• Paróquia Santo Antônio

Dia Festivo de Santo Antônio terá cinco Missas e carreata com a imagem do Padroeiro, em Bento

Missa festiva será às 18h, presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, e terá tradução em libras; ao final serão apresentados os festeiros da 144ª edição




A cidade de Bento Gonçalves irá celebrar, neste domingo, 13 de junho, a 143ª edição dos festejos em honra ao seu Padroeiro, que tem como lema: “Senhor, com Santo Antônio, eis-me aqui, envia-me”! (cf. Is 6,8). A programação iniciou ainda no mês de abril, com as visitas da imagem peregrina de Santo Antônio pelas Comunidades e paróquias locais. No dia 31 de maio, iniciou a tradicional Trezena, período que se estende até o próximo sábado, 12 de junho, sempre às 18h.


Para o domingo, dia 13, data em que a Igreja faz a memória litúrgica de Santo Antônio de Pádua, a Paróquia a ele dedicada, na cidade de Bento Gonçalves, terá uma programação intensa que inicia às 06h, com a alvorada festiva e repicar dos sinos, no centro da cidade. Ao todo, serão cinco Missas, todas no interior do Santuário Santo Antônio, seguindo todos os protocolos sanitários. As celebrações serão às 07h, 08h30min, 10h, 15h e 18h, todas com transmissão ao vivo pelas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram) da Paróquia Santo Antônio.


Em cada uma das Missas será dada a bênção aos pãezinhos, aos objetos religiosos e também a bênção da saúde com a relíquia (um pedaço do osso) de Santo Antônio. Ao final da Missa das 15h, que não será campal em virtude da pandemia, serão premiadas as três melhores poesias que participaram do projeto “A Vida de Santo Antônio contada em Versos”, que envolveu estudantes das escolas católicas do município. Logo em seguida, haverá uma carreata que irá passar por algumas das principais ruas da cidade (confira o roteiro abaixo). As famílias são convidadas a prepararem pequenos altares em suas janelas e sacadas, com a imagem de Santo Antônio, em sinal de comunhão e participação.


A Missa solene será às 18h, com a presença do bispo diocesano de Caxias do Sul, dom José Gislon. A celebração terá tradução na Língua Brasileira de Sinais e a comunidade surda de Bento Gonçalves é convidada a participar. Ao final, haverá a apresentação dos festeiros da 144ª Festa de Santo Antônio, que será realizada em 2022.


“Os festejos do nosso Padroeiro são momentos especiais para manifestarmos a fé no Pai que enviou seu Filho, Palavra Viva, pela ação e força do Espírito Santo. E nosso querido Santo Antônio era um apaixonado por Deus, tanto que vivia sua missão olhando para aqueles que mais sofriam como rosto de Cristo no seu cotidiano. A pandemia nos faz refletir e aprender que a missão de evangelizar está em todos os lugares e, muitas vezes, também em nossas famílias e nas redes sociais. Com os olhos voltados para Santo Antônio, que nos conduz a Jesus Cristo, queremos celebrar a vida, rezar pela missão de evangelizar da Igreja e pedir as bênçãos de Deus sobre a nossa querida Bento Gonçalves! Tenhamos uma abençoada festa de Santo Antônio”, salienta o pároco, padre Ricardo Fontana.


Confira o percurso da carreata da 143ª Festa de Santo Antônio, por volta das 16h


  • Ponto de partida: rua Marechal Deodoro, junto ao Santuário;

  • Rua Gomes Carneiro;

  • Rua Guilherme Fasolo;

  • Acesso à avenida São Roque, passa pela Paróquia São Roque e segue até o 6º BCOM;

  • Retorna pela avenida São Roque e rua Guilherme Fasolo;

  • Acesso à rua Osvaldo Aranha até a rua Visconde de São Gabriel, onde passa pela Paróquia Cristo Rei;

  • Segue pela Olavo Bilac até a Rua Tietê;

  • Rua Xingu, até a igreja São Bento e retorna pela avenida Planalto até entrar na rua Treze de Maio;

  • Acesso à rua General Osório e segue até o seu final;

  • Acesso à rua Marechal Deodoro e finaliza no Santuário Santo Antônio.



