• Paróquia Santo Antônio

Idealizado pelos movimentos de evangelização da Diocese, "Disque Ajuda" inicia atuação em Bento

As pessoas poderão solicitar apoio espiritual através da oração, apoio aos idosos para saídas externas, apoio a famílias em necessidades básicas e apoio psicológico.




O projeto "Disque Ajuda", idealizado pelos movimentos de evangelização da Igreja Católica da Diocese de Caxias, iniciou em agosto sua atuação em Bento Gonçalves. O intuito da iniciativa é auxiliar as pessoas nas necessidades urgentes que surgiram em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). É uma resposta de solidariedade da Igreja perante quem necessita de ajuda neste momento.


Todas as pessoas que colaboram com o Disque Ajuda são voluntárias, assim como as ações do projeto são gratuitas. Desta forma, as pessoas poderão solicitar apoio espiritual através da oração, apoio aos idosos para saídas externas, apoio a famílias em necessidades básicas e apoio psicológico.


O contato pode ser feito pelos telefones (54) 98131-2110 ou 99241-3238, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Estes números de telefone são da central de atendimento e recebem as demandas de todos os municípios e após a triagem, uma equipe encaminha as solicitações para os voluntários dos grupos que estão presentes em cada cidade da Diocese.


As pessoas residentes em Bento Gonçalves também podem fazer contato com a central de atendimento. Após o registro do pedido de ajuda, a demanda será repassada para os voluntários. Os movimentos de evangelização presentes na cidade estão organizados e com voluntários disponíveis para auxiliar no projeto.


Cada ponto de apoio do projeto tem as suas particularidades: o apoio espiritual, por meio de oração, é direcionado a pessoas que estão desanimadas ou sozinhas e querem ouvir uma palavra de ânimo, uma oração ou deixar o seu nome para que a equipe de apoio reze por ela. Já o apoio ao idoso é direcionado às pessoas que precisam fazer compras em mercados e farmácias. No telefonema, o idoso receberá uma senha, que será um versículo bíblico e o voluntário fará a saída externa solicitada.


O Disque Ajuda também auxilia famílias que precisam de alimentos, produtos de higiene e limpeza, fraldas infantis /geriátricas, gás de cozinha, e entre outras demandas que são solicitadas tentam ser atendidas. Já o apoio psicológico conta com uma equipe de seis psicólogas que estão a disposição para fazer uma escuta profissional. Assim, após a pessoa ser atendida na central de atendimento, o seu número será repassado para a psicóloga que entrará em contato com o solicitante.


Para quem quiser colaborar com o projeto por meio de doações, poderá entrar em contato pela central de atendimento. Os movimentos envolvidos na realização do projeto são: Renovação Carismática Católica (RCC), Lareira, Chammá, Cursilho, Focolares e Emaús.


SOBRE NÓS

Em Bento Gonçalves, desde 1878 (data da primeira festa) e desde 1884, data da criação desta paróquia, Santo Antônio é venerado como padroeiro do município. A nossa trajetória é repleta de fé. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos e, em 1876, fora enviado pelos bispos italianos, o padre Bartolomeu Tiecher. Neste ano, foi celebrado a primeira missa junto à cruzinha, localizada em frente ao Santuário. 

Em 1934, quando comemorou o 50º aniversário da Paróquia Santo Antônio, a comunidade recebeu o decreto de elevação da igreja matriz para Santuário Diocesano de Santo Antônio. No dia 31 de dezembro de 2019, foi celebrado o Jubileu de 85 anos do Santuário.

LOCALIZAÇÃO

(54) 3452-1634

Rua Marechal Deodoro, 263 - Centro,

Bento Gonçalves - RS, 95700-160

secretaria@paroquiasantoantoniobg.com.br

CONECTE-SE