• Paróquia Santo Antônio

43ª Encenação da Paixão de Cristo promete emocionar os fiéis, no Morro da Cruz do Salgado

Após dois anos, tradicional procissão e dramatização da paixão e morte de Jesus será retomada, com os jovens e adultos da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves



Foto: João Paulo Kolassa | Rádio Difusora

A tradicional encenação da Paixão de Cristo promete emocionar os fiéis, no Morro da Cruz do Salgado, em Bento. Após dois anos, a iniciativa protagonizada por mais de 50 jovens e adultos da Paróquia Santo Antônio e da Comunidade São Pedro, chega à 43ª edição e será realizada na Sexta-feira da Paixão, 15 de abril. A caminhada terá início às 18h, em frente à igreja São Pedro, do Salgado, até o Morro da Cruz, onde acontece a encenação da paixão e morte de Jesus.


História do Morro da Cruz do Salgado Sua história remonta à Imigração Italiana, quando da chegada das primeiras famílias à região da antiga Cruzinha, que depois se tornou a colônia Dona Isabel e hoje é a cidade de Bento Gonçalves. A Cruz do Morro do Salgado é um dos mais antigos marcos históricos, porque no ano de 1899 foi cravada a primeira cruz, em madeira, de aproximadamente quatro metros de altura, ao lado de um ponto que o agrimensor Pedro Salgado identificou como sendo o mais alto do município de Bento Gonçalves. Em 1948, a cruz de madeira foi substituída por uma de concreto, abençoada pelo padre Ângelo Mugnol. Instituída em 1976, pelo padre Oscar Bertholdo, a romaria à Cruz do Salgado foi oficializada pela Paróquia Santo Antônio em 2004 e tem o objetivo de proporcionar um momento de oração e reflexão aos fiéis de Bento Gonçalves e da região.


Confira a programação completa do Tríduo Pascal na Paróquia Santo Antônio


Quinta-feira Santa, dia 14.04 – INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL: - 19h > Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés e, em seguida, Vigília Eucarística no Santuário Santo Antônio. - 19h30min > Missas da Ceia do Senhor com Lava-pés nas Comunidades Santa Catarina | Licorsul, Santa Lúcia | Progresso e Santa Maria Goretti. Sexta-feira Santa, dia 15.04 – PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO: - 07h > Reinício da Vigília Eucarística no Santuário Santo Antônio. - 09h > Via Sacra no Santuário Santo Antônio. - 15h > Liturgia da Paixão e Morte de nosso Senhor Jesus Cristo, no Santuário Santo Antônio. - 16h > Procissão do Encontro entre o Cristo Morto e N. Sra. das Dores pelas ruas centrais. - 18h > Concentração em frente à Igreja São Pedro | Salgado, para procissão até o Morro da Cruz, com início da Encenação da Paixão e Morte de nosso Senhor Jesus Cristo. Sábado de Aleluia, dia 16.04 – VIGÍLIA PASCAL: - 18h > Missas da Vigília Pascal no Santuário Santo Antônio e nas Comunidades Santa Catarina | Licorsul, Santa Lúcia | Progresso e Santa Maria Goretti. Domingo de Páscoa, dia 17.04 – RESSURREIÇÃO DO SENHOR: - Missas no Santuário Santo Antônio: 07h, 08h30min, 10h e 18h. - 09h > Missa na Comunidade São Pedro | Salgado. - 10h > Missa na Comunidade São José Operário | Fenavinho.

41 visualizações0 comentário