Almoço festivo no estilo drive thru

Já estão à disposição da comunidade os ingressos para o tradicional almoço do dia festivo, que integra a programação dos festejos do Padroeiro de Bento Gonçalves, na Paróquia Santo Antônio. O evento será realizado no dia 13 de junho, domingo, e nesta edição em virtude da pandemia, o almoço será no estilo drive thru. Os ingressos ao valor individual de R$ 60,00 podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial ou ainda com os casais festeiros e festeiros jovens da 143ª Festa Santo Antônio.


No kit que será entregue junto ao estacionamento da Paróquia, das 11h30min às 13h do dia 13 de junho, será servido espaguete ao molho italiano, churrasco, galeto e maionese, além de uma porção de sagu com creme. No valor do ingresso também estará inclusa uma garrafa de vinho comemorativo à 143ª Festa. A venda será feita somente de forma antecipada e não haverá comercialização dos ingressos no dia do evento.


A entrada será pela rua Marechal Deodoro, na parte superior do estacionamento. Os veículos descem ao pátio inferior e junto à porta da cozinha do Salão Paroquial irão receber o kit. A saída será pela rua Assis Brasil, nos mesmos moldes do Jantar do Codeguim. Também será organizado um ponto para as pessoas que buscarem o alimento a pé.



Bênção do Dia dos Namorados

No sábado, 12 de junho, às 20h30min, a Paróquia Santo Antônio irá realizar a bênção do Dia dos Namorados, por intercessão de Santo Antônio. A oração, que também será estendida às famílias e aos casais, será veiculada exclusivamente pelas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram) @ParoquiaSantoAntonioBG. A ação tem por objetivo resgatar a história dos festejos, de rezar pelos casais de namorados e também fortalecer os vínculos familiares.



Mais informações sobre a Festa de Santo Antônio

A 143ª Festa de Santo Antônio tem como lema “Senhor, com Santo Antônio, eis-me aqui, envia-me”, inspirado no capítulo 6, versículo 8 do livro do profeta Isaías. A realização é da Paróquia Santo Antônio, que tem na equipe paroquial o padre Ricardo Fontana como pároco e auxílio dos padres João Roberto Masiero, Júlio Antônio Giordani, Lucivan Francieski e Luís Carlos Conci e das Irmãs Pastorinhas, Lídia Villani, Vanda Terezinha Bisato e Vergínia Fabbro.


A equipe de festeiros é composta pelos casais: Antenor e Márcia Ferrari, Francisco e Ivani Acosta, Guilherme e Adriana Garavaglia, José e Juliane Carraro, Marcos Fracalossi e Raquel Rossatto e Ronaldo e Flávia Ancezki. Os festeiros jovens desta edição são Pedro Zanotto e Caroline Zen Cainelli, Luana Carraro, Luana Robetti, Tiago Antônio Zílio e Vinícius Rosalen.


Patrocinadores Máster: Auto Tradição, Super Apolo, Omega Virato, Anderle Transportes, Piva Comércio e Indústria, Sicredi Serrana, Todeschini, Arcari Empreendimentos, Loja D’art, Sonomais Colchões e Colégio Scalabriniano Medianeira.


Patrocinadores Sênior: Braido Materiais Elétricos, FVA Material de Borracharia, Vie Imagem, Don Raffaelo, Caitá Supermercados, Lojas Pittol, Forma Comercial, Mecânica Burati, Motolife, Multimóveis, Transambiental, Tedesco Metalúrgica, Transportes Rasador, Cainelli Gás, Genialflex, Giordani Turismo, Ponto Ótico, Real Assessoria Empresarial, Reypel Comércio, Vinhedos Transportes, Dolce Gusto, Mérica Transportes, Cinex Móveis, Construbene, Gebbework, Transportes Dumar, Móveis Casamia, Gráfica Bento, New Color, Colégio Marista Aparecida e Colégio Sagrado Coração de Jesus.


340 visualizações0 comentário