Comunidade Santa Maria Goretti celebra a 69ª festa da padroeira

Em 2022, o lema dos festejos é "Celebrar a vida, dom de Deus!"; programação inicia nesta quinta-feira, 30 de junho, e segue até o dia 06 de julho

Com o lema: "Celebrar a vida, dom de Deus!", a Comunidade Santa Maria Goretti, do bairro Maria Goretti, irá celebrar a 69ª festa em honra à Padroeira, na cidade de Bento Gonçalves. A programação tem início nesta quinta-feira, 30 de junho, às 19h30min, primeiro dia do tríduo, com récita do Terço, na igreja Santa Maria Goretti. A temática da noite será: "Comtemplar a graça do perdão".

O segundo dia do tríduo, sexta-feira, 1º de julho, terá a celebração da Palavra de Deus, também na igreja Santa Maria Goretti, às 19h30min, com o tema: "Experimentar a beleza da paz". Já o sábado, 02 de julho, terá a celebração da Missa às 17h, refletindo a temática: "Sentir a fortaleza da fé".

No domingo, 03 de julho, quando a Igreja no Brasil faz memória de São Pedro e São Paulo, a Comunidade terá seu dia festivo. Às 10h30min será celebrada a Missa solene, com o tema: "Celebrar a vida, dom de Deus!". Logo após, no salão comunitário será servido o almoço de confraternização, cujo cardápio será: sopa de capeletti, lesso, maionese, saladas, galeto, churrasco, leitão, pão, vinho, refrigerante Fruki, água e sobremesa. Restam poucos ingressos, ao valor de R$ 65,00.

Na quarta-feira, dia 06, quando a Igreja faz memória litúrgica do martírio de Santa Maria Goretti, haverá atividades envolvendo a catequese e Missa às 19h30min, na igreja da Comunidade.

Os festeiros da 69ª edição da festa em honra a Santa Maria Goretti são: Alexandre e Gláucia Benvegnú Poletto; Antônio e Marcia Inês Kazmirczak Walczak; Lucindo e Elda Maria Borille Falcade e Romildo e Jandira dos Santos de Oliveira. Os apoiadores são Restaurante Portuguesa Goretti e Bento Cópias.

Mais informações e ingressos podem ser obtidos pelo fone: (54) 3452-1634, na Secretaria da Paróquia Santo Antônio.

Sobre a Comunidade Santa Maria Goretti

A Comunidade Santa Maria Goretti é uma das 26 que compõem a Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves. No primeiro e no terceiro sábados de cada mês, às 17h, é celebrada a Missa e nos demais sábados, no mesmo horário, acontece a Celebração da Palavra de Deus.

Quem foi Santa Maria Goretti?

Nasceu em Corinaldo, centro da Itália, no ano de 1890. Era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus. Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alessandro. Aconteceu que este jovem, por várias vezes, tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: “Não, não, Deus não quer; é pecado!”

Maria Goretti, em 06 de julho de 1902, estava em casa e em oração, por isso quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não. A resposta de Alessandro foram 14 facadas, enquanto da parte de Goretti, percebemos a santidade na confidência à sua mãe: “Sim, o perdoo… Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa… Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna”.

O martírio desta adolescente, de apenas 12 anos, foi a causa da conversão do jovem assassino, que, depois de sair da cadeia, esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, e ao lado da mãe dela, que o perdoou também.

Sua beatificação foi celebrada no dia 27 de abril de 1947, por Papa Pio Xll. E em 24 de junho de 1950, o mesmo celebrou a canonização da santa. Santa Maria Goretti é tida como a santa da castidade, da juventude, das vítimas de estupro, da pureza de coração e do perdão.