Idealizado pelos movimentos de evangelização da Diocese, "Disque Ajuda" inicia atuação em Bento

As pessoas poderão solicitar apoio espiritual através da oração, apoio aos idosos para saídas externas, apoio a famílias em necessidades básicas e apoio psicológico.

O projeto "Disque Ajuda", idealizado pelos movimentos de evangelização da Igreja Católica da Diocese de Caxias, iniciou em agosto sua atuação em Bento Gonçalves. O intuito da iniciativa é auxiliar as pessoas nas necessidades urgentes que surgiram em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). É uma resposta de solidariedade da Igreja perante quem necessita de ajuda neste momento.

Todas as pessoas que colaboram com o Disque Ajuda são voluntárias, assim como as ações do projeto são gratuitas. Desta forma, as pessoas poderão solicitar apoio espiritual através da oração, apoio aos idosos para saídas externas, apoio a famílias em necessidades básicas e apoio psicológico.

O contato pode ser feito pelos telefones (54) 98131-2110 ou 99241-3238, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Estes números de telefone são da central de atendimento e recebem as demandas de todos os municípios e após a triagem, uma equipe encaminha as solicitações para os voluntários dos grupos que estão presentes em cada cidade da Diocese.

As pessoas residentes em Bento Gonçalves também podem fazer contato com a central de atendimento. Após o registro do pedido de ajuda, a demanda será repassada para os voluntários. Os movimentos de evangelização presentes na cidade estão organizados e com voluntários disponíveis para auxiliar no projeto.

Cada ponto de apoio do projeto tem as suas particularidades: o apoio espiritual, por meio de oração, é direcionado a pessoas que estão desanimadas ou sozinhas e querem ouvir uma palavra de ânimo, uma oração ou deixar o seu nome para que a equipe de apoio reze por ela. Já o apoio ao idoso é direcionado às pessoas que precisam fazer compras em mercados e farmácias. No telefonema, o idoso receberá uma senha, que será um versículo bíblico e o voluntário fará a saída externa solicitada.

O Disque Ajuda também auxilia famílias que precisam de alimentos, produtos de higiene e limpeza, fraldas infantis /geriátricas, gás de cozinha, e entre outras demandas que são solicitadas tentam ser atendidas. Já o apoio psicológico conta com uma equipe de seis psicólogas que estão a disposição para fazer uma escuta profissional. Assim, após a pessoa ser atendida na central de atendimento, o seu número será repassado para a psicóloga que entrará em contato com o solicitante.

Para quem quiser colaborar com o projeto por meio de doações, poderá entrar em contato pela central de atendimento. Os movimentos envolvidos na realização do projeto são: Renovação Carismática Católica (RCC), Lareira, Chammá, Cursilho, Focolares e Emaús.