• Paróquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio celebra 137 anos de criação nesta sexta-feira

Atualizado: Ago 6

Missa solene em ação de graças será celebrada às 18h, no Santuário Santo Antônio





A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, irá celebrar seus 137 anos, nesta sexta-feira, 06 de agosto. Criada em 1884, na então Colônia Dona Isabel, hoje atende o Santuário, no centro da cidade, e outras 25 comunidades nos bairros e no interior do município. A Missa solene em ação de graças será celebrada às 18h, no Santuário Santo Antônio, o que também marca a festa litúrgica da Transfiguração de Jesus.


Ainda antes de ser transformada em Paróquia, a Colônia Dona Isabel sempre foi marcada pela fé de seu povo, aliada aos valores da família e do trabalho. Em 30 de setembro de 1876, pouco mais de um ano após a chegada dos Imigrantes Italianos, o padre Bartolomeu Tiecher celebrou a primeira Missa, nas proximidades do atual Santuário. De lá para cá, cresceu a devoção a Santo Antônio, que se tornou o padroeiro de Bento Gonçalves e os próprios festejos a ele dedicados, que são os mais antigos da Imigração, chegando à 143ª edição neste ano de 2021.


Atualmente, a equipe sacerdotal da Paróquia Santo Antônio é composta pelo padre Ricardo Fontana, pároco e pelos vigários paroquiais, Júlio Giordani, João Roberto Masiero, Lucivan Francieski e Luís Carlos Conci e conta com a cooperação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, conhecidas como Pastorinhas, há 68 anos. Hoje, servem à comunidade as religiosas Lídia Villani, Vanda Terezinha Bisatto e Vergínia Fabbro.


A igreja matriz da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, celebra em 31 de dezembro de cada ano, a data de sua elevação à categoria de Santuário Diocesano. O decreto foi assinado pelo então arcebispo de Porto Alegre, dom João Becker, em 27 de dezembro de 1934 e passou a valer no dia 31 do mesmo mês, na comemoração solene do cinquentenário de criação da Paróquia. O jubileu de 85 anos da elevação foi celebrado em 31 de dezembro de 2019, por dom José Gislon.


"A Paróquia foi instituída canonicamente pelo arcebispo, dom Sebastião Dias Laranjeira, e teve como primeiro pároco, o padre Giovanni Menegotto. A fé do nosso povo, que trouxe um pequeno quadro de Santo Antônio e diante dele, com sua devoção, as pessoas foram vencendo os desafios do início da colonização e unindo famílias diante da fé singela e das pequenas devoções e da récita do Terço. Assim, desde 1876, quando o padre Batolomeu Tiecher celebrou a primeira Missa, a fé se construiu em bases sólidas, neste chão bordado de montanhas verdejantes e depois foi sendo enaltecida pelos verde parreirais, que se tornou a Capital do Vinho, nossa querida Bento Gonçalves. Este dias 06 de agosto é um dia da graça do Senhor, porque enaltece a fé do nosso povo, o trabalho das nossas famílias e, sobretudo, o amor dedicado a Deus através Santo Antônio. A impressão que deixamos para este tempo que vivemos é que, mesmo em meio a dias nublados, temos a certeza que este Santuário resplandece de fé em meio a tantas turbulências. Com a graça de Deus, somos agradecidos por tantas pessoas, devotos e peregrinos, que chegam a este Santuário, ajudando os mais pobres e também sempre levando algo para sua devoção, para sua fé e para suas vidas. Deus seja louvado pelos 137 anos da Paróquia Santo Antônio e por, neste Santuário, a luz de Cristo brilhar como esperança para o povo. Paz e bem", salienta o pároco, padre Ricardo Fontana


A Paróquia soma um grande esforço de lideranças que dão sustentação às ações pastorais e de caridade. São mais de 1.500 voluntários em 64 frentes de trabalho religioso, pastoral e social, destacando-se o serviço de caridade aos mais necessitados, a comunicação, o atendimento diário dos sacerdotes e a iniciação à Vida Cristã.


36 visualizações0 comentário