Paróquia Santo Antônio apresenta novo espaço da Catequese à imprensa de Bento Gonçalves

Atualizado: Mar 15

Salas localizadas no terceiro andar do Edifício Santo Antônio foram reformadas e receberam adaptação ao novo método da Iniciação à Vida Cristã

A Paróquia Santo Antônio apresentou, nesta sexta-feira, 13 de março, dia votivo de Santo Antônio e data do lançamento da 142ª edição dos festejos do padroeiro, o novo espaço da Catequese à imprensa de Bento Gonçalves. As salas localizadas o terceiro andar do Edifício Santo Antônio foram reformadas e receberam novas luzes, móveis e pinturas baseadas no novo método da Iniciação à Vida Cristã.

No ano 2019, foi desenvolvido o projeto de reforma. Dentre as diretrizes propostas, estava valorizar a dimensão da acolhida e do encontro dos catequizandos, oferecendo espaços renovados e convenientemente adaptados. Desde 2010, esse contato inicial do jovem com a fé Católica passou por adequações de metodologia, tendo como referência a obra de Dom Leomar Brustolin, que recupera uma forma de catequese praticada nas origens da Igreja Católica. Inclusive, o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ricardo Fontana teve participação ativa e efetiva nos estudos para elaboração destes manuais.

O conceito gerador da reforma também buscou inspiração no YouCat, que é o Catecismo da Igreja Católica para jovens e adolescentes. Nesse material, estão sintetizados e organizados em forma de perguntas e respostas de fácil entendimento os conteúdos mais importantes da fé cristã.

As quatro novas salas de catequese da comunidade do Centro foram repensadas para a vivência do novo método a partir de uma linguagem simples, de fácil compreensão e buscando o foco na Palavra de Deus. Fugindo do aspecto de uma sala de aula, os catequizandos sentam-se em uma única mesa, como forma de lembrar os apóstolos reunidos para acolher os ensinamentos de Jesus e meditam passagens bíblicas em um espaço preparado para que todos possam descobrir e aprofundar sua fé.

Os espaços passaram a ter mobiliários novos, cores mais atraentes e aspecto mais aconchegante, tudo para estimular o jovem a vivenciar sua espiritualidade de maneira mais ativa e participativa. As circulações e o átrio, que é o hall de entrada, receberam

ilustrações de Roger Zortea, que reproduziu personagens e cenas criados por Alexander Von Lengerke para o YouCat.

De acordo com o padre Ricardo Fontana, a Paróquia Santo Antônio quer atender cada vez melhor as diretrizes eclesiais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que assemelham a Igreja à casa com quatro pilares: do Pão, da Palavra, da Caridade e da Ação Missionária. "A Catequese é lugar da Palavra e é espaço para as crianças e jovens se sentirem bem, acolhidos e incentivados a viverem esse tempo com intensidade. Não podemos pensar em porões, espaços úmidos, com cheiro de mofo para a Catequese, mas lugares dignos e atraentes", recorda.

As obras foram realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, e tiveram a dedicação integral da coordenação da Catequese, formada pela Irmã Vilma Rech e por Raquel Galli Bianchi, e dos arquitetos Dangle Júlio Marini e Rafaela Schneider. O espaço foi abençoado na Quarta-feira de Cinzas, 26 de fevereiro, quando aconteceu a abertura das atividades do Ano Catequético.

R. Mal. Deodoro, 263 - Centro, Bento Gonçalves - RS, 95700-000