Está acompanhando as Missas ao vivo do Santuário Santo Antônio? Saiba como se preparar bem

Desde a quarta-feira, 18 de março, a Paróquia transmite as celebrações diárias pelo Facebook, às 18h; aos domingos, também será transmitida a Eucaristia às 08h30min, pelas redes sociais e pela Rádio Difusora 890AM

Como rezar com a Eucaristia nestes tempos de Missas privadas, sem a presença de fiéis, em virtude da quarentena imposta pelo Covid-19? Diariamente, às 18h, a Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves - RS, transmite as celebrações ao vivo pelo Facebook (www.facebook.com/paroquiasantoantoniobg). Aos domingos, além do horário de costume, também será transmitida a Missa das 08h30min, pelas redes sociais e pela Rádio Difusora 890 AM. No mesmo dia, às 18h, a veiculação também será pela RA Web Rádio.

As missas nos meios de comunicação se tornam, ainda mais neste momento, instrumentos eficazes de reunir todos, cada um em suas casas, sobretudo os idosos, em torno da Palavra de Deus. Por isso, apresentamos, de acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 10 dicas importantes para orientar os fieis a se prepararem para as celebrações à distância, transmitidas pela internet ou pela TV.

1. Prepara a tua mente

Não é uma transmissão qualquer. É a Missa. Toma consciência do que será transmitido.

2. Prepara o teu espírito

Entra no clima como se estivesse entrando na Igreja. Convida o Senhor para visitar a tua casa.

3. Preparar o teu corpo

Que o exterior corresponda ao interior. Tira o pijama! Levante-te da cama. Arruma-te!

4. Prepara a tua casa

Cria um ambiente celebrativo: toalha na mesa, uma vela, o crucifixo, a Bíblia aberta. Tua casa é a Igreja doméstica.

5. Evangelize

Reúna tua família para rezarem juntos: nada de barulho, distrações ou conversas paralelas.

6. Participe ativa e efetivamente

Respondam e cante juntos a transmissão.

7. Liturgia da Palavra

Escute a Palavra de Deus com o coração aberto: ouça ou acompanha as leituras na Bíblia, nos subsídios ou mesmo nos aplicativos de celular.

8. Liturgia Eucarística

Cristo se faz presente com seu corpo, sangue, alma e divindade! Na consagração, coloquem-se de joelhos, adorando piedosamente o Senhor.

9. A Comunhão Espiritual

Reze a seguinte oração, enquanto o padre comunga por si e pela comunidade paroquial.

“Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós, mas, como não posso receber-Vos agora, no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Não permitais que eu algum dia me separe de Vós. Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu, inflamai meu coração, a fim de que esteja para sempre abrasado em Vosso amor.

Amém!”

(Oração atribuída a Santo Afonso Maria de Ligório)

10. Começa a nossa missão

Encaminha o link da transmissão das Missas para outras pessoas que não puderam acompanhar ao vivo. Anuncia o Querigma, compartilhando uma palavra de ânimo, de acordo com a Liturgia da Palavra, nos grupos que você faz parte.

R. Mal. Deodoro, 263 - Centro, Bento Gonçalves - RS, 95700-000