Bazar Santo Antônio disponibiliza agasalhos e cobertores às pessoas em vulnerabilidade de Bento

Serviço de caridade da Paróquia Santo Antônio reverte valores em doações para a Casa Pão dos Pobres e outras entidades do município

O Bazar Santo Antônio é um serviço de caridade da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves que disponibiliza agasalhos, cobertores e demais utensílios de cama, mesa e banho para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Neste espaço, localizado junto ao estacionamento inferior da Paróquia, são oferecidas peças para doação, gratuitamente, e também vendidos artigos de vestuário a preços simbólicos, que são revertidos em alimentos para a Casa Pão dos Pobres e outras entidades do município.

Este serviço da Paróquia recebe pessoas de toda a cidade, que buscam ajuda, sobretudo neste tempo de pandemia e no inverno. De acordo com a coordenadora do Bazar, Ângela Salton, é grande a procura por doações de roupas e cobertores. “Nós nos sensibilizamos muito com as famílias, muitos são migrantes, que nos procuram e pedimos sempre o bom senso, porque tem muita gente para ser atendida e não podemos nos negar em ajudar. E isso nos recorda Jesus, que dizia que todas as vezes que vestirmos algum dos nossos irmãos ou mesmo lhe dermos alimento e cuidarmos dele, é ao próprio Cristo que fazemos”, salienta.

Ao longo do primeiro semestre de 2020, o Bazar Santo Antônio já reverteu mais de R$ 10 mil em doações para a Casa Pão dos Pobres e a Pastoral das Fraldas da Paróquia, bem como para as casas de permanência de idosos, a Associação São Vicente de Paulo (Vicentinos) da Paróquia São Roque, entidades de proteção animal e também famílias que precisam de alimentação especial para as crianças. Periodicamente, também são realizadas campanhas em prol dos recicladores de Bento Gonçalves.

Conforme o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ricardo Fontana, os serviços de caridade são reflexo da fé celebrada ao redor do altar e da generosidade do povo. “Santo Antônio já nos dizia que é viva a Palavra quando as obras falam e, centrados na Palavra e na Eucaristia, podemos dar sempre um pouco de nós para quem mais precisa. Nossa gratidão à comunidade de Bento Gonçalves, que sempre que pedimos faz as doações e também aos voluntários que ajudam a concretizar essas belas obras de solidariedade”, pontua.

A comunidade também é convidada a fazer doação de agasalhos e cobertores, bem como utensílios de cama, mesa e banho, em bom estado de uso. A equipe do Bazar também faz o deslocamento para buscar os donativos quando necessário. Para isso, basta fazer contato com a Secretaria Paroquial, pelo fone (54) 3452-1634.

O Bazar Santo Antônio funciona nas segundas e quartas-feiras, no período da tarde, a partir das 13h30min. São seguidos os protocolos de higienização e distanciamento tanto no acesso quanto dentro do espaço.