonito; Chá das Zeladoras de Capelinhas (19 de abril); Bingo de Santo Antônio (08 de maio); Jantar do Codeguim (29 de maio) e Almoço Festivo, dia 13 de junho, culminando a agenda. Os eventos sociais devem mobilizar a participação de mais de 5 mil pessoas. Complementa o rol de atividades a ‘Ação Entre Amigos’, que neste ano sorteia dois automóveis 0 km (um Volkswagen Novo Gol Branco e um Fiat Mobi Vermelho), além de prêmios como um sofá eletrônico (Omega Virato); um conjunto de colchão terapêutico e box padrão (Sonomais) e uma viagem para duas pessoas com destino ao santuário Nossa Senhora Aparecida, com uma cozinha (Multimóveis). O valor de cada cautela é de R$ 10,00, e o sorteio será no dia 29 de agosto.


Já as atividades religiosas têm como destaque as cerca de 35 visitas que o padroeiro realizará às comunidades, paróquias da região de pastoral e entidades, nos meses que antecedem a festa sempre acompanhados pelos casais festeiros e os festeiros jovens. Também há a Missa com Benção da Saúde (24 de maio) e a Trezena de Santo Antônio (de 31 de maio a 12 de junho), que recebe em média, cerca de 600 pessoas em cada celebração. O ápice das comemorações é o Dia Festivo de Santo Antônio, que deve mobilizar 20 mil fiéis. No tradicional 13 de junho, a programação começa às 6h, com a Alvorada Festiva e segue às 7h, 8h30 e 10h com missa no Santuário. No horário das 15, ocorre a Missa Campal e Procissão com Santo Antônio pelas ruas centrais da cidade. O encerramento é às 18h, com a Missa de Ação de Graças e Apresentação dos Casais Festeiros de 2021 no Santuário.


Todo o trabalho de organização da 142ª Festa de Santo Antônio, é feito por voluntários, que optam por dedicar seu tempo e sua energia a essa causa comunitária. Cerca de mil pessoas trabalham na organização dos eventos sociais e religiosos. Os casais festeiros deste ano são Andrey Arcari e Monaliza F. Salvador Arcari; Celso Centenaro e Simone Dall’Osbel Centenaro; César Anderle e Simone Ribeiro Anderle; Euclides Penso e Stela Penso; Leandro Moro e Carla Zortea e Valdir Piva e Liane Rostirola Piva. Os Festeiros Jovens são Maikel Kunzler e Noeli Dalla Giacomassa; Herson Baldissera e Denise Baldissera; Maicon Raffainer e Luana Maria Formentini Petroli.

0 visualização
SOBRE NÓS

Em Bento Gonçalves, desde 1878 (data da primeira festa) e desde 1884, data da criação desta paróquia, Santo Antônio é venerado como padroeiro do município. A nossa trajetória é repleta de fé. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos e, em 1876, fora enviado pelos bispos italianos, o padre Bartolomeu Tiecher. Neste ano, foi celebrado a primeira missa junto à cruzinha, localizada em frente ao Santuário. 

Em 1934, quando comemorou o 50º aniversário da Paróquia Santo Antônio, a comunidade recebeu o decreto de elevação da igreja matriz para Santuário Diocesano de Santo Antônio. No dia 31 de dezembro de 2019, foi celebrado o Jubileu de 85 anos do Santuário.

LOCALIZAÇÃO

(54) 3452-1634

R. Mal. Deodoro, 263 - Centro, Bento Gonçalves - RS, 95700-000

secretaria@paroquiasantoantoniobg.com.br

CONECTE-SE