• Paróquia Santo Antônio

Palestra da Campanha da Fraternidade 2020 reúne mais de 250 pessoas em Bento Gonçalves

Atividade promovida pelo Curso de Teologia e Bíblia teve a presença de Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese do Rio Grande





Mais de 250 pessoas participaram da palestra com a temática "Fraternidade e vida: dom e compromisso", promovida pelo Curso de Teologia e Bíblia da Região Pastoral de Bento Gonçalves, nesta quinta-feira, 05 de março. O encontro, que lotou sala 1 do Cinema Shopping Bento, foi assessorado por Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese do Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele partilhou sobre a Campanha da Fraternidade 2020, a qual ajudou a construir, a partir da ótica do cuidado, da compaixão e da defesa da vida.


Durante a palestra, o bispo falou sobre as três dimensões da Campanha e, com elas, o compromisso do cristão, ao ver o sofrimento do outro, ser capaz de se compadecer e cuidar do próximo. Entre outras questões, Dom Ricardo tratou sobre a forma com que a Igreja acolhe quem sofre, como dá assistência a essas pessoas e como cuida dos leigos e leigas que atuam na vida eclesial. Falou, inclusive sobre a depressão e o suicídio, problemas oriundos da falta de sentido da vida, que acometem a sociedade atual.


Para Dom Ricardo, a Quaresma é um tempo especial para viver a Campanha da Fraternidade, porque ela nasce como apelo de conversão do coração e da mente humana. "A imagem de Irmã Dulce nos impulsiona a sermos misericordiosos e cuidadores uns dos outros. A vida é dom de Deus e compromisso nosso. É uma possibilidade de mudar nosso jeito de ver e de sentir e buscar cuidar da vida, começando em nossas famílias, nas nossas comunidades e na sociedade toda", salienta.



5 visualizações
SOBRE NÓS

Em Bento Gonçalves, desde 1878 (data da primeira festa) e desde 1884, data da criação desta paróquia, Santo Antônio é venerado como padroeiro do município. A nossa trajetória é repleta de fé. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos e, em 1876, fora enviado pelos bispos italianos, o padre Bartolomeu Tiecher. Neste ano, foi celebrado a primeira missa junto à cruzinha, localizada em frente ao Santuário. 

Em 1934, quando comemorou o 50º aniversário da Paróquia Santo Antônio, a comunidade recebeu o decreto de elevação da igreja matriz para Santuário Diocesano de Santo Antônio. No dia 31 de dezembro de 2019, foi celebrado o Jubileu de 85 anos do Santuário.

LOCALIZAÇÃO

(54) 3452-1634

RuaMarechal Deodoro, 263 - Centro, Bento Gonçalves - RS, 95700-160

secretaria@paroquiasantoantoniobg.com.br

CONECTE-SE