Paróquia Santo Antônio disponibiliza plataforma digital para encontros de Catequese na pandemia

Atualizado: Mar 16

Disponível por meio do site da Paróquia, ferramenta une programa para chamadas de vídeo e Google Drive para armazenamento dos documentos

A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, disponibiliza a partir desta primeira semana de março de 2021 uma ferramenta para os encontros da Catequese. A plataforma digital tem como objetivo oferecer novos meios para a realização dos encontros da Iniciação à Vida Cristã, neste tempo de pandemia da Covid-19.

Disponível por meio do site www.paroquiasantoantoniobg.com.br, a plataforma pode ser acessada por computador e smartphone. O portal une o programa Zoom, para as chamadas de vídeo e encontros virtuais, e o Google Drive para o armazenamento dos documentos e tarefas.

O projeto nasceu em agosto de 2020, a partir do impulso do pároco, padre Ricardo Fontana, e foi amadurecido junto à coordenação da Animação Bíblico-Catequética da Paróquia, para atender a demanda das crianças, adolescentes e jovens que estão no caminho da Iniciação à Vida Cristã. A concretização se deu no início deste ano, a partir de um trabalho conjunto da Catequese e da assessoria de comunicação, juntamente com a agência responsável pela construção do site da Paróquia.

Neste primeiro momento, ele será utilizado como projeto piloto para os mais de 230 catequizandos da comunidade Centro. Além disso, poderá ser usada para outras reuniões e encontros digitais das pastorais e serviços da Paróquia. A plataforma demandou o investimento de pouco mais de R$ 2 mil para a compra de licenças para a realização dos encontros por meio das chamadas de vídeo e também para a organização do portal, no site.

De acordo com o pároco, padre Ricardo Fontana, a Catequese é uma das portas de entrada da comunidade de fé e, por isso, todos os investimentos são feitos para manter o vínculo da família com a comunidade de fé. Ele aniversaria nesta terça-feira, 02 de março, e destaca que, para ele, a implementação é um presente. “A cidade digital está cada vez mais presente no mundo e a Igreja precisa se apropriar dessas ferramentas para evangelizar. Como Paulo Apóstolo pregou o Evangelho no Areópago de Atenas, é necessário estar nos novos areópagos da sociedade. Nada substitui o encontro e a Catequese presencial, mas esse momento que vivemos nos pede alternativas para comunicar e anunciar Jesus Cristo. Juntos iremos construir novos caminhos, unindo a Igreja, as famílias e a comunidade”, pontua.

Acesse o Portal da Catequese: