top of page
  • Foto do escritorParóquia Santo Antônio

146ª Festa de Santo Antônio, de Bento, irá abordar os gestos de gentileza e fraternidade

Cartaz e campanha de comunicação dos festejos mais antigos da Imigração Italiana foram apresentados durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 19 de fevereiro



A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, divulgou na noite desta segunda-feira, 19 de fevereiro, a campanha de comunicação da 146ª Festa em honra ao Padroeiro do município. A atividade aconteceu no Edifício Santo Antônio e reuniu a equipe de festeiros e festeiros jovens e a Equipe Paroquial, com os profissionais da imprensa local e também de outras cidades da região.


A 146ª Festa de Santo Antônio traz como lema: “Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade”. A inspiração surgiu a partir da temática da Campanha da Fraternidade 2024, que está impulsionando toda a Igreja Católica no Brasil a refletir sobre o tema “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema bíblico “Vós sois todos irmãos e irmãs”, baseado no Evangelho segundo Mateus, capítulo 23, versículo 8. O ponto alto da Campanha da Fraternidade é ao longo da Quaresma, que iniciamos em 14 de fevereiro.


Para o pároco, padre Volmir Comparin, os festejos de Santo Antônio além de serem uma marca tradicional do município, são oportunidade para ajudar as pessoas num processo de mudança. “A nossa Festa não se resume somente em comida e bebida, mas é sinal do Reino de Deus. Queremos que cada encontro nos ajude a reconhecer os valores das pessoas. Nós queremos que em cada dia da Festa, seguindo o testemunho de Santo Antônio, nós possamos ver a paz. Com Santo Antônio queremos nos tornar fraternos aqui. Queremos a paz e a paz vem com o amor”, salienta.


Com a apresentação dos casais festeiros e dos festeiros jovens, teve início a mostra do conceito que embasou a construção do cartaz desta que é a festa mais antiga da Imigração Italiana. São duas das palavras-chave que são evidenciadas no cartaz da 146ª Festa de Santo Antônio: “coração” e “fraternidade”.





A obra artística desenvolvida pela agência Orgã, de Bento Gonçalves, é composto por vários elementos que trazem à frente o contexto da construção de uma realidade social e eclesial onde se viva a fraternidade no respeito, na tolerância, na construção da paz, na inclusão e também no jeito de ser Igreja, sendo assim um processo de amadurecimento na fé dos católicos.


Em primeiro plano, a imagem de Santo Antônio que está no altar-mor do Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves. A cor escolhida foi o marsala, porque evidencia a força que a fraternidade deve ter na vida dos cristãos. Do peito da estátua de Santo Antônio sai uma luz que dá cor a todo o contexto. Ao fundo, diversos corações onde estão representados gestos fraternos: a gentileza e cuidado com os idosos, a inclusão, a família, a amizade social e também a vida eclesial.


Atrás da imagem do Padroeiro, os tradicionais lírios de Santo Antônio o destacam do fundo. Do lado esquerdo de quem olha a imagem de Santo Antônio, aparece o lema dos festejos: “Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade”. E, no topo do cartaz está o lettering da 146ª Festa de Santo Antônio, o dia 13 de junho de 2024 e a cidade de Bento Gonçalves.


Também foram apresentados os demais materiais de divulgação da Festa, como o santinho e a Ação entre Amigos. A programação religiosa terá início no dia 11 de março, com  a segunda edição da procissão luminosa que irá reunir, a partir das 19h30min, estudantes e famílias das escolas católicas, além dos catequizandos da Paróquia, com saída da Praça Centenário e chegada com bênção no Santuário Santo Antônio, às 20h. Na procissão luminosa também será feita a abertura da Pré- Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ).


O tradicional calendário de visitas da imagem de Santo Antônio e da comissão de festeiros da 146ª Festa inicia no dia 1º de abril com os colégios católicos de Bento Gonçalves e segue até 09 de junho, quando o Padroeiro irá até a Penitenciária Estadual. Além das comunidades atendidas pela Paróquia, também serão contempladas as demais paróquias de Bento, o Santuário de Caravaggio e o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira, bem como entidades da cidade, como prefeitura, a APAE e o Hospital Tacchini.


Para o dia 26 de maio, domingo, às 15h, está programada a Missa com bênção da saúde. A Trezena, por sua vez, será celebrada de 31 de maio a 12 de junho, sempre às 18h, no Santuário Santo Antônio, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio, rádios e canais de televisão parceiros. Durante as Missas da Trezena e do Dia Festivo a temática irá recordar Santo Antônio enquanto amigo dos pobres, das crianças e de todos os que vivem a fraternidade, com a participação das comunidades da paróquia e também dos serviços e pastorais.


Na tradicional data de 13 de junho, feriado municipal e dia de Santo Antônio, que neste ano de 2024 será uma quinta-feira. A programação votiva começa às 06h, com a alvorada festiva e toque dos sinos, e segue durante todo o dia, tendo a Missa campal, às 15h, seguida da procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas centrais como um dos destaques. Já a programação social tem o almoço festivo. Serão celebradas Missas às 07h, 08h30min, 10h, 15h (campal) e 18h, sendo essa última em ação de graças pelos festejos e com a apresentação dos casais festeiros da 147ª Festa de Santo Antônio, em 2025. Durante todo o dia, haverá bênçãos individuais e confissões junto ao largo do Santuário e no Recanto Santo Antônio.


Para a coordenadora da equipe de festeiros, Ana Maria Coser Mazutti, o desejo é que os festejos ajudem o povo de Bento Gonçalves a se aproximar da Igreja e das comunidades de fé. “O próprio lema expressa o que queremos: que brote a fraternidade. Que as pessoas tenham a oportunidade de se conhecerem, umas com as outras. Que esta Festa seja de muita paz e tranquilidade para todos. Essa Festa é um momento em que muitas pessoas se unem para rezar e, certamente, Santo Antônio olha por nossa cidade e intercede por Bento Gonçalves”, pontua.




 


Programação social O jantar de lançamento da 146ª Festa de Santo Antônio e entrega do Troféu ‘Tonito’ aos festeiros de 2023 e a homenagem aos festeiros de 1974 e 1999, será em 15 de março. Para o dia 14 de abril, um domingo à tarde, está programado o tradicional Chá das Zeladoras e na sexta-feira, 10 de maio, acontece o bingo de Santo Antônio.


Em 24 de maio, também uma sexta-feira, a partir das 20h, acontece o tradicional Jantar do Codeguim. Já o dia festivo, a terça-feira, 13 de junho, será marcado pelo Almoço Festivo de Santo Antônio, no Salão Paroquial. Também está programado um jantar para o sábado, 31 de agosto, onde haverá, de forma oficial, a passagem de bastão para os festeiros de 2025.



Ação entre Amigos de Santo Antônio


Há vários anos, a Paróquia realiza a Ação entre Amigos, com o objetivo de arrecadar fundos para investir em atividades pastorais e também na construção de novas igrejas, nas comunidades. Neste ano, como nas últimas edições, serão vendidas cartelas com dois números ao valor de R$ 10,00, concorrendo aos seguintes prêmios:

1º Prêmio: Fiat Argo 1.0 | 0Km | Ano/modelo 2023/2024

2º Prêmio: Honda Biz | 0Km | Ano 2024

3º Prêmio: Persiana, tapete, cortina de linho e rolo de papel de parede

4º Prêmio: Cozinha completa, com oito módulos

5º Prêmio: Colchão com magnetoterapia e infravermelho-longo

 


Novidades da 146ª Festa de Santo Antônio

A Festa de Santo Antônio é um evento cultural, social e religioso, mas sobretudo é a experiência de anunciar a Palavra de Deus com o exemplo de Santo Antônio. As equipes estão trabalhando na organização de um Dia Votivo especial, que permita à comunidade experimentar um dia de espiritualidade, garantindo as condições de infraestrutura necessárias para que todos sejam acolhidos com conforto, comodidade e segurança, durante todas as etapas da programação.


Toda a preparação da 146ª Festa de Santo Antônio visa aproximar a comunidade bentogonçalvense da espiritualidade antoniana, que conduz a Jesus Cristo, por meio de palavras e ações. A equipe de comunicação está produzindo um vídeo oficial para os festejos, para ser veiculado nas redes sociais e também ser reproduzido nas visitas e demais ações da festa.


Neste ano, o Santuário Santo Antônio comemora 90 anos de elevação de Igreja Matriz a Santuário Diocesano. Por isso, em sinal de cuidado e zelo, após a festa, a imagem do Padroeiro que está no altar-mor do Santuário será enviada para restauro.


Serão realizadas atividades lúdicas com os estudantes das escolas de inspiração católica presentes em Bento: Colégios Sagrado, Aparecida e Medianeira. As três instituições serão as primeiras a receberem a visita da imagem do Padroeiro, que irá visitá-las nos dias 1º, 02 e 03 de abril. Os alunos receberão fitinhas para poderem escrever seus pedidos ou ação de graças e, depois, amarrá-las num coração de metal que vai acompanhar todas as visitas, formando uma grande rede de fraternidade.


Uma das novidades da preparação para os festejos de Santo Antônio de 2024 é que os catequizandos da Eucaristia I (primeira etapa) do Centro e demais comunidades da Paróquia irão receber cartões postais com imagens dos milagres por intercessão de Santo Antônio, para poderem aprender mais sobre os acontecimentos e pintarem os desenhos, além de deixarem uma mensagem ou oração. Esses cartões serão entregues aos fiéis, nas comunidades e Missas da Trezena, com o objetivo de atualizar os milagres e a vida de Santo Antônio e colaborar com a transmissão da fé.


Por fim, estará disponível o material impresso da 146ª edição dos festejos, com toda a programação social, religiosa e de visitas, além de orações e trechos dos Sermões de Santo Antônio, a grande Obra que o próprio frade deixou, que reúne suas pregações a partir da liturgia de cada domingo.

 


Procissão Luminosa terá a abertura da Jornada Diocesana da Juventude


Na sequência, após a apresentação da estrutura e identidade visual da 146ª Festa de Santo Antônio, aconteceu a explanação da programação da procissão luminosa dos festejos de 2024. O assessor diocesano do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon, falou sobre a unidade de duas atividades que querem unir a comunidade católica e, sobretudo, os adolescentes e jovens.


No dia 11 de março, segunda-feira, a partir das 19h30min, acontece o primeiro evento oficial externo dos festejos, que é a procissão luminosa, para envolver as crianças das escolas católicas e da Catequese, além de suas famílias. No evento do ano passado, foram aproximadamente 1 mil pessoas.


Neste ano de 2024, além de envolver os estudantes dos colégios e os catequizandos de toda a Paróquia, o evento será um pouco diferente: em 31 de agosto, no distrito de Faria Lemos, acontece a 8ª Jornada Diocesana da Juventude (por aqui chamada de JTchêJ), que é itinerante e já passou por Caxias do Sul, São Marcos, Garibaldi e, em 2023, foi realizada no Santuário de Caravaggio.


Para que a Jornada não se torne apenas um evento, a organização da juventude da Diocese de Caxias do Sul propõe a realização de uma “pré-Jornada” na cidade que vai acolher o encontro. E, entre os jovens, os festeiros e os padres, ficou definido fazer a abertura durante a procissão luminosa. Portanto, há expectativa superarmos o número de participantes de 2023.


A Jornada Diocesana tem três símbolos: uma cruz de madeira de 2,5m de altura, um quadro de Nossa Senhora e uma pequena capelinha do Beato Carlo Acutis (tido pelo Papa Francisco como padroeiro dos que atuam com a internet). Os símbolos estarão expostos sobre um palco, junto ao calçadão da Prefeitura. À noite, durante o evento, quando a procissão chegar em frente à Prefeitura será feita a abertura da pré-Jornada e, a partir daí, os símbolos seguem a procissão até o Santuário Santo Antônio. Na igreja serão realizadas algumas orações e a bênção dos pãezinhos de Santo Antônio, que serão distribuídos aos participantes.


A Procissão Luminosa também será solidária, porque tanto na concentração junto à Praça Centenário, quanto no estacionamento do Santuário Santo Antônio, será possível doar alimentos não perecíveis. Eles serão destinados à Casa Pão dos Pobres da Paróquia Santo Antônio, que atende a mais de 400 famílias por mês.


Conforme salienta o padre Gustavo Predebon, a ideia de unir os festejos de Santo Antônio e a abertura da Jornada Diocesana da Juventude tem um único objetivo: despertar os jovens. “Inspirados na fé e na vida de Santo Antônio, queremos transmitir para outros jovens que é possível ser jovem, ter fé e viver uma relação muito profunda com Deus”.

 


Paróquia Santo Antônio irá receber relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus


A última pauta da coletiva de imprensa foi a apresentação da programação da visita das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus à Diocese de Caxias do Sul e, sobretudo à Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves. O pároco, padre Volmir Comparin explicou a motivação dessa peregrinação e explanou sobre horários e momentos de espiritualidade.


Em 2023, foram celebrados os 150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma religiosa carmelita francesa que morreu aos 24 anos e se tornou Doutora da Igreja (título que Santo Antônio também tem) e padroeira das Missões, sem nunca ter saído do Carmelo, mas por ter oferecido sua doença e seus sofrimentos em oração pela evangelização em todo o mundo.


Desde o ano passado, estão percorrendo o Brasil as relíquias de Santa Teresinha, visitando cidades e locais onde estão os frades carmelitas e as irmãs carmelitas. Em Caxias do Sul, o Carmelo do Menino Jesus existe há mais de 70 anos e, portanto, as relíquias visitarão nossa região nos dias 17, 18 e 19 de março, sendo o Santuário Santo Antônio contemplado com essa passagem histórica. Os festeiros abraçaram este como um evento dos festejos de 2024.


A urna em que estão armazenados os ossos de um fêmur e um pé de Santa Teresinha chegará a Bento Gonçalves em 18 de março no final da manhã. Ao meio-dia será celebrada uma Missa no Santuário Santo Antônio, outra às 18h e a Missa da juventude com a bênção das rosas às 20h. Nos intervalos, os frades carmelitas estarão no Santuário explicando sobre as relíquias e trabalhando a espiritualidade de Santa Teresinha. Haverá a récita do Terço em alguns horários e também a oração das “Completas”, isto é, a oração do final da noite às 21h30min e posterior fechamento do Santuário.


A despedida das relíquias será no dia 19 de março, no início da manhã. O Santuário reabre a partir das 04h e às 06h, encerra-se o momento da passagem histórica.

 


Equipe da 146ª Festa de Santo Antônio


Importante ressaltar que todo o trabalho de organização da 146ª Festa de Santo Antônio, bem como das demais atividades na programação social, é feito por festeiros e jovens voluntários, que optam por dedicar seu tempo e sua energia nessa causa comunitária. Cabe, também, fazer um agradecimento aos diversos patrocinadores e apoiadores que colaboram para viabilizar a realização da Festa e de toda a programação anual da Paróquia.

 

Bispo Diocesano de Caxias do Sul

Dom José Gislon, OFMcap

 

 Padres da Paróquia Santo Antônio

Volmir Comparin – párocoJoão Roberto MasieroVinicius Fedrizzi Caberlon

 

 Irmãs Pastorinhas da Paróquia Santo Antônio

Lídia VillaniMaria Lourdes MotterVerginia Fabbro

 

 Festeiros

Antonio Grando e Nadir Maria Dalprai GrandoGilberto José Martini e Patrícia Rosa MartiniIomar Paulo Mazutti e Ana Maria Coser MazuttiJosé Luiz Riboldi e Elizane Fatima Sfezer RiboldiMarcelo Orso e Giseli Vaz OrsoMartinho De Toni e Elsa Longo De Toni

 

 Festeiros Jovens

André Scussel e Fabíola CoserGustavo Giugno e Ania De Toni LongoNatan Borges e Bruna Tresoldi

 

Patrocinadores Máster: Super Apolo, Multimóveis, Gambatto Sul Veículos, Piva Comércio e Indústria, Sicredi Serrana, Todeschini, Calltec Telecom, Loja D’Art, Sonomais Colchões, Pró-Ação Engenharia, Tedesco Sistemas de Armazenagem e Cinex, Oral Unic, Suvalan e Ótica Dasla.

 

Patrocinadores Sênior: Anderle Transportes, Supermercados Andreazza, Arcari Empreendimentos, Metalúrgica De Toni, Comercial Gás Cainelli, Caitá Supermercados, CIC-BG, Cromo Gráfica e Editora, Colégio Marista Aparecida, Colégio Scalabriniano Medianeira, Colégio Sagrado Coração de Jesus, FVA Indústria de Válvulas Automotivas, Giordani Turismo, Gráfica Bento, New Color, Hospital Tacchini, Jato Corretora de Seguros, Real Assessoria, Transportes Rasador, Zegla Indústria de Máquinas, Supermercado Grepar, Borracharia Boch, Reypel Importadora de Máquinas e Molder Estruturas.

276 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page