• Paróquia Santo Antônio

Mais de 200 jovens confirmaram a fé durante as celebrações da Crisma, na Paróquia Santo Antônio

Ao longo dos meses de janeiro e primeira quinzena de fevereiro, catequizandos do Centro das comunidades receberam o Sacramento da Confirmação, após preparação em família ao longo dos meses de pandemia




A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, celebrou, ao longo do mês de janeiro e da primeira quinzena de fevereiro de 2021, o Sacramento da Crisma de 207 catequizandos, nas diversas Comunidades. O Sacramento da Confirmação é recebido no percurso de Iniciação à Vida Cristã, no encerramento do ciclo de quatro anos dos encontros de Catequese e foi realizado após a preparação dos adolescentes e jovens em suas famílias, ao longo dos primeiros meses da pandemia, em 2020.


As Missas aconteceram em horários alternativos, para não haver aglomeração de pessoas e também foi limitada a participação de familiares. No Santuário Santo Antônio, por exemplo, as celebrações foram realizadas aos sábados do mês de janeiro, às 19h30min. As Crismas, presididas pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, e pelo pároco, padre Ricardo Fontana, também movimentaram as comunidades Santa Catarina, do bairro Licorsul, Santa Maria Goretti, Santa Lúcia, do bairro Progresso, Nossa Senhora do Rosário, do Progresso II e Nossa Senhora de Caravaggio, do bairro Vila Nova II.


Neste processo de reorganização exigida pela pandemia da Covid-19, a Paróquia Santo Antônio manteve as atividades e os encontros da Catequese no formato virtual, seguindo as orientações diocesanas. Celebrações em família e com a transmissão ao vivo pelas redes sociais permitiram a realização de um itinerário de fé e conhecimento de Jesus, por meio da Leitura Orante da Palavra de Deus. Em dezembro e janeiro foram realizadas as confissões, momento especial para os catequizandos buscarem o Sacramento da Reconciliação.


O pároco, padre Ricardo Fontana, destaca a importância do caminho de fé realizado pelas famílias e a doação das catequistas e coordenadoras para o bom êxito do itinerário. "Todos nós, crianças, pais, equipe paroquial, catequistas, coordenação, somos vitoriosos, porque assumimos juntos este desafio. Certamente esses quatro anos foram tempo especial da graça de Deus que nos permitiu aprender mais sobre este Jesus, manifestado pela força e ação do Espírito Santo. Rezamos e torcemos para que esses jovens deem mais passos neste caminho e possam participar da vida da comunidade e também se inserir no próprio CLJ. Contem conosco", pontua.


Durante o mês de dezembro e a primeira quinzena de janeiro deste ano, 397 crianças e adolescentes receberam Jesus na Eucaristia pela primeira vez. Em 2021, a Catequese inicia suas atividades na Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro.


124 visualizações0 comentário
SOBRE NÓS

Em Bento Gonçalves, desde 1878 (data da primeira festa) e desde 1884, data da criação desta paróquia, Santo Antônio é venerado como padroeiro do município. A nossa trajetória é repleta de fé. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos e, em 1876, fora enviado pelos bispos italianos, o padre Bartolomeu Tiecher. Neste ano, foi celebrado a primeira missa junto à cruzinha, localizada em frente ao Santuário. 

Em 1934, quando comemorou o 50º aniversário da Paróquia Santo Antônio, a comunidade recebeu o decreto de elevação da igreja matriz para Santuário Diocesano de Santo Antônio. No dia 31 de dezembro de 2019, foi celebrado o Jubileu de 85 anos do Santuário.

LOCALIZAÇÃO

(54) 3452-1634

Rua Marechal Deodoro, 263 - Centro,

Bento Gonçalves - RS, 95700-160

secretaria@paroquiasantoantoniobg.com.br

CONECTE-SE