Notícias

01/08/2025

Mensagem do padre Luciano Dalmolin abre o Mês Vocacional 2025 na Diocese de Caxias do Sul

Padre Luciano destaca que, a cada final de semana, os fiéis serão convidados a refletir e rezar por uma vocação específica, fortalecendo a vida espiritual nas famílias e comunidades

Com o tema “Peregrinos Porque Chamados”, o mês de agosto, Mês Vocacional deste ano convida os fieis a refletirem sobre a vida como uma peregrinação impulsionada pelo chamado de Deus. A proposta é despertar e fortalecer o compromisso vocacional, seja no ministério ordenado, na vida consagrada, no matrimônio ou no laicato engajado.

A identidade visual do Mês Vocacional 2025 — que traz um coração estilizado com cruz, âncora, caminho e chama — representa o amor de Deus, o seguimento de Jesus e a força do Espírito Santo, em sintonia com o Ano Santo Jubilar. Em uma mensagem em vídeo, o coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul, padre Luciano Dalmolin, anunciou o início das atividades e momentos de oração do Mês das Vocações. "Com alegria, estamos iniciando o mês de agosto, o Mês Vocacional 2025," declarou.

Padre Luciano destaca que, a cada final de semana, os fiéis serão convidados a refletir e rezar por uma vocação específica, fortalecendo a vida espiritual nas famílias e comunidades. A iniciativa busca valorizar e impulsionar todas as formas de chamado dentro da comunidade católica, promovendo uma cultura vocacional mais rica e presente.

 

O cronograma de orações e reflexões para o mês foi detalhado da seguinte forma:

  • Primeiro final de semana: Dedicado aos ministérios ordenados, com orações por diáconos, padres e bispos.

  • Segundo final de semana: O foco será a vocação matrimonial. Coincidindo com o Dia dos Pais, a ênfase será a importância de rezar pelas famílias, para que surjam "santas famílias em nossas comunidades".

  • Terceiro final de semana: As orações serão voltadas para a vida religiosa consagrada, pedindo que o Senhor "continue despertando novas vocações religiosas e consagradas".

  • Quarto final de semana: A reflexão se concentrará na vocação dos leigos, com um destaque especial para a missão dos catequistas, reconhecendo seu papel fundamental na evangelização.

Paróquia Santo Antônio - Bento Gonçalves

Outras Notícias