• Paróquia Santo Antônio

Igreja Santo Antônio de Bento Gonçalves celebra 87 anos de elevação a Santuário Diocesano

Decreto assinado pelo então arcebispo de Porto Alegre, dom João Becker, data de dezembro de 1934; missa irá marcar a data da matriz da antiga Dona Isabel





A igreja matriz da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, celebra neste ano de 2021, os 87 anos de sua elevação à categoria de Santuário Diocesano. O decreto foi assinado pelo então arcebispo de Porto Alegre, dom João Becker, em 27 de dezembro de 1934 e passou a valer no dia 31 do mesmo mês, na comemoração solene do cinquentenário de criação da Paróquia.


Os documentos datam a construção da igreja entre os anos de 1890 e 1894. Ao longo das décadas, o templo passou por inúmeras reformas e, em 2007 iniciou o restauro interno e externo. Entre as obras realizadas esteve a substituição do telhado, bem como a reconstituição das pinturas artísticas internas que relatam os milagres atribuídos à intercessão de Santo Antônio. Em 30 de janeiro de 2007, o local foi tombado como Patrimônio Histórico de Bento Gonçalves. As obras foram concluídas em 2014. Neste ano de 2021, o templo passou pelo processo de lavagem e pintura externa.


Para recordar a data, está marcada a celebração de Missa solene na sexta-feira, dia 31 de dezembro de 2021, às 18h, no Santuário Santo Antônio, em ação de graças pela data e pelo ano que finda.

O Santuário Santo Antônio está no coração da cidade de Bento Gonçalves e, diariamente, são celebradas missas às 18h, sendo que nas quartas e sextas-feiras, além da celebração tradicional, também há missa ao meio-dia e aos domingos às 07h, 08h30min, 10h e 18h. Mensalmente, nos dias 13, dia votivo de Santo Antônio, a Eucaristia é celebrada às 08h, 12h, 14h, 16h e 18h.


Diariamente, de terça a sexta-feira, há um sacerdote à disposição da comunidade para aconselhamentos, bênçãos e confissões, na sala de atendimento, na torre da igreja e na Secretaria Paroquial.



Paróquia Santo Antônio


A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves é uma das 73 paróquias que compõem a diocese de Caxias do Sul. Foi criada em 06 de agosto de 1884, na antiga freguesia de Dona Isabel, hoje cidade de Bento Gonçalves. Possui 26 Comunidades entre igrejas e núcleos de atendimento e conta com 64 frentes de trabalho de atuação social, religiosa e pastoral.

46 visualizações0 comentário