• Paróquia Santo Antônio

“Jornada com Santo Antônio”, da 144ª Festa de Santo Antônio, irá alcançar 20 mil pessoas

Game digital de três fases, será desenvolvido de março a junho, tendo como público-alvo os estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental I




A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, lançou nesta sexta-feira, 18 de março, a “Jornada com Santo Antônio”, um jogo que irá alcançar 20 mil pessoas de forma indireta. A atividade foi realizada na Fundação Casa das Artes e contou com a participação de mais de 350 estudantes e educadores das redes municipal, estadual e particular de ensino. O game digital de três fases, será desenvolvido de março a junho, tendo como público-alvo os estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental I, em preparação para a 144ª Festa de Santo Antônio.


O game da “Jornada com Santo Antônio” inclui um cadastro com e-mail e senha para até 7 mil usuários diretos de 52 escolas e quatro paróquias diferentes. No total, cada roleta temática terá 20 perguntas sobre Santo Antônio. Os participantes terão acesso ao jogo, que inclui perguntas e respostas com vídeos explicativos, e poderão participar de um ranking com sorteio de premiações ao final da festa. Entre os temas abordados estão a vida e a história do Santo em Bento Gonçalves, os milagres e sermões mais conhecidos, a fraternidade e educação passada aos seus fiéis na sua trajetória. Para acessar o jogo basta clicar em https://jornadacomsantoantonio.playerum.com.br/





Ao final das três fases, sendo a primeira, de 18 de março a 08 de abril; a segunda, de 18 de abril a 06 de maio; e a terceira, de 13 de maio a 13 de junho, serão premiadas as três escolas melhores ranqueadas e os 144 educandos melhor colocados receberão kits da Paróquia Santo Antônio. Neste ano, a 144ª Festa de Santo Antônio traz a temática da educação com o lema: “Como Santo Antônio, fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26).


De acordo com o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, a proposta é inovadora e, ao mesmo tempo, convida as famílias a aprenderem, com jogos e brincadeiras, sobre a vida de Santo Antônio e a sua importância para o município de Bento Gonçalves. “Em comunhão com a Campanha da Fraternidade que nos desafia sobre a educação, estamos trazendo a vida e os ensinamentos de Santo Antônio para nossos alunos. Que a sabedoria de Deus entre na mente destes alunos educando-os a discernir o bem do mal; cuidar verdadeiramente da vida humana e da natureza; aprender a dialogar na família, na escola e na sociedade. Que Santo Antônio nos ajude a chegar perto do coração de todos”, salienta.


O coordenador do projeto, padre Luís Carlos Conci, ressalta a importância dos meios de comunicação e seu potencial evangelizador. "Há 144 anos atrás já existia a festa de Santo Antônio na nossa região, por causa da imigração italiana. Hoje a internet nos permite atender muito mais pessoas e não dá mais para pensar em uma evangelização unitária. A proposta foi realizar uma festa cultural religiosa de forma que esse conteúdo chegasse em cada vez mais escolas, organizações e setores. Os temas são voltados para educação e fé, com reflexões muito bonitas, com valorização do ser humano”, explica.


A empresa contratada pela Paróquia Santo Antônio para o desenvolvimento da “Jornada com Santo Antônio” é a PlayerUm, do Rio de Janeiro. O CEO da empresa, Flávio Stoliar, revela que a Igreja Católica está dando um passo inédito ao realizar este projeto. “É a primeira vez que a PlayerUm recebe um projeto especial de cunho religioso e ficamos muito felizes com o resultado. Além do jogo estar super bonito, a roleta trouxe uma proposta totalmente educativa para diferentes idades sobre a vida e os ensinamentos de Santo Antônio. A ideia é trazer mais interatividade com diversão em um formato lúdico, cuja absorção pode ser superior a 80% deste conteúdo. A gamificação é algo que realmente pode entrar em qualquer área" destaca.


O game já foi bem recebido pelas escolas privadas, públicas e estaduais. Além disso, a APAE, associações de deficientes, Secretarias de Educação e Cultura também estão envolvidos na jornada. A secretária Municipal da Educação, Adriane Zorzi, que acompanhou o projeto desde o início, complementa: “Que cada um de nós, independente de nossa crença, possa falar com amor e sabedoria, como foi Santo Antônio. Que a gente aproveite a Festa de Santo Antônio para trazer mais sabedoria à nossa vida”.




Neste link está a solenidade de lançamento e, ao final, a amostra do jogo, com a participação dos estudantes: https://www.youtube.com/watch?v=i2KI0svfUTg

113 visualizações0 comentário