• Paróquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio dá início à programação de celebrações nas Comunidades, em Bento

Calendário de Missas mensais será retomado a partir deste sábado, 12 de setembro, após a parada para evitar o contágio do novo coronavírus, em março


A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, dá início ao calendário de celebrações nas Comunidades neste sábado, 12 de setembro. Também, a partir deste dia o Santuário Santo Antônio retoma os horários normais de Missas. A programação foi reorganizada para permitir que as famílias possam rezar nas igrejas dos seus bairros e recomeçar gradativamente as ações pastorais nas localidades.

Santuário Diocesano Santo Antônio

O Santuário Santo Antônio irá retomar seus horários tradicionais de Missas. Aos domingos, retornam as quatro celebrações (07h, 08h30min, 10h e 18h). Durante a semana, permanece o horário das 18h, sempre com transmissão ao vivo pelo Facebook. Nas quartas e sextas-feiras, ao meio-dia, haverá Missa. Nas sextas-feiras, após a celebração, haverá a exposição do Santíssimo Sacramento, até às 15h, quando acontece a oração do Terço da Misericórdia e bênção do Santíssimo.

No Santuário, serão seguidos todos os protocolos de segurança, distanciamento e higienização já realizados ao longo dos últimos meses. As portas frontais da igreja também serão abertas no horário das 08h às 19h.

Comunidades da Paróquia

Cada comunidade terá uma celebração mensal. Neste sábado, 12 de setembro, haverá Missa às 16h30min na comunidade Sagrado Coração de Jesus - Paim e às 19h30min nas igrejas Nossa Senhora do Carmo - Borgo e Nossa Senhora Aparecida - Conceição. Já no domingo, 13 de setembro, às 09h, nas comunidades Nossa Senhora da Saúde - Vinhedos e Jesus Bom Pastor - Cruzeiro.

Para esta retomada, serão seguidas todas as normas de distanciamento. A orientação enviada às comunidades é a delimitação dos bancos para que os fiéis permaneçam com a distância mínima de dois metros entre si, bem como a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos na chegada, no momento da distribuição da Eucaristia e ao final da Missa, bem como o uso de máscara. Antes e depois de cada celebração, deverá ser feita a higienização do espaço litúrgico.

Além disso, deverá ser respeitada a ocupação máxima conforme estabelecido pelas bandeiras do Distanciamento Controlado: em bandeira laranja, 25% da capacidade da igreja e em caso de bandeira vermelha, 30 pessoas.

O pedido é que pessoas com sintomas de gripe ou que façam parte dos grupos de risco permaneçam em casa, neste primeiro momento e acompanhem a Missa diária, ao vivo, pelo Facebook da Paróquia Santo Antônio, sempre às 18h. As atividades, encontros, reuniões e festividades nos salões comunitários e paroquiais permanecem suspensas.

Para consultar os horários de Missa nas comunidades, basta clicar em: https://www.paroquiasantoantoniobg.com.br/horarios-das-missas ou semanalmente, o link da Programação Semanal no site da Paróquia.

130 visualizações
SOBRE NÓS

Em Bento Gonçalves, desde 1878 (data da primeira festa) e desde 1884, data da criação desta paróquia, Santo Antônio é venerado como padroeiro do município. A nossa trajetória é repleta de fé. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos e, em 1876, fora enviado pelos bispos italianos, o padre Bartolomeu Tiecher. Neste ano, foi celebrado a primeira missa junto à cruzinha, localizada em frente ao Santuário. 

Em 1934, quando comemorou o 50º aniversário da Paróquia Santo Antônio, a comunidade recebeu o decreto de elevação da igreja matriz para Santuário Diocesano de Santo Antônio. No dia 31 de dezembro de 2019, foi celebrado o Jubileu de 85 anos do Santuário.

LOCALIZAÇÃO

(54) 3452-1634

RuaMarechal Deodoro, 263 - Centro, Bento Gonçalves - RS, 95700-160

secretaria@paroquiasantoantoniobg.com.br

CONECTE-SE