• Paróquia Santo Antônio

Missas com transmissão online são alternativa da 142ª Festa de Santo Antônio para engajar fiéis

Em maio, segue a agenda de celebrações com veiculação ao vivo pelas redes sociais


A tecnologia é a grande aliada da 142ª Festa de Santo Antônio para vencer o desafio de manter o engajamento dos fiéis em tempos de pandemia. Atendendo às determinações que desaconselham as celebrações presenciais, para evitar a aglomeração de pessoas, o grupo de festeiros encontrou na Internet o caminho para manter sua programação religiosa e colocar em prática o lema desta edição: ‘Com Santo Antônio: Ide e anunciai’ – e substituiu as tradicionais visitas às comunidades por Missas transmitidas ao vivo pelas redes sociais.

Sucesso em abril, a iniciativa inédita conquistou boa adesão de público. Mais de 3,1 pessoas assistiram às Missas durante as onze transmissões já realizadas, e os vídeos das celebrações ultrapassaram as 30 mil visualizações. A iniciativa segue com ações em maio – veja agenda de encontros abaixo – a programação completa também pode ser acessada na ‘Palavra Antoniana’, disponível AQUI. As Missas ocorrem sempre às 18h, no Santuário Santo Antônio – com a presença da equipe litúrgica, de um casal de festeiros representando o grupo e um integrante da comunidade ou entidade homenageada em cada celebração. Assim, é possível atender às orientações protetivas contra a proliferação do novo coronavírus. Nessas ocasiões, o santo padroeiro da comunidade ou símbolo da entidade é conduzido até o Santuário – um dos pontos de grande emoção entre os devotos.

Outra facilidade é que as celebrações ficam disponíveis na plataforma online mesmo após a transmissão ao vivo ter encerrado, permitindo aos fiéis assistirem às Missas de suas comunidades no momento de maior disponibilidade.

A organização da 142ª Festa de Santo Antônio também prepara celebrações semelhantes para a Trezena de Santo Antônio, prevista para ocorrer de 31 de maio a 12 de junho, e o Dia Festivo, em 13 de junho – além de ações de aproximação através de conteúdos digitais com o intuito de conectar a comunidade por meio da palavra do evangelho. Programação de Missas com transmissão online em alusão às visitas de Santo Antônio: 02/05: Santa Maria Goretti e N. Sra. Fátima – Cohab (disponível para assistir) 03/05: N. Sra. Rosário – Progresso II (disponível para assistir) 04/05: Hospital Tacchini (disponível para assistir) 06/05: São Francisco de Assis – São Francisco 09/05: Sagrado Coração de Jesus – Paim e N. Sra. Do Carmo - Borgo 10/05: Jesus Bom Pastor – Cruzeiro; São Miguel; e Santa Catarina - Licorsul 13/05: São Pedro – Caminhos de Pedra 15/05: São Pedro - Salgado 16/05: São Paulo Apóstolo - Tancredo 17/05: Paróquia São Roque e Paróquia Cristo Rei 20/05: Lar do Ancião 23/05: Santa Lúcia – Progresso e N.Sra. Aparecida - Conceição 24/05: N.Sra. da Saúde - Vinhedos 25/05: São Cristóvão – Vila Nova I 26/05: N.Sra. de Caravaggio – Vila Nova II 30/05: Santuário N.Sra. do Rosário de Pompeia – Pinto Bandeira 31/05: Paróquia N.Sra. do Rosário – Faria Lemos 07/06: Santuário N.Sra. de Caravaggio - Farroupilha

SOBRE NÓS

Em Bento Gonçalves, desde 1878 (data da primeira festa) e desde 1884, data da criação desta paróquia, Santo Antônio é venerado como padroeiro do município. A nossa trajetória é repleta de fé. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos e, em 1876, fora enviado pelos bispos italianos, o padre Bartolomeu Tiecher. Neste ano, foi celebrado a primeira missa junto à cruzinha, localizada em frente ao Santuário. 

Em 1934, quando comemorou o 50º aniversário da Paróquia Santo Antônio, a comunidade recebeu o decreto de elevação da igreja matriz para Santuário Diocesano de Santo Antônio. No dia 31 de dezembro de 2019, foi celebrado o Jubileu de 85 anos do Santuário.

LOCALIZAÇÃO

(54) 3452-1634

Rua Marechal Deodoro, 263 - Centro,

Bento Gonçalves - RS, 95700-160

secretaria@paroquiasantoantoniobg.com.br

CONECTE-SE