• Paróquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio acolhe Conselho da Região Pastoral de Bento Gonçalves

Encontro reuniu lideranças e padres das paróquias de Bento, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Santa Bárbara e Pinto Bandeira




A organização sinodal da Igreja é uma das prioridades do pontificado do Papa Francisco, dos documentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Plano de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul e, por sua vez, das paróquias, pastorais e serviços da Região Pastoral de Bento Gonçalves. Essa caminhada foi reafirmada durante o encontro do Conselho da Região de Pastoral, realizado na noite da quarta-feira, 18 de agosto, na Paróquia Santo Antônio, de acordo com os protocolos sanitários.


Na oportunidade, o coordenador da Região de Pastoral, padre Ricardo Fontana deu as boas vindas às lideranças e padres das paróquias de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Santa Bárbara (localidade de São Valentim do Sul) e Pinto Bandeira. Além disso, foi feita a eleição da nova secretária do grupo, tendo sido aclamada Maria Helena Petroli Tasca, como responsável pelas atas dessa instância pastoral.


Após a oração inicial, conduzida pelo padre Luís Carlos Conci, foi feita a leitura da ata do encontro realizado em 27 de abril, quando foi eleito o padre Ricardo Fontana como coordenador. Logo depois, o coordenador diocesano de Pastoral, padre Paulo César Nodari iniciou a explanação da pauta encaminhada pela Diocese, cujos pontos trataram da caminhada da Iniciação à Vida Cristã, da organização das Pastorais Sociais e do dízimo, bem como a indicação de nomes para o processo formativo do diaconato permanente.


Dentre outras pautas, também foram abordadas a Assembleia Eclesial Latino Americana e do Caribe, a organização diocesana da Pastoral Familiar para o Curso de Noivos e a eleição de Natana Dorneles e de Simone Balssanello para representar a Região Pastoral de Bento Gonçalves junto ao Conselho Diocesano de Leigos.


Ao final, o padre Ricardo Fontana sugeriu a organização do plano regional de Pastoral, com as linhas de ação do Plano Diocesano, os projetos de cada uma das frentes e seus responsáveis. Desta forma, ficou definido que o documento regional será deliberado na última reunião do Conselho, marcada para o dia 08 de dezembro.


Em comunhão, as paróquias também definiram pela realização de uma coleta, no final de semana, 21 e 22 de agosto, para auxiliar a Paróquia Santa Fé, de Caxias do Sul, que teve parte de seu salão consumido pelo fogo, no início de agosto. O espaço era utilizado para o atendimento de caridade às famílias mais necessitadas.

65 visualizações0 comentário