top of page
  • Foto do escritorParóquia Santo Antônio

Os 90 anos de história do Santuário Santo Antônio são levados ao desfile do Bento em Vindima 2024

Equipe de festeiros da 146ª Festa de Santo Antônio participou do evento, que narrou os 90 anos da elevação de Igreja Matriz a Santuário Diocesano, em 31 de dezembro de 1934; também foram distribuídos pãezinhos com sabor de uva





Entre os meses de janeiro e março, o centro da cidade de Bento Gonçalves sedia diferentes atividades do Bento em Vindima 2024. Na tarde de domingo, 21 de janeiro, aconteceu o Desfile Cênico, na Via Del Vino. Participando da ala 4 do espetáculo "Santo Antônio, nosso Padroeiro", os festeiros da 146ª edição dos festejos contaram a história dos 90 anos do Santuário Diocesano de Santo Antônio.


A abertura foi com o decreto assinado pelo então arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker, publicado em dezembro de 1934, no qual eleva a Igreja Matriz a Santuário Diocesano Santo Antônio de Lisboa, em vista dos 50 anos da paróquia e da força da devoção do povo de Bento Gonçalves ao santo português, conhecido por sua ação junto aos paduanos. Logo depois, foi apresentada a identidade visual dos 90 anos do Santuário, evidenciando a imagem que está no interior do templo e a torre, símbolo oficial da paróquia. O jubileu foi aberto em 31 de dezembro de 2023 e segue até o último dia do ano de 2024.


Na sequência, a comunidade pôde conhecer a identidade visual da 146ª Festa de Santo Antônio, que tem como lema: "Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade", numa ligação com a temática da Campanha da Fraternide 2024. A imagem de Santo Antônio, carregada pelos festeiros e o carro alegórico com a réplica em miniatura do Santuário Santo Antônio foram o centro da ala que tratou a importância da fé na construção de Bento Gonçalves. Sobre o carro, o padre Vinicius Fedrizzi Caberlon abençoou as pessoas que acompanhavam o desfile.


Para encerrar a apresentação dos festeiros de 2024, uma novidade: os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio ganharam cor e sabor de uva, fruta característica da cidade de Bento e da região. A ideia foi do pároco, padre Volmir Comparin, abraçada pela equipe de festeiros e concretizada pela Padaria Daline, com farinha de uva, extraída do bagaço, o que deu coloração mais escura e um gosto característico.

13 visualizações0 comentário
bottom of page