• Paróquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio acolhe seminarista Luciano Dalmolin

Jovem de 24 anos, que está na etapa da Teologia, fará estágio durante o ano de 2020 e irá auxiliar atendimento pastoral




A Paróquia Santo Antônio acolheu, na missa das 18h da Quarta-feira de Cinzas, 26 de fevereiro, o seminarista Luciano Dalmolin. Ao longo do ano de 2020, o jovem, que está na etapa da Teologia, fará estágio e irá auxiliar no atendimento pastoral. Ele foi apresentado pelo pároco, padre Ricardo Fontana, na celebração concelebrada pelo padre Júlio Giordani, no Santuário Santo Antônio.


Natural de Paraí - RS, Luciano tem 24 anos e ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, no ano de 2011, onde realizou o Ensino Médio. Em 2014, cursou o Propedêutico no Seminário Maior São José, mesma casa de formação em que residiu até 2017 e estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul. Em 2018 iniciou a graduação em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, residindo no Seminário Maior São Lucas. Agora, dá uma pausa nos estudos para vivenciar um ano de estágio pastoral e irá retomar o curso em 2021.


No último mês de janeiro de 2020, Luciano fez parte da experiência missionária promovida pelo regional Nordeste II da CNBB, na diocese de Floresta, sertão pernambucano. Ele nos conta um pouco de sua caminhada vocacional. "Iniciei meu processo vocacional ainda quando era adolescente, com 14 anos, e a partir do convite de algumas pessoas manifestei meu desejo de iniciar o processo de discernimento vocacional. Agora, em Bento, quero poder aprender, ajudar, colaborar com o povo da Paróquia Santo Antônio. Peço que as famílias rezem por mim e também pelas vocações", salienta.

4 visualizações
SOBRE NÓS

Em Bento Gonçalves, desde 1878 (data da primeira festa) e desde 1884, data da criação desta paróquia, Santo Antônio é venerado como padroeiro do município. A nossa trajetória é repleta de fé. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos e, em 1876, fora enviado pelos bispos italianos, o padre Bartolomeu Tiecher. Neste ano, foi celebrado a primeira missa junto à cruzinha, localizada em frente ao Santuário. 

Em 1934, quando comemorou o 50º aniversário da Paróquia Santo Antônio, a comunidade recebeu o decreto de elevação da igreja matriz para Santuário Diocesano de Santo Antônio. No dia 31 de dezembro de 2019, foi celebrado o Jubileu de 85 anos do Santuário.

LOCALIZAÇÃO

(54) 3452-1634

R. Mal. Deodoro, 263 - Centro, Bento Gonçalves - RS, 95700-000

secretaria@paroquiasantoantoniobg.com.br

CONECTE-SE