top of page
  • Foto do escritorParóquia Santo Antônio

Criatividade, tecnologia e fé para homenagear o Santo padroeiro de Bento Gonçalves

Paróquia Santo Antônio inova para se adequar às restrições impostas pela pandemia e prevê celebrações alternativas nos dias 11 de junho, Corpus Christi e 13 de junho, Festa de Santo Antônio, para que devotos possam expressar sua fé



Foto: Gabriel Agostini Comerlato

Procissão do Dia Festivo de Santo Antônio de 2019 - Foto: Gabriel Agostini Comerlato


A data votiva mais importante no calendário religioso de Bento Gonçalves – 13 de junho, dia alusivo ao padroeiro do município, Santo Antônio – não vai passar em branco por causa das restrições impostas pela pandemia da covid-19. Combinando criatividade, tecnologia e evangelização, a organização da 142ª Festa de Santo Antônio anuncia uma programação alternativa para que os devotos possam expressar sua fé com segurança.


A programação em homenagem à Santo Antônio inicia com a Alvorada Festiva, às 06h, promovendo o repicar dos sinos em todas as igrejas das comunidades. A agenda de celebrações terá duas missas neste dia: a primeira, às 08h30min e a segunda às 18h (Missa presidida por Dom José Gislon, Bispo Diocesano de Caxias do Sul, com apresentação dos casais festeiros de 2021). Ambas ocorrem no Santuário – onde não é permitido receber fiéis presencialmente – mas todos poderão estar conectados em comunhão espiritual, acompanhando a transmissão online pelas redes sociais da Paróquia (pelo endereço facebook.com/paroquiasantoantoniobg) e rádios.


O almoço festivo do salão paroquial, neste ano, será substituído pelo almoço nas casas. Às 12h, Dom José Gislon estenderá sua bênção sobre todas as famílias – especialmente aos doentes, aos pães e à sua refeição. A ação também será transmitia pelas plataformas online convidando os devotos a participarem desse momento em suas casas, com o alimento que partilharão em seguida – mantendo viva uma das mais fortes tradições ligadas ao padroeiro.


“O momento que estamos vivendo é muito desafiador e exige de todos nós um grande esforço de reinvenção. Estamos trabalhando para que a 142ª Festa de Santo Antônio ofereça aos devotos uma programação significativa, com oportunidades para o exercício da fé e da solidariedade, cumprindo o propósito explicitado por seu lema ‘Com Santo Antônio: Ide e Anunciai’, de levar a palavra do Evangelho e as lições de nosso padroeiro a todos. Mesmo com circunstâncias nos obrigando a buscar alternativas fora do tradicional, com a participação e envolvimento da comunidade faremos uma bela festa”, comenta o coordenador do comitê de festeiros, César Anderle.


Procissões motorizadas são novidades em Corpus Christi e na 142ª Festa de Santo Antônio

Com as aglomerações de pessoas proibidas em função do risco de contágio pelo novo coronavírus, as tradicionais procissões de Corpus Christi e da imagem de Santo Antônio pelas ruas centrais ocorrerão de forma diferente neste ano: estão programadas duas procissões motorizadas nos dias 11 e 13 de junho, às 10h e às 14h – em cada um desses horários, três cortejos diferentes percorrerão roteiros alinhados para contemplar os principais pontos de Bento Gonçalves (veja tabela abaixo). A comunidade é convidada a participar, acompanhando as carreatas ou saudando a comitiva na passagem pelas ruas.


“Convidamos as pessoas a prepararem suas casas para o Corpus Christi, dia 11 de junho, colocando ícones religiosos como imagens do Sagrado Coração de Jesus, da Santa Ceia, pequenos capiteis, tapetes, entre outros, nos ambientes externos, para honrarem publicamente o Corpo de Cristo que passará pelas ruas. Neste ano, não teremos os tradicionais tapetes, mas, sim, essa decoração nas janelas e sacadas das residências, saudando a passagem do cortejo em todas comunidades da Paróquia”, reforça o Pároco.


Para o dia festivo de Santo Antônio, 13 de junho, a organização convidará os devotos a decorarem as janelas, sacadas e portas de suas residências com símbolos do Padroeiro, para que sejam abençoados durante a procissão e se tornem símbolos da união e da celebração da comunidade cristã.


“'Pão e Santo Antônio nas Casas’ motivam as festividades de Corpus Christi e do Padroeiro da Capital do Vinho. Levando a uma verdadeira renovação espiritual e bênçãos aos lares dos bentogonçalvenses”, reitera o pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Ricardo Fontana.



Procissões Motorizadas com o Corpo de Cristo (dia 11 de junho) e com a imagem de Santo Antônio (dia 13 de junho)


Roteiro das 10h:

Trajeto 01: Santa Maria Goretti; Sagrado Coração de Jesus | Paim; N. Sra. Medianeira; Santa Paulina | Vista Alegre; N. Sra. Aparecida | Conceição; São Paulo Apóstolo | Tancredo; Juventude.


Trajeto 02: Centro; Humaitá; Santa Lúcia | Progresso; N. Sra. do Rosário | Progresso II; São Francisco de Assis | São Francisco.


Trajeto 03: Paróquia Cristo Rei (somente no dia 13); São José Operário | Fenavinho; N. Sra. das Graças | Eucaliptos; N. Sra. do Carmo | Borgo; Divino Espírito Santo | Buratti.


Roteiro das 14h:

Trajeto 01: Paróquias São Roque e N. Sra. do Rosário | Faria Lemos (somente no dia 13); N. Sra. da Saúde | Vinhedos; Santíssima Trindade | Zemith.


Trajeto 02: Santa Catarina | Licorsul; Imaculado Coração de Maria | Panazzolo; N. Sra. de Fátima | Cohab; São Cristóvão | Vila Nova I; N. Sra. de Caravaggio | Vila Nova II.


Trajeto 03: São Pedro | Salgado; N. Sra. de Lourdes | Gruta do Salgado; Imaculada Conceição | Barracão; Santo Antoninho; São Miguel; Jesus Bom Pastor | Cruzeiro.


Posteriormente haverá detalhamento de quais ruas serão percorridas em cada trajeto.


Trezena virtual reforça devoção antoniana

As plataformas virtuais também serão o canal para quem deseja acompanhar outra tradicional atividade na programação religiosa da Festa de Santo Antônio – a Trezena. As celebrações ocorrem de 31 de maio a 12 de junho, sempre às 18h, com transmissão ao vivo do Santuário Santo Antônio. Para as missas, os devotos são convidados a acompanhar o Evangelho do Dia através da Palavra Antoniana, que pode ser acessada pelo site da Paróquia Santo Antônio (CLIQUE AQUI) e prepararem seus altares dentro de casa – com imagens de Santo Antônio, a Bíblia e outros símbolos que recordam o Pão da vida.

169 visualizações0 comentário
bottom of page