Casa Pão dos Pobres da Paróquia Santo Antônio distribuiu 64 toneladas de alimentos em 2020

Foram preparadas e entregues 4.481 cestas básicas; além disso, houve a confecção de mais de 96 mil fraldas, que atendem às 200 pessoas cadastradas neste projeto

A Casa Pão dos Pobres, da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, distribuiu o equivalente a 64 toneladas de alimentos ao longo do ano de 2020. Foram preparadas e entregues 4.481 cestas básicas às famílias carentes que são acompanhadas pelos voluntários deste serviço de caridade, junto das Irmãs Pastorinhas. O número representa um aumento de 370% em comparação a 2019, quando o auxílio foi de 17 mil quilos.

Tal situação remete à pandemia da Covid-19, que fez muitos bentogonçalvenses perderem o emprego e consequentemente, fez aumentar de forma significativa o número de pedidos de ajuda à Paróquia, a cada semana. Durante a 142ª Festa de Santo Antônio também foi realizada a campanha “Alimente a Vida”, que preencheu os bancos do Santuário Santo Antônio com 23 toneladas de alimentos.

O número expressivo também se revela na confecção das fraldas. A cada mês, são produzidas 8 mil unidades, num total de 96 mil fraldas por ano. A equipe de 20 voluntários realiza este trabalho nas terças, quartas e quintas-feiras à tarde. O setor conta com um cadastro de distribuição de 200 pessoas, sendo que cada beneficiário recebe 40 fraldas mensalmente e colabora com o valor de R$ 10,00.

O pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ricardo Fontana, expressa alegria em contar com a solidariedade do povo do município. “Bento Gonçalves é uma cidade tão solidária e nós queremos agradecer por todo esse suporte, essa ajuda. A demanda aumentou consideravelmente por conta da pandemia, mas nunca faltou comida. Santo Antônio é nosso intercessor junto de Deus que sempre enviou pessoas generosas para colaborar com quem mais precisa. Gratidão pelas doações, gratidão aos voluntários e também às Irmãs Pastorinhas. É mais um sinal de que Deus está conosco e juntos podemos ajudar a reconstruir a esperança de quem a perdeu”, salienta.

A Casa Pão dos Pobres terá recesso de atendimento ao público no mês de janeiro. A entrega das cestas básicas retorna na sexta-feira, 05 de fevereiro. Durante este período, a comunidade pode continuar fazendo sua doação, diretamente na Casa, localizada nos fundos do Santuário Santo Antônio ou na recepção do Edifício Santo Antônio